Doce lar

4 hábitos que podem ajudar na organização da casa para quem mora sozinho

Organizando as finanças e a limpeza, fica mais fácil viver bem morando sozinho, afinal, nada como ter o nosso cantinho

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/07/2022 13:43 / atualizado em 05/08/2022 14:01


O seu mantra deve ser: sujou, lavou! / Foto: Freepik - O seu mantra deve ser: sujou, lavou! / Foto: Freepik

 
organização da casa pode ser um desafio para quem vai morar sozinho pela primeira vez. Mas, muito mais desafiador, é organizar as finanças. Por essa razão, confira neste conteúdo 4 dicas de como se dar bem morando sozinho. 
 
O primeiro passo é planejamento. Portanto, planeje seu orçamento antes mesmo de se mudar para a casa nova. Assim, escolha um imóvel compatível com o seu rendimento e comece a compra de móveis e utensílios. 

Confira 4 recomendações para ajudar na organização  

Comece organizando seus gastos 

Se você é dono(a) de casa de primeira viagem, saiba que terá que começar organizando as finanças. 
 
Afinal de contas, é preciso colocar na ponta do lápis a taxa de condomínio, o aluguel, as despesas básicas (água, luz, telefone e internet), mercado e alimentação. 
 
A dica aqui é muito simples: faça uma planilha com todos os seus gastos. Se possível, utilize um aplicativo de gerenciamento de despesas para não gastar mais do que recebe. 
 
Lembre-se, portanto, que os especialistas recomendam que você ocupe até 50% da sua renda mensal com as suas contas fixas, ou seja, todos os meses você terá que arcar com tais despesas. 

Sujou, lavou! 

 A louça suja na pia parece se multiplicar quando você não a lava imediatamente após o uso. Sendo assim, o seu mantra deve ser: “sujou, lavou!”. 
 
Se você vai cozinhando e já lavando, os utensílios não se acumulam ao final da refeição. Além disso, não vá dormir com louça suja na pia, pois os restos de alimentos podem atrair insetos indesejados. 
 
E se você é do tipo que ama um fast food, certifique-se de embrulhar os materiais recicláveis, como papelão e copos plásticos, e dar a destinação correta. 

Abra as janelas 

Evite o acúmulo de fungos e poeira dentro de casa, deixando o móvel bem arejado e perfumado. 
 
Afinal de contas, as janelas fechadas são um convite à proliferação de micro-organismos, como os ácaros, que podem causar alergias. 
 
Desse modo, deixe o maior tempo possível as janelas abertas para renovar o ar que circula dentro do imóvel.  

Limpe um cômodo de cada vez 

Mas se a sua dúvida é com relação à limpeza, a dica é limpar e organizar um cômodo de cada vez durante a faxina, que pode ser feita uma vez por semana. Isso evita que você se perca na limpeza, além de organizar melhor o seu tempo. 
 
Então, acompanhe nossas dicas de como fazer a organização da casa, cômodo por cômodo. 
 
Lime e organize um cômodo de cada vez. / Foto: Freepik - Lime e organize um cômodo de cada vez. / Foto: Freepik
 

Cozinha 

Quem mora sozinho não precisa fazer muitos pratos variados de comida. O importante aqui é otimizar seu tempo e, ainda, ter uma alimentação saudável. 

Sendo assim, escolha um dia da semana para preparar o seu cardápio semanal. Assim, você pode deixar alimentos prontos na geladeira, com as respectivas porções de cada dia. Além disso, se sobrar, basta congelar. 

Dessa maneira, você evita o acúmulo de louça suja na pia e bagunça no armário, pois irá organizar melhor as suas refeições. 

Sala 

A sala bagunçada passa uma impressão desagrável. Portanto, para deixar sua sala organizada, evite acumular objetos que deveriam estar guardados no lugar certo, como chaves, correspondências e roupas usadas. 

A dica é separar um recipiente perto da porta de entrada para deixar itens importantes, como a chave do carro. 

Além disso, se você tem pets passe sempre o aspirador de pó no estofado para evitar o acúmulo de pelos. 

Quarto 

O quarto bem arrumado inspira boas noites de sono. Seguindo esse pensamento, evite deixar coisas fora do lugar. 

Chegou cansado(a) do trabalho? Tire as roupas sujas e coloque em um cesto apropriado. Tomou banho? Pendure a toalha molhada no varal da lavanderia. E assim vai. 
 
Um quarto organizado permite que você localize as coisas mais facilmente, evitando atrasos na hora de ir para o trabalho ou a faculdade. 

Banheiro 

O banheiro é um dos cômodos que concentram mais bactérias na casa e, por isso, devem ser limpados por último. Assim, você evita o transporte de micro-organismos na vassoura ou no pano de limpeza. 

A dica é ter um cesto de roupa suja, manter os produtos de higiene organizados e, principalmente, o cesto de lixo vazio, na medida do possível. 

E, então, gostou das dicas de como fazer a organização da casa quando se mora sozinho? Esperamos que as dicas te auxiliem nesta empreitada. 

Que tal continuar lendo mais dicas e inspirações para a casa organizada? Confira o conteúdo do portal Lugar Certo e leia também sobre 
como tirar o sonho da casa própria do papel.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
01 de junho de 2023
22 de maio de 2023