Saiba o que considerar na hora de comprar um imóvel

Seja pronto ou na planta, é fundamental avaliar detalhes como estrutura, prazo de entrega e histórico da construtora responsável pela obra

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Reprodução/Internet/havengrid.com.br
Para muitos brasileiros, o maior sonho da vida é adquirir a casa própria. Mas, para que esta etapa possa ser realmente motivo de alegria, é necessário cuidado na avaliação do negócio. Antes de assinar qualquer contrato, o comprador precisa estar ciente de seus direitos e deveres e atento a pormenores que, futuramente, poderão influenciar de forma negativa ou positiva na aquisição do imóvel.

Segundo o gerente da PDCA Engenharia, Adriano Tavares, em imóveis prontos é importante analisar condições básicas de infra-estrutura, materiais utilizados, acabamento, espaços internos, ventilação, iluminação, entre outros detalhes, para evitar dor de cabeça e arrependimento no futuro. "É fundamental observar todos os pontos importantes, como estrutura da fundação, encanações, cabeamento, qualidade do material de acabamento, localização, posição do imóvel em relação ao sol, perfil dos moradores próximos, e ainda possibilidade de valorização do imóvel e facilidade de revenda", pontua Tavares.


Já para quem pretende adquirir um imóvel na planta, é importante observar outros detalhes, como prazos de entrega, condições mínimas para recebimento das chaves e histórico da construtora responsável pela obra. "Todos estes detalhes irão garantir a satisfação da compra e a ausência de problemas futuros", afirma Adriano.

Durante a entrega do imóvel

Para orientar o consumidor sobre direitos e deveres, durante a entrega do imóvel algumas construtoras, como a PDCA Engenharia, oferecem aos clientes o Manual do Proprietário, no qual consta o prazo de garantia de cada item (conforme estabelecido pela norma de desempenho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e Código Civil Brasileiro), além de informações sobre materiais utilizados na obra, projetos e recomendações de bom uso e preservação do imóvel.

Quando aplicável, o proprietário do imóvel recebe também um manual de orientações sobre uso de equipamentos, como aquecedores solares. "Outro procedimento padrão, é convocar o proprietário para uma vistoria acompanhada de um representante da construtora, antes da entrega das chaves", acrescenta Tavares.

Tags: cuidados

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023