Sem manchas

Limpeza de casa: veja truques para evitar sujeiras nas paredes

É preciso limpar logo que sujar ou então criar um cronograma de limpeza periódica para manter suas paredes sempre novas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/05/2022 12:00 / atualizado em 20/05/2022 12:22



 
 
Paredes sujas passam uma sensação ruim. Por mais que a casa esteja arrumada, a decoração em dia e os ambientes perfumados, as paredes encardidas tiram a graça do ambiente. Por isso, se algo lhe incomoda quando você avista aquela mancha de sujeira na parede, acompanhe esse conteúdo na íntegra. 

As paredes nem sempre estão nos planos de limpeza doméstica. Entretanto, é importante saber como evitar sujeira nas paredes e fazer a manutenção após uma faxina para deixar o lar mais bonito e saudável. 

Isso porque a parede suja pode até atrair doenças, como alergias. Então, mãos à obra e vamos colocar em prática dicas para dizer adeus às paredes sujas. 

Mantenha a limpeza 


A primeira dica é manter a limpeza da parede. Por essa razão, procure limpar aquela mancha mais evidente sempre que ela ocorrer. 

Estamos falando de manchas de caneta, de lápis, de pé sujo, de marcas de dedos engordurados, entre outros. 

Portanto, quando a sujeira é “nova” é mais fácil removê-la. Para isso, use produtos de limpeza do dia a dia. 

Comece tirando o pó


Pode parecer estranho, mas a parede também acumula pó. Ele vem com a circulação do ar, com a varrição do piso e com o contato diário das pessoas. 

Nesse sentido, comece pelo básico. Tire o pó da parede colorida enrolando um pano seco e limpo na vassoura e passando por toda a extensão da parede. Aliás, o pano ajuda a evitar que as cerdas da vassoura causem danos na pintura. 

Não deixa as manchas permanecerem 


As manchas, certamente, são as sujeiras mais resistentes. Por essa razão, remova primeiro a mancha e, em seguida, faça a limpeza normal da parede. 

Para remover manchas de paredes sujas, a dica é usar uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Passe-a com a ajuda de uma esponja macia e esfregue delicadamente. Depois disso, providencie o enxágue. Em seguida, limpe o restante da parede como de costume. 
 
 

Como fazer limpeza profunda de parede suja 


Mas se a sujeira é antiga, o trabalho é um pouco maior. Nesse sentido, acompanhe algumas receitinhas caseiras para limpar a parede e deixá-la como nova. 

Usando bicarbonato 

Como você já viu, o bicarbonato de sódio é muito útil na limpeza de casa. Nesse sentido, separe os seguintes produtos: 

  • 1 colher (sopa) de bicarbonato; 
  • 2 colheres (sopa) de sapólio; 
  • 5 colheres (sopa) de desengordurante; 

Além disso, deixe às mãos uma esponja, pano de microfibra, água e um balde. 

Misture os três ingredientes acima criando uma pasta. Passe um pano umedecido em água na parede e, somente depois, esfregue as partes mais sujas com a pastinha criada. Depois é só finalizar a limpeza como de costume. 

Usando alvejante 

O alvejante, também chamado de cloro ativo, pode ser usado em paredes sujas com a seguinte receita: 

  • Meio copo de alvejante; 
  • Meio copo de desengordurante; 
  • Dois litros de água. 

Em um recipiente, misture os ingredientes. Pegue um pano macio e use a solução nas partes manchadas da parede. Esfregue delicadamente e complete a limpeza enxaguando com pano e água.  

Usando vinagre branco 

O vinagre branco ou de álcool, como também é chamado, é um braço direito na limpeza. Por isso, ele também pode ser usado na faxina da parede. Você vai precisar de: 
 
  • 8 colheres (sopa) de vinagre; 
  • 2 litros de água morna. 
O próximo passo é fazer a mistura, embeber um pano limpo e passar na parede. A sujeira irá diluir e você pode fazer a remoção com uma esponja ou completar a limpeza, como de costume. 

E, por último, lembre-se de antes de começar a limpeza fazer um teste em um canto escondido atrás de um móvel para ter a certeza de que a mistura a ser usada não irá manchar a pintura. 

Gostou das nossas sugestões de como evitar sujeira nas paredes?

Continue no portal Lugar Certo para ter acesso a mais conteúdo sobre limpeza, organização e decoração. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
04 de julho de 2022
20 de junho de 2022

No Lugar Certo você encontra o que procura