Organização e limpeza

Aprenda alguns truques para limpar diferentes tipos de pisos de madeira

Ao contrário do que muitos pensam, a cera nem sempre é ideal, podendo ser substituída por água e detergente em pequena quantidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/03/2021 13:37 / atualizado em 25/03/2021 14:13


Freepik
 
Os pisos de madeira são opções para trazer aconchego e sensação de conforto aos imóveis. Portanto, aplicar este tipo de piso deixa a casa mais elegante e bonita. Enfim, existem diversas opções disponíveis no mercado, bem como várias tabelas de preços. Portanto, uma boa pesquisa é o melhor caminho. Neste artigo, falaremos sobre os tipos de piso de madeira e como limpá-los.

Confira os tipos de piso e as formas de limpeza 


Piso laminado


São indicados para quem gosta do estilo dos pisos de madeira. Embora não seja considerado madeira por muitos, ele tem madeira em sua composição, sendo assim entra para a nossa lista.

Em síntese, o piso laminado é confortável, possui isolamento acústico e é considerado um piso quente. Entretanto, este material não deve ser utilizado em áreas molhadas da casa, pois a água pode danificá-lo.

Mas como limpar piso laminado de madeira? É muito simples. No dia a dia, use uma vassoura de cerdas macias e passo um pano seco após varrer. Contudo, se o piso estiver muito sujo, utilize um pano levemente umedecido. Para isso, portanto, misture 5 litros de água com uma tampinha de detergente e utilize a solução no chão. 
 
Freepik
 

No entanto, se o problema são manchas, como vinho, batom e gordura, uma solução caseira e simples pode ser feita. Utilize 3 litros de água, 30 ml de vinagre de álcool e 30 ml de detergente neutro. Depois de pronta a mistura, basta umedecer o pano nesta solução e passar sobre as manchas.

Taco de madeira


Era comum em casas e apartamentos antigos, porém nos últimos anos, esse tipo de piso voltou com tudo. O chão deve estar totalmente nivelado para que a instalação deste piso seja feita. Uma vantagem do piso de taco de madeira é que ele pode ser lixado e envernizado diversas vezes, renovando sua aparência.

A dúvida é: como limpar piso de taco? Para limpá-lo, use vassoura de cerdas macias e pano seco para tirar a poeira. Para a limpeza de piso de taco de madeira de rotina, utilize uma mistura de 5 litros de água e uma tampinha de detergente neutro. Passe o pano apenas umedecido nesta mistura, após limpar, finalize com pano seco.
 
Pixabay
 

Mas para uma limpeza mais caprichada, opte por produtos indicados para este tipo de piso, como cera, por exemplo. Enfim, na hora da aplicação, utilize um pano limpo envolvido em um rodo e a quantidade de produto especificada na embalagem. 

Entretanto, se houver algum incidente com bebidas derramadas no chão, seque de imediato, passe um pano úmido e finalize com pano seco e limpo.

Parquet de madeira


Por diversas vezes é confundido com o piso de taco por conta da semelhança no tamanho das peças. Porém, o piso de parquet de madeira forma desenhos geométricos muito bonitos, entretanto dá trabalho para ser colocado.

Finalmente, para limpar este tipo de piso você deve utilizar um balde com água morna, colocar um pouco de vinagre comum e utilizar um pano limpo para umedecer nessa mistura. Nada de deixar o pano muito molhado, pois água e madeira não combinam. 
 
Freepik
 

Outra dica importante é: para evitar o ressecamento da madeira, a cada 2 ou 3 meses espalhe uma camada fina de azeite de oliva com um pano limpo, já que assim os pisos ficarão mais brilhantes. 

Assoalho de madeira


É um dos pisos de madeira mais caros devido ao beneficiamento. Em compensação, ele é bastante durável, sendo que o ponto negativo é riscar com facilidade.

Enfim, como limpar piso de assoalho? Ao contrário do que possa parecer, cera e produtos com silicone não são indicados para limpeza ou para dar brilho neste piso. Portanto, evite também produtos abrasivos como o querosene.
 
Pixabay
 

O ideal para realizar a limpeza do assoalho de madeira é apenas água morna e detergente neutro ou vinagre, se desejar. Após passar o pano umedecido com essa mistura, utilize um pano de microfibra seco para dar acabamento. Contudo, em casos de pisos mais antigos, o ideal é lixar e passar verniz novamente.

Deck de madeira


Muito utilizado em áreas externas, o piso de deck de madeira também tem um custo elevado. Porém, o custo-benefício é grande, visto que a durabilidade deste piso chega a 10 anos.

Mesmo quando exposto ao sol, ele não tem grandes variações de temperatura e, graças à manutenção, torna-se antiderrapante. 

Para limpá-lo é fácil: após utilizar uma vassoura para remover as sujeiras maiores, limpe o deck com água e detergente. 
 
Freepik
 

Complementando, as lavadoras de pressão podem ser aliadas para tirar sujeiras que ficam entre as frestas do piso de madeira. Em casos de desgaste, ou a cada 3 anos, o ideal é aplicar verniz novamente. 

Em suma, os pisos de madeira são belíssimos e combinam com quase todos os ambientes e decoração. Aproveite essas dicas e deixe seu piso como novo. 

No entanto, se você não tem pisos de madeira em casa e quer saber como limpar os porcelanatos, leia também as nossas dicas de 
como deixar o porcelanato sempre brilhando.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023