Empreendimento criativo

Chalés suspensos na floresta oferecem uma estadia inusitada

Hotel na Suécia é formado por casas na árvore

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/05/2012 13:21 Joana Gontijo /Lugar Certo
Peter Lundström/Divulgação

O filme The Tree Lover, de 2008, conta a história de um grupo de amigos que, depois de viver alguns anos em Estocolmo, resolve voltar para a cidade em que nasceram, no interior da Suécia, onde decidem construir uma casa na árvore, provando que não são apenas as metrópoles que oferecem conforto e qualidade de vida. O longa foi sucesso de bilheteria nos cinemas escandinavos e serviu de inspiração para o surgimento de um hotel criativo, feito só de casas na árvore, em formatos inusitados, um diferente do outro.

Veja mais fotos

O TreeHotel, erguido no bosque de Harads, em Luleå, cidade no norte da Suécia, é formado por apenas cinco chalés suspensos na floresta, lembrando um cubo espelhado, um ninho de pássaro ou um óvni, para citar apenas três exemplos. O empreendimento é de propriedade de alguns amigos que tiveram a ideia depois de assistir ao filme. Os chalés diferem no visual externo e também nos aspectos relacionados ao acabamento e à decoração, com áreas também variáveis entre 15 e 30 m².

A maior das acomodações pode abrigar com conforto até quatro pessoas, e todas elas contam com casa de banho moderna e lavatório. Até o fim deste ano, está prevista a construção de 24 quartos na árvore. Além dos cinco que já existem, a estrutura tem ainda o edifício-sede e a sauna, erguida em volta de um pinheiro centenário e com capacidade para 12 pessoas. Os chalés ficam entre 4 e 6 metros de altura do solo, e todos têm vista para o rio Lule.

O The Bird’s Nest, ou ninho de pássaro, se destaca pelo desenho orgânico, que se mistura com a floresta, e pelo interior aconchegante. O projeto é assinado pelo estúdio Inrednings Gruppen, e funciona com dois quartos, lounge e banheiro, além de uma escada retrátil.

Peter Lundström/Divulgação
O The UFO , ou óvni, criado pelos mesmos arquitetos, impressiona pelo formato que lembra uma espaçonave pousada sobre a natureza. A decoração do espaço, que tem no total 30 m², caracteriza-se pela atmosfera futurista, e o interior é composto por dois quartos, estar e banheiro.

The Cabin, ou a cabine, apresenta as melhores paisagens e foi planejada pelos arquitetos do escritório Cyrén & Cyrén. Com 24 m² de área interna, o deque de madeira foi projetado para duas pessoas, com quarto, banheiro e sala.

Já o The Blue Cone (cone azul), na verdade é uma casa vermelha. Apostando na simplicidade, é o mais comum dos chalés, tanto em relação aos materiais quanto no design. Idealizado por Sandell Sandberg, tem 22 m² divididos em um quarto para casal e os outros dois para solteiros, além do banheiro e do lounge.

Peter Lundström/Divulgação
E o mais impressionante dos chalés é o The Mirror Cube, ou cubo de espelho. Disfarçado pelas paredes espelhadas, ele tem exatos 4 x 4 x 4 m, em uma estrutura de alumínio. O revestimento foi feito com filme infravermelho, para evitar choque com os pássaros. Imperceptível para os homens, a estrutura é sensível à percepção das aves. O acabamento interior é de madeira, e o espaço de 12 m², composto por quarto, sala e lounge, acomoda duas pessoas. O projeto do cubo de espelho foi concebido pelos arquitetos do estúdio Tham & Videgård.

Tags: hotel,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Jarbas - 04 de Maio às 14:17
Uai, "FILHO DE LEONARDO" Será que ele está nos chalés suspensos ???

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023