Conforto

Lareira ecológica: saiba o que é e como funciona esta tendência de inverno

As noites frias podem ganhar um toque especial com esse tipo de lareira que não utiliza madeira no aquecimento do imóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/07/2021 13:00 / atualizado em 06/07/2021 13:17


Lareira ecológica - Freepik Lareira ecológica

 
No período de inverno é comum as temperaturas ficarem mais baixas e, então, devemos preparar a casa para receber as pessoas, deixando-a mais aquecida. Se você quer aproveitar a estação mais fria do ano com aconchego e uma lareira para chamar de sua, te apresentaremos hoje a lareira ecológica. 

O que é lareira ecológica?


A lareira ecológica surgiu e se popularizou na Finlândia. Não é daquelas lareiras de fogo artificial não, tem fogo mesmo, de verdade. Esta tendência, aos poucos, vem ganhando adeptos aqui no Brasil. 
 
Ela funciona com álcool etílico 92°, aliás, este tipo de álcool é encontrado facilmente em farmácias e supermercados. A lareira ecológica tem um sistema que permite o controle da altura das chamas que podem queimar por até 20 horas ininterruptas e deixar o ambiente quentinho.
 
Portanto, o funcionamento desta lareira se dá por meio de uma caixa feita de aço inox, o que permite maior segurança. A queima do álcool acontece nesta caixa, também conhecida como queimador. 
 
Sendo assim, a lareira ecológica ganha cada dia mais adeptos por conta de sua beleza, praticidade e desempenho. Além disso, pode ser instalada com facilidade em casas ou apartamentos. O que você precisa saber é que existem modelos fixos que são instalados em espaços determinados ou modelos portáteis que podem ser carregados para onde você quiser. 

Por que esta lareira é considerada ecológica?


Esta lareira recebe este nome por conta da utilização de álcool para produzir as chamas e por não utilizar madeira, como as lareiras tradicionais. Além disso, a lareira ecológica dispensa o uso de derivados do petróleo para seu funcionamento. 
 
Outro ponto importante é que este tipo de lareira não precisa de dutos, chaminés ou exaustores para funcionar. Então, esse sistema elimina a produção de fumaça, odores e resíduos, o que a torna ecologicamente correta. 

Benefícios

Desde a instalação até a manutenção, nada exige muito esforço na lareira ecológica. 
 
Portanto, quando as chamas se apagarem, você só precisa esperar cerca de 30 minutos para reabastecer e se aquecer novamente. Desse modo, na hora da limpeza, você só vai precisar de detergente neutro e um pano úmido. Não se esqueça de esperar que a lareira esteja completamente fria. 
 
Enfim, a lareira ecológica se mostra sustentável e amiga da natureza, além do mais, os riscos de acidentes são muito menores se comparados às lareiras que usam lenha.  
 
Sem falar do design e estilo que uma destas lareiras proporcionam ao ambiente, deixando-os modernos e muito mais bonitos
 
Outras vantagens são: não deixa resíduos e sujeiras espalhados pela casa, além de ser bonita, charmosa e prática. E o melhor de tudo: nada de cheiro de fumaça pela casa ou nas roupas.

Preços

Por serem uma novidade no país, as lareiras ecológicas podem ter preços salgados, entretanto, modelos mais simples costumam ter uma média de preço de R$ 500,00. Já os modelos maiores e mais sofisticados podem custar até R$ 4,5 mil. 
 
Na verdade, o que influencia os preços é o tamanho da lareira e também se ela será portátil ou fixa. Afinal, os modelos fixos costumam ter valores maiores em relação aos portáteis, enquanto os modelos menores são mais baratos que os maiores.
 
Resumindo, tem modelo de lareira ecológica para todos os bolsos e tamanhos de casas e apartamentos. Se você quer dar um charme a mais ao seu lar e deixá-lo mais quentinho e aconchegante, a hora é essa!

Gostou do artigo?

Se você quiser mais dicas para aquecer sua casa no inverno, leia também como ter a casa aquecida. E, para continuar sabendo das tendências, ler sobre decoração, organização e muito mais continue no portal Lugar Certo.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de junho de 2023
19 de junho de 2023