Decoração

Faça você mesmo: aprenda a fazer lustres e luminárias para a sua sala

Existem muitas maneiras de construir seu próprio lustre ou luminária, basta ter um olhar diferenciado para objetos simples, como garrafas pet e barbantes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/05/2021 13:00


 
Lustre para sala - Freepik Lustre para sala
Você já notou que os sites de decoração estão cheios de inspirações de objetos feitos com materiais alternativos? Você também pode fazer o seu próprio acessório. Muita gente quer ter uma sala de jantar mais bonita e personalizada, mas desiste do lustre diante do preço alto. No entanto, é possível fazer o seu próprio lustre para a sala de jantar. Saiba mais neste conteúdo. 

Sendo assim, você só precisará de um pouco de tempo para a pesquisa e para a montagem, bem como dos materiais necessários. Aliás, não é preciso ser um artesão ou ter as ferramentas mais sofisticadas, porque a cultura do DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) mostra que qualquer um pode fazer o que quiser com o que tem à disposição. 
 

Como fazer um lustre de garrafa pet e papelão 

 
Você pode começar fazendo um lustre para sala de jantar totalmente sustentável com objetos recicláveis. Sendo assim, separe os seguintes materiais: papelão, papel ou tecido (para decorar), linha, palitos, tesoura comum, pistola de cola quente e garrafa pet transparente. 
 
O primeiro passo será colar o papelão de forma circular, como se fosse um abajur. Em seguida, fixe os palitos no meio da peça e encaixe o bico da garrafa, colando-o para deixar bem firme. Enfim, enfeite o papelão com tecido ou papel colorido, encaixe a lâmpada na garrafa, de preferência de LED que não esquenta, e fixe o bocal no teto. 

Como fazer um lustre com barbante


O lustre ou luminária de barbante dá um charme à sua sala de jantar. Além disso, ele é bastante simples de ser produzido. 

Nesse sentido, primeiramente separe os materiais necessários: barbante, tesoura, cola, bexiga, pisca-pisca ou lâmpada de LED. Então, vamos lá! Encha a bexiga conforme o tamanho que você quer o lustre. Em seguida, vá enrolando o barbante de maneira disforme. Na sequência, passe bastante cola por cima de toda a extensão da bola. 

Assim, depois de secar bem (pode ser de um dia para o outro), fure a bexiga e retire o excesso. A partir daí, coloque dentro o pisca-pisca ou a lâmpada através do bocal para iluminar o ambiente.   

Como fazer lustre com várias lâmpadas


Essa dica é um pouco mais complexa e, se você não entende de serviços elétricos, é bom contratar um eletricista para fazer a instalação. Então, o primeiro passo é separar os materiais necessários, que são os seguintes: 6 boquilhas, 6 lâmpadas, 9 metros de cabo, 1 luminária para retirar a canopla, tinta spray, fita isolante, palito e 6 ganchos com bucha. 

Agora, você deve cortar 6 pedaços de cabo de 1,5 metro cada e pintá-los com tinta spray. Não se esqueça de pintar também as boquilhas, protegendo a parte interna. Logo após, prenda as boquilhas com palito para ajudar a secar. 
 
Neste momento, faça 6 furos na canopla e depois pinte. Assim, desmonte uma boquilha e afrouxe 2 parafusos para encaixar os fios. Agora, pegue o estilete e corte um dos cabos para passar pelo buraco da boquilha. Faça então o mesmo procedimento com as demais.

Além disso, separe 2 cabos com boquilha e passe pela canopla, em seguida, é só prendê-los com a ajuda de fitas adesivas. Para finalizar, junte os cabos das mesmas cores, desligue a energia da casa e faça a instalação. Então, prenda a canopla no teto e aprecie o seu novo lustre. 

Como fazer luminária com madeira


Uma luminária com madeira também fica belíssima na sua sala de jantar. Você vai precisar de 4 peças de 30 cm de pinus; 1 peça de pinus de 45 cm; 1 peça de pinus de 160 cm; cúpula para luminária; fio paralelo; bocal; tomada; cola instantânea; alicate; 8 parafusos de 7 cm; e ainda furadeira ou parafusadeira. 

O primeiro passo é colar a peça de 160 cm com as 4 peças de 30 cm ao redor da base. Parafuse a base para fixar bem. Nesta etapa, coloque a peça de 45 cm sobre a maior, deixando 15 cm para fora. 

Agora é hora de parafusar e colocar as pontas do fio paralelo no meio da luminária. Então, prenda um dos lados do fio no bocal e encaixe a outra ponta na tomada.
 
Para concluir, deixe sua sala de jantar mais charmosa com um lustre ou luminária feito por você mesmo. 

Gostou das dicas?

Agora que você já caprichou na iluminação, que tal aprender a fazer sofá de pallet? Não deixe de conferir os demais conteúdos do Lugar Certo para inspirar a sua decoração.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023