Nostalgia

Decoração vintage: entenda o que é e veja como aplicar na sua casa

A decoração vintage é uma viagem ao passado, além de ser muito charmosa e aconchegante

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/10/2021 13:03


Decoração vintage - Pixabay Decoração vintage

 
Vitrola, cristaleira, disco de vinil. Essas são apenas algumas das características da decoração de casa estilo retrô ou vintage. Mas você sabe a diferença entre elas? E, mais ainda, como deixar a sua casa ou apê com aquela cara de novela de época? Então confira as dicas deste post. 

Primeiramente, vamos lembrar que a decoração vintage surgiu no final da 2ª Guerra Mundial. Na época, as pessoas tinham o costume de consertar objetos do lar e também valorizar os produtos feitos à mão, como peças de crochê. 
 
O costume se manteve ao longo das décadas. Portanto, os decoradores da atualidade voltaram-se para o passado com um olhar inspirador. 

Justamente por isso, o estilo retrô e vintage são tão queridos, pois dão mais charme ao lar, além de também serem usados em lojas, restaurantes e escritórios. 

O que é decoração vintage? 


O vintage é um estilo que ficou famoso na moda, mas logo conquistou outras áreas, como o mundo décor. 

Objetos de decoração, quadros, louças e móveis que foram realmente usados no passado por nossas avós hoje são valorizados na decoração. 

Tudo o que, por um motivo ou outro continuou preservado, pode ser adotado na decoração da sua casa ou apartamento. 

Mas você sabia que uma decoração retrô nem sempre é vintage? Vamos explicar a diferença! 
 
Decoração vintage - Pexels Decoração vintage
 
 

Qual a diferença entre vintage e retrô?


Embora sejam usados como sinônimos, retrô e vintage não significam a mesma coisa. 
 
Basicamente, vintage é tudo o que é real, ou seja, objetos que realmente foram usados no passado mais distante. São peças, acessórios, objetos de decoração e móveis passados de geração em geração ou garimpados em antiquários. 

Já retrô é o estilo inspirado em peças antigas ou que pertenceram a uma época não tão distante, como nos anos 70 e 80. Ambos fazem muito sucesso entre os decoradores. Embora remetam ao passado, também podem ser usados com peças modernas. 
 

Como fazer uma decoração vintage ou retrô? 


Verdadeiro ou não, o acessório que lembra o passado pode deixar o seu lar muito mais charmoso. Sabe aquela sensação de estar em um filme de Marilyn Monroe ou em um café dos anos 60? Então, confira algumas dicas que separamos para você também ter essa sensação. 

Aposte em elementos decorativos: você pode utilizar objetos antigos de família, uma parede com quadros ou ainda uma decoração com discos de vinil. 

Acerte na iluminação: a dica é usar uma luminária mais clássica ou uma mais chamativa. Você pode abusar desse recurso, que é um elemento importante e que dá outro aspecto para o ambiente. 

Pesquise lojas de móveis antigos: sabe aquela geladeira vermelha ou aquele sofá “feijão” dos anos 50? Você pode encontrá-los em lojas de móveis antigos e dar aquela restaurada para destacá-los na decoração. 
 
Decoração vintage - Pixabay Decoração vintage
 
 

Dicas bônus: monte sua decoração vintage gastando pouco 


E, para finalizar, você pode criar a sua decoração vintage em um cômodo especial da sua casa gastando pouco. Veja algumas dicas:
 
  • invista em cores neutras, como o branco e o bege; 
  • use papel de parede com motivos que lembram objetos dos anos 50, por exemplo; 
  • priorize móveis de madeira, que são os mais característicos desse estilo; 
  • garimpe em antiquários e até nas casas de parentes mais idosos; 
  • customize, pois você pode criar uma decoração personalizada. 

Concluindo, não deixe de lado o seu sonho de ter um cantinho vintage ou retrô na sua casa se você é apaixonado(a) por esse estilo. Afinal, com um baixo investimento e com muita criatividade, você pode deixar o seu lar mais charmoso. 
 

Gostou das dicas?


Agora, que tal conferir outros conteúdos incríveis do portal Lugar Certo? É só clicar aqui. E você pode ainda gostar das dicas de como decorar a sala gastando pouco
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023