Mais verde

Saiba quais são os principais tipos de suculentas e como cuidar

Veja as principais espécies e como cuidar dessas plantinhas que são tão agradáveis nos mais diferentes tipos de ambiente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/07/2021 13:00 / atualizado em 28/07/2021 17:27


Freepik

 
Se você gosta de plantas e já aderiu na decoração da sua casa, com certeza já ouviu falar sobre as suculentas. Mas você conhece os tipos de suculentas? Pois é, muitas pessoas ainda confundem os dois, mas é preciso deixar claro que cactos são um tipo de suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto.
 
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre estas plantinhas que são as queridinhas de quem não tem muito espaço para um jardim. Vamos também dar dicas de como cuidar dessas plantas que se adaptam muito bem a ambientes mais secos.

O que são as suculentas?


As suculentas são plantas pequenas que retêm uma grande quantidade de água em suas folhas, sendo assim não necessitam de rega constante. Por sua característica de acumular água e se adaptar bem a climas mais secos, as suculentas são nativas de regiões que não têm grande incidência de chuvas.
 
Além de acumular água em suas folhas, as suculentas armazenam líquido em suas raízes, caule e tronco. Por isso, resistem a períodos maiores sem receber água.
 
Costumam ter suas folhas mais volumosas por conta do líquido guardado, daí o nome “suculenta”. 

Principais tipos de suculentas


Colar de pérolas (Senecio rowleyanus)

Este tipo de suculenta tem como principal característica o formato das folhas, por isso o nome. Suas folhas são redondas e verdes e lembram ervilhas. Gostam de sol, mas sem excesso, e não diretamente. A sua rega deve ser abundante, mas somente quando estiver seca.

Colar de pérolas - Pixels Colar de pérolas

Orelha de Shrek (Crassula ovata Gollum)

Seu nome deriva do ogro verde dos filmes infantis, pois o formato de suas folhas é o mesmo do formato das orelhas do Shrek. Pode dar flores rosadas ou brancas e apresentar coloração vermelha nas pontas das folhas. Gosta de sol total ou parcial e pode apresentar alteração na cor conforme a exposição. As regas devem ter espaços longos.
 
Orelha de Shrek - Wikimidia Orelha de Shrek
 
 

Planta jade (Crassula ovata)

Possui folhas verdes escuras que lembram a jade, e nas estações mais frias podem gerar flores brancas ou rosas. Deve ser regada até duas vezes por semana, desde que sua terra esteja seca. No inverno, deve ser regada com menos frequência. Pode ser exposta ao sol com ou sem moderação.
 
Planta jade - Pixels Planta jade
 
 

Rosa de pedra (Echeveria elegans)

Este tipo de suculenta é muito popular em terras brasileiras. Se parece com uma rosa desabrochando, e suas flores podem ser cinzas ou verdes. Deve receber luz solar de forma indireta e água uma vez por semana, sendo que nas estações quentes e nas frias, uma vez ao mês.
 
Rosa de pedra - Pixabay Rosa de pedra
 
 

Zebra (Haworthia fasciata)

Possuem listras brancas em suas folhas verde escuras, por isso o nome de zebra. Suas folhas também são pontudas e grossas. Somente a terra deve ser regada e deve-se evitar molhar suas folhas.
 
Zebra - Pixabay Zebra
 
 

Como cuidar das suculentas

 
As suculentas são plantas que estão disponíveis em diversos tipos, não ocupam muito espaço e ajudam a decorar o ambiente. Veja algumas dicas para cultivar estas plantinhas.
 

Regue apenas quando a terra estiver seca

Observe o estado da superfície da terra antes de regar suas suculentas, se ainda estiver úmida, não regue.
 

Use cascas de ovo como adubo

As suculentas gostam de sol, mas precisam de mais cálcio do que outras plantas. Por esse motivo, use cascas de ovo como adubo, assim elas receberão os nutrientes que precisam. 
 

Como plantar as suculentas

 
Se você comprou ou ganhou algum tipo de suculenta e quer colocá-la em um local mais bonito e charmoso, vamos lhe ajudar com isso.
 
  • Escolha o local onde sua planta será colocada, como dito anteriormente, opte por vasos e recipientes que tenham furos no fundo.
  • Prepare a terra, misture com areia, pó de casca de ovo etc.
  • Plante sua suculenta no novo recipiente sem colocar terra nas suas flores e folhas, cubra somente as raízes.
  • Por fim, use pedras brancas para enfeitar o vaso.
 
As suculentas têm uma variedade enorme e, com certeza, você já achou uma ou mais que lhe agradem. Com nossas dicas, suas plantinhas vão ter um longo tempo de vida e ficarão sempre bonitas e saudáveis.
 

Gostou das dicas?

 
Agora que você sabe como cuidar de suas suculentas, não vai querer que as pragas tomem conta delas, não é? Aqui no portal Lugar Certo você encontra tudo o que precisa saber sobre organização, tendências e diversas outras dicas para facilitar seu dia a dia. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de junho de 2023
19 de junho de 2023