Revestimento

Saiba qual é o piso de madeira ideal para cada ambiente da sua casa

O piso de madeira dá mais conforto térmico, portanto saiba como escolher o revestimento ideal para deixar sua casa mais agradável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/06/2021 13:00 / atualizado em 15/06/2021 13:49


Pisos de madeira - Freepik Pisos de madeira

 
Os pisos de madeiras são queridinhos de muitas pessoas e não perdem seu lugar quando a proposta é um ambiente aconchegante e atemporal. Logo, por ser um tipo de revestimento muito popular, existe uma enorme variedade no mercado. Com isso, surgem as dúvidas sobre qual o melhor piso de madeira para cada ambiente. 
 
Então, pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a escolher o piso de madeira ideal para sua casa. 
 

Tipos de piso de madeira

 
Enfim, diante das opções no mercado, existem quatro principais tipos de piso de madeira.

Piso pronto de madeira


Também conhecido como piso de madeira maciça, este tipo de revestimento é instalado rapidamente. Isso porque não é preciso fazer muitos acabamentos, como a raspagem. Portanto, este tipo de piso recebe várias camadas de verniz e uma de óxido de alumínio para garantir durabilidade, brilho, resistência e proteção. 

Assoalho de madeira


Estes são bonitos, sofisticados e versáteis. Sendo assim, vêm em tábuas com larguras pré-definidas e tamanhos variados. São, portanto, fáceis de instalar, pois podem ser colocados diretamente no contrapiso. Entretanto, precisam de acabamento com verniz ou cera. Em compensação, esse piso proporciona conforto térmico e é altamente resistente e durável.
 
Pisos de madeira - Freepik Pisos de madeira
 

Tacos de madeira


Os tacos são o piso de madeira ideal para ambientes internos. Este piso é versátil por se apresentar em pequenas peças retangulares que podem reproduzir desenhos únicos depois de aplicados. Além disso, podem ser instalados diretamente no contrapiso com a ajuda de uma cola especial. Porém, com o passar do tempo e o desgaste natural, é possível lixar e envernizar novamente os tacos, trazendo cara nova ao revestimento.
 
Pisos de madeira - Freepik Pisos de madeira
 

Deck

 
Enquanto os tacos são os pisos de madeira ideais para áreas internas, o deck de madeira é perfeito para o ambiente externo. Desse modo, eles podem ser instalados em piscinas, jardins e áreas de lazer. 
 
Pisos de madeira - Freepik Pisos de madeira
 

Cuidados necessários com os pisos de madeira


De modo geral, os pisos precisam de cuidado e atenção para se manterem bonitos por mais tempo. Mas os pisos de madeira instalados em banheiros, cozinhas e na área externa exigem cuidados redobrados. Por isso, não é recomendado que os pisos de madeira sejam instalados nesses espaços. Isso porque esses pisos não podem ser lavados para não afetar sua qualidade e durabilidade. No entanto, para áreas externas, o deck está liberado. 
 
Então, na hora da limpeza, dê preferência para vassouras de cerdas macias e use panos levemente úmidos. 
 
Em síntese, dependendo do tipo escolhido e dos cuidados empregados, seu piso de madeira ideal pode durar até 30 anos, com as devidas manutenções. 

Piso de madeira ideal para cada ambiente


Cozinha

 
A cozinha precisa de um piso durável e resistente, pois é um ambiente movimentado e que suja facilmente. Gorduras são frequentes no ambiente, mas se você não abre mão dos pisos de madeira, pode optar por porcelanatos e cerâmicas que imitam o material. No mercado existem diversas opções bem fiéis à madeira, além disso, a limpeza e manutenção destes pisos é fácil e prática. 
 

Sala

 
Os tacos podem ser definidos como o piso de madeira ideal para sala, mas existem outras opções tão bonitas e aconchegantes quanto ele e com menor custo. Bons exemplos são os pisos laminados que imitam madeira e os pisos vinílicos. A primeira opção, portanto, apresenta ótimo custo benefício e proporciona conforto térmico ao cômodo, além de ter uma instalação rápida. Já o piso vinílico é confortável e aconchegante, mas precisa de cuidados em relação a objetos pontiagudos.
 

Quartos

 
Os assoalhos de madeira podem ser considerados o piso de madeira ideal para os quartos. Por passar a sensação de aconchego e conforto térmico, deixam o ambiente agradável, principalmente durante as estações mais frias do ano. Além disso, os laminados também são opções para o quarto, pois além de serem mais baratos em relação aos assoalhos, apresentam manutenção mais prática.
 

Banheiros

 
Assim como explicamos anteriormente, não é recomendável que pisos de madeira sejam instalados em ambientes úmidos. Portanto, eles não são indicados para os banheiros. Entretanto, o porcelanato amadeirado pode ser o piso ideal para o seu banheiro. Este piso é resistente, passa a mesma sensação de aconchego da madeira e não há restrições quanto à água. Mas vale lembrar que essa pode ser uma opção um pouco mais cara.
 

Área externa

 
Os pisos de madeira conferem um ar mais rústico para o espaço, sendo assim, ideais para espaços abertos. O deck é o melhor piso de madeira para áreas externas. Afinal, além da beleza, este piso se mostra resistente às ações do tempo. Mas é preciso ficar atento à manutenção e aos cuidados para mantê-lo sempre bonito e seguro. 
 
Como podemos perceber, pisos de madeira não faltam no mercado, e as opções agradam a todos os gostos e bolsos. Agora que você já sabe tudo sobre os pisos, já pode escolher o piso de madeira ideal para a sua casa.
 

Gostou do artigo?

 
Você já percebeu que o portal Lugar Certo tem tudo o que você precisa saber sobre casa e decoração, organização e faça você mesmo, não é? Então continue navegando nele. Se você possui pisos de madeira, que tal aprender como limpá-los com facilidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023