Mais verde

Decoração com plantas: mais vida e boas energias para a sua casa

Plantas naturais são uma ótima pedida na decoração, pois purificam o ambiente e reavivam a casa com sua beleza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/02/2021 13:03 / atualizado em 19/02/2021 14:27


Freepik

 
O verde e o colorido das flores e plantas naturais trazem mais alegria e bem-estar para dentro dos lares. Para se ter uma ideia, o Pinterest registrou um aumento na procura por imagens de plantas de decoração no último ano. 

Isso mostra uma tendência das pessoas em decorar os ambientes com flores e folhagens. Quer renovar sua casa com elementos naturais? Então, acompanhe este conteúdo até o final. 

Mas o que tem levado tanta gente a decorar a casa com plantas? Enfim, alguns benefícios são evidentes, como: 

  • melhorar a qualidade do ar;
  • deixar o ambiente mais aconchegante;
  • contribuir para a decoração;
  • trazer paz e bem-estar.

Contudo, é bom lembrar que algumas espécies têm toxinas que podem fazer mal para crianças e animais de estimação. Por esse motivo, pesquise bem antes de escolher a planta para decoração.

O que são plantas ornamentais e o que é importante entender?


As plantas ornamentais são espécies usadas na decoração de ambientes. Embora o habitat delas seja o ambiente externo, muitas se adaptam bem à falta dos raios solares

Sendo assim, temos alguns tipos de plantas ornamentais. Existem as tóxicas, que liberam substâncias para se proteger de ataques de insetos, como comigo-ninguém-pode e coroa-de-cristo. 

Há também as plantas de sol, que são mais resistentes à luz solar direta e podem ficar na área externa. Outro tipo comum é a planta ornamental de sombra. Estas são ideais para áreas internas, varandas e jardins de inverno. 

Quais os tipos de plantas indicadas para cada cômodo?


Portanto, para levar adiante o seu projeto utilizando plantas de decoração, veja as dicas a seguir do tipo de planta para decoração mais adequada ao cômodo.

Sala


Sendo assim, escolha plantas que não crescem muito, como antúrio, lírio da paz, jade, cacto e zamioculca. Enfim, todas elas se desenvolvem bem em vasos. 

Quartos


Deixe o seu quarto mais arejado e bonito com plantas, como: espada-de-são-jorge, lavanda, dinheiro em penca, suculentas e clorofitos. 

Banheiro


Folhagens ficam ótimas no banheiro. Desse modo, veja alguns tipos de plantas indicadas para áreas com umidade: bambu da sorte, lança-de-são-jorge, cactos e espada-de-santa-bárbara.
 

Varanda


Por receber mais iluminação natural, a varanda do apartamento é um local propício para as plantas de decoração, como heras, marantas, peperômias, suculentas, aspargos e kaizuka. 

Quais cuidados tomar com decoração com plantas? 



É importante lembrar que ao optar por usar plantas de decoração é necessário tomar dois cuidados: com o próprio desenvolvimento da planta e com a saúde de pessoas e animais

Nesse sentido, é bom levar em consideração os cuidados com as plantas. Portanto, veja mais dicas a seguir:

  • faça um cronograma de regas; 
  • preste atenção a folhas amareladas e procure casas de jardinagem para comprar remédios e aditivos; 
  • limpe as folhas maiores com panos secos. 

Já com relação à saúde humana e animal, também é importante tomar consciência de que as plantas tóxicas merecem atenção, como deixá-las longe do alcance de crianças e animais. 

Além disso, é bom lembrar que é um mito dizer que plantas no quarto fazem mal à saúde. Isso porque com a falta de luz solar direta, as plantas invertem o processo de fotossíntese e exalam dióxido de carbono, absorvendo oxigênio. 

Contudo, a quantidade é muito baixa, menor inclusive que a de uma pessoa que dorme no mesmo quarto que você. Desse modo, pode sim colocar vasos de plantas no quarto, porém, é bom tomar cuidado com plantas tóxicas ou que liberam substâncias que podem fazer mal às pessoas alérgicas. 

Plantas que fazem bem


Para finalizar, veja algumas plantas com propriedades especiais que fazem bem à saúde.

Alecrim


O aroma ajuda a reforçar a memória e a concentração, sendo ótima para espaços destinados ao home office.

Espada-de-são-jorge


É resistente ao frio e ao calor, além de espantar o mau olhado, segundo a crendice popular.
 

Samambaias


Ideal por se apresentar em “cascata”, embelezar a casa e filtrar bem o ar. 

Em suma, as plantas de decoração renovam a casa e podem ser usadas em qualquer cômodo, embora exijam manutenção constante. 

Agora que você aprendeu sobre os cuidados essenciais com as plantas na sua casa, que tal apostar no DIY e fazer uma horta vertical? Veja o vídeo abaixo e aprenda em poucos passos! 
 
 
 
Se caso tenha ficado alguma dúvida, não esquente a cabeça, temos aqui no nosso portal um artigo para te ajudar mais ainda nesta tarefa de fazer uma horta vertical

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023