Jardinagem

Pragas de plantas: aprenda dicas caseiras e naturais para combatê-las

O ideal é manter as plantas sempre sadias para evitar o ataque de pragas, mas também é possível controlá-las sem prejudicar as flores e folhagens

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/05/2021 13:00 / atualizado em 13/05/2021 13:06


Aprenda a retirar pragas das plantas - Freepik Aprenda a retirar pragas das plantas

 
Nada como um jardim saudável e vistoso, não é mesmo? Mas por várias razões, as suas plantas de casa podem estar sofrendo com o excesso ou a escassez de água, podas inadequadas ou falta de adubação. Então, elas viram alvo fácil de pragas. 

Nesse sentido, o ideal é manter um cuidado diário, observando as condições gerais da planta. Portanto, se ela apresentar folhas amarelas, caules quebradiços ou flores secas e murchas, acenda o sinal de alerta. A principal dica é recorrer a receitas caseiras e naturais para eliminar pragas sem prejudicar a saúde das plantas. 

Cuidados com as plantas de casa 


Só para complementar é importante conhecer o “inimigo” antes de combatê-lo, não é mesmo? Por isso, veja algumas das pragas de jardim mais comuns: 

Cochonilha


Aparecem em grupo e atacam a parte mais dura da planta.

Pulgão


Assim como a praga anterior, os pulgões podem aparecer em grupo e nas colorações amarelo, verde ou preto, podendo matar a planta.

Formigas cortadeiras


Normalmente, elas são pretas ou vermelhas, sendo que quando atacam as plantas, a ação é certeira e rápida. 

Portanto, antes de aplicar inseticidas orgânicos, é importante se atentar ao horário, já que o ideal é realizar a ação no período da manhã ou no cair da tarde. Isso porque é neste período que os estômatos, estruturas que regulam a fotossíntese, estão abertos. 

Além disso, é bom tomar cuidado antes da pulverização, separando seu borrifador e suas luvas para usar. 
 
Aprenda a retirar pragas das plantas - Freepik Aprenda a retirar pragas das plantas
 

5 receitas caseiras que podem te ajudar 


Agora que você está bem informado sobre pragas de plantas de casa, receba algumas dicas de como preparar inseticidas caseiros. 

1. Detergente


Prepare uma solução com uma colher e meia de detergente, um litro de água e algumas gotas de óleo essencial de laranja ou de limão. Depois disso, coloque tudo num borrifador e aplique nas plantas. 

2. Óleo de neem


Use óleo de neem (comprado em lojas de produtos naturais) misturado com água ou hidrolato de citronela para borrifar sobre as plantas. Inclusive, a mesma mistura pode ser aplicada na pele para aliviar coceiras causadas por picadas de inseto. 

3. Álcool


O álcool pode ser usado puro, em um chumaço de algodão, para retirar manualmente os pulgões que ficam nas folhas das plantas, afinal, eles podem ser vistos se movimentando. 

4. Água oxigenada


Nesta receita, você precisa adicionar um litro de água em um borrifador e 4 colheres de água oxigenada de 10 volumes. 

5. Fumo de corda


Essa dica é para jardins ou hortas maiores. Você pode ferver um litro de água com 20 a 25 gramas de fumo de corda picado. Deixe a solução esfriar por meia hora, coe e junte mais quatro litros de água. Depois é só pulverizar as plantas com essa solução. 

Basicamente, você pode repetir a aplicação dessas receitas pelo menos uma vez por semana até que as plantas de casa estejam bem saudáveis. 
 
Em resumo, eliminar pragas faz parte dos cuidados com as plantas do seu jardim, afinal, assim as espécies estarão sempre bonitas para deixar sua casa ainda mais agradável. 

Gostou das dicas? 


Que tal conhecer melhor o portal Lugar Certo? Aqui você vai receber dicas de jardinagem, decoração, limpeza e DIY (faça você mesmo). Aproveite também para ler o conteúdo sobre plantas para cultivar em apartamento. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023