Economia

Confira 9 dicas para economizar com produtos de limpeza no dia a dia

Economizar com produtos de limpeza faz bem para o bolso e para o meio ambiente; além disso você pode usar receitas caseiras eficientes contra a sujeira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/11/2021 13:00


Freepik

 
Ter uma casa limpa e cheirosa é o desejo de muita gente. Mas gastar com insumos nem sempre é o ideal. Por isso, acompanhe as dicas e inspirações de como economizar com produtos de limpeza. 

Antes de começar, lembre-se que economizar é a regra número um do consumo inteligente. Pode parecer pouco, mas somando as economias no final do mês e do ano você perceberá a diferença diante da inflação. Além disso, as embalagens de produtos de limpeza são de plástico. Sendo assim, quanto mais você consome, mais resíduos gera na natureza. 
 

9 dicas para você ter mais economia com produtos de limpeza 

 

1. Faça uma lista antes de sair às compras 

Quando estamos na seção de limpeza do supermercado, ficamos tentados a levar as novidades para casa. Mas a dica é checar antes de sair de casa quais produtos estão faltando. Portanto, se você precisa apenas de detergente e sabão em pó, volte para casa somente com eles. 

2. Opte pelos borrifadores 

Você pode comprar um borrifador de plástico e começar a usá-lo como o seu aliado na limpeza do dia a dia ou na faxina. Isso porque é possível diluir o produto na água e aplicar a quantidade certa do produto. Afinal, quando aplicamos diretamente sobre o móvel, corremos o risco de desperdiçar. 

3. Escolha o pano de limpeza certo 

O pano de limpeza ideal é feito de microfibra, porém você também pode escolher o de puro algodão. Outros tipos de tecido podem não absorver corretamente o produto de limpeza e ainda riscar ou manchar o móvel ou revestimento. Nesse sentido, a dica é comprar panos de diferentes cores, que podem ser usados com uma finalidade específica. 

4. Dilua o produto na quantidade certa 

Uma dica precisa de como economizar com produtos de limpeza é usar os produtos na medida certa. A dose exata vem expressa na embalagem do produto. Isso vale principalmente para os produtos concentrados. 

Quer um exemplo? Você deve usar dois terços da tampa de amaciante em uma máquina lavadora de cinco quilos. Mas se você usar duas tampas, estará desperdiçando o equivalente a duas lavagens. Faça o mesmo com o limpador de piso e de móveis e sentirá a economia. 

5. Prefira produtos com refil 

Na hora das compras, opte por produtos com reaproveitamento do refil. Afinal de contas, as embalagens são mais econômicas e não correm o risco de se acumularem nos aterros mais facilmente.
 
Isso porque, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana e a empresa de pesquisa PwC (PricewaterhouseCoopers), o índice de reciclagem é de apenas 3,7%. Por isso, opte pelos refis. 
 
Como economizar produtos de limpeza - Freepik Como economizar produtos de limpeza
 

6. Use o sabão em pó apenas para lavar roupas 

É muito comum usarmos o sabão em pó para lavar as peças do banheiro e o piso da calçada. Mas nunca é demais lembrar que o sabão em pó é produzido para lavar roupas. Neste sentido, quando usado no revestimento, ele exige mais água para o enxágue. Assim, prefira os limpadores próprios para piso e evite desperdícios. 

7. Utilize limpa vidro caseiro 

Você quer saber como economizar com produtos de limpeza? Então, faça o seu próprio limpa vidro caseiro. Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul criaram uma receita bem econômica e simples. Você vai precisar de meia colher de amido de milho, 50 ml de vinagre de álcool, 50 ml de álcool líquido e 50 ml de água morna. Basta misturar tudo e colocar em um borrifador e já está pronto para deixar os vidros da sua casa brilhando

8. Produza seu próprio detergente 

O detergente também poderá ser feito por você. Além de ter a vantagem de ser econômico, ele feito em casa também diminui as chances de alergia na pele. Você pode usar produtos que já tem em casa, como bicarbonato de sódio, limão e vinagre de álcool. E a fabricação é fácil, em pouco tempo você terá produzido o seu próprio detergente

9. Reutilize água 

Agora que você viu como economizar com produtos de limpeza, é importante economizar também no consumo de água. Para isso, reutilize a água da lavagem de roupa, prefira usar baldes em vez de mangueira e priorize a sustentabilidade. 

Para concluir, lembre-se que você pode ter o mesmo resultado na limpeza gastando poucos produtos de limpeza. Basta transformar a economia em novos hábitos. 

O que achou dessas dicas de economia? 


Para finalizar, que tal ler as dicas de como limpar geladeira? Continue no portal Lugar Certo, pois ele traz informações e dicas de como decorar e organizar a sua casa.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
01 de junho de 2023
22 de maio de 2023