Conservação: como limpar e cuidar de móveis antigos sem estragá-los
Promover a limpeza dos móveis antigos é uma tarefa que exige cuidados para evitar manchas ou mesmo danos na estrutura da peça; veja de como manter os cuidados
Para evitar que a poeira se acumule e se torne resistente, é importante estabelecer uma rotina de limpeza. / Foto: Freepik
Não há como negar o charme e a beleza que eles trazem para o ambiente, sendo fundamentais para uma decoração no estilo vintage.
Porém, são fortes em sua estrutura, o que as fazem durar muitos anos, mas ao mesmo tempo são frágeis no que diz respeito ao seu acabamento, podendo manchar e arranhar com facilidade.
Continue a leitura do nosso artigo e veja dicas simples e eficazes para conservar seus móveis antigos sem danificá-los.
Limpeza de móveis antigos: veja 4 dicas para te ajudar
Se você é adepta à decoração com móveis antigos, certamente já ficou na dúvida sobre como limpar cada um deles preservando ao máximo sua integridade.
Por isso, separamos as melhores dicas para que você possa conservá-los com maior facilidade.
1. Mantenha uma rotina de limpeza
Para evitar que a poeira se acumule e se torne resistente, é importante estabelecer uma rotina de limpeza.
Quem opta pelo estilo de decoração de móveis antigos sabe que eles precisam de muitos cuidados, pois a maioria possui desenhos originais em suas formas.
Esses por sua vez, apresentam cantinhos e curvas que favorecem o acúmulo de poeira. Você pode usar um pano úmido ou mesmo uma escova com cerdas macias para limpá-los.
Usar um pano seco para finalizar servirá para retirar qualquer umidade no móvel, além de dar maior brilho, garantindo um acabamento perfeito.
Use um pano macio, preferencialmente de microfibra, pois além de absorver melhor o pó, não arranha a superfície e não solta fiapos.
Água e detergente neutro são suficientes para a limpeza rotineira. Mas é importante não exagerar, pois a madeira não é extremamente sensível à umidade.
Quando for preciso usar a mistura de água e detergente é importante, passar um pano umedecido para retirar o excesso de produto e em seguida um pano seco para remover qualquer umidade.
Mesmo que você tenha cuidado com seus móveis antigos na decoração, ainda assim é possível surgir manchas. / Foto: Freepik
2. Não use produtos abrasivos para remover manchas
Mesmo que você tenha cuidado com seus móveis antigos na decoração, ainda assim é possível surgir manchas.
Nessa hora é importante não agir de forma precipitada, pois produtos abrasivos ou até mesmo a água usada em excesso pode piorar a situação.
Água sanitária ou desinfetantes não podem ser aplicados. No máximo detergente neutro ou produtos a base de óleo desenvolvidos especialmente para esse fim.
A primeira dica para remover manchas é passar um pano úmido com delicadeza para retirar a mancha e em seguida, dar o acabamento com pano seco.
Isso evita que o móvel fique com qualquer umidade que resulte em outra mancha. Mas se ainda assim, não resolver o problema, temos outra dica.
Você pode aplicar pasta de dente branca, sem qualquer tipo de corante, sem seguida umedeça um pano e esfregue levemente até que a mancha saia completamente.
Assim que ela for removida, use um pano seco para retirar a umidade preservando assim a beleza e integridade do móvel.
Embora essa dica seja simples, ela é bastante eficaz na remoção de manchas, especialmente nos móveis antigos de madeira.
3. Proteja seus móveis
Alguns fatores externos podem reduzir a vida útil dos móveis de madeira, sendo o principal deles a incidência direta de luz solar.
Por isso, se você quer manter uma decoração com móveis antigos por muito mais tempo, proteja-os do sol.
Você pode posicioná-los de forma estratégica dentro do ambiente ou usar cortinas nas janelas.
A umidade também é uma grande inimiga, portanto, evite que os móveis fiquem dispostos em locais com maiores chances de terem contato com água, pois, além das manchas, a madeira pode mofar ou até mesmo apodrecer
Além disso, aplique verniz ou óleo específico para madeira, tais como jojoba, peroba, lavanda, entre outros.
Esses produtos têm ação impermeabilizante, o que resulta em maior proteção contra manchas e umidade, realçando o brilho.
Além disso, não exigem que a ação seja feita com frequência. Você pode definir a periodicidade ideal de acordo com a necessidade dos seus móveis.
Usar móveis antigos na decoração é um luxo e deixa o ambiente muito mais aconchegante.
No entanto, é importante saber a forma adequada de limpeza e conservação para aumentar a durabilidade dos móveis e ainda te ajudar a economizar.
Gostou das dicas?
Então continue acompanhando o portal Lugar Certo, nosso objetivo é sempre trazer dicas que vão te ajudar a cuidar da sua casa de uma forma simples e prática.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação