Atualmente, as plantas se tornaram queridinhas na decoração das casas. Quem mora em apartamento também pode aproveitar a vida e as cores que as plantas agregam ao ambiente. Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a cultivar flores no apartamento.
Para cultivá-las, primeiro você precisa conhecer quais são as mais indicadas para este ambiente. Portanto, veja algumas dicas de espécies a seguir.
Dicas de espécies para apartamentos
Papel e caneta na mão para anotar uma pequena lista de plantas para apartamentos. Veja.
Azaleia
Esta flor se adapta fácil aos ambientes e é excelente para as varandas. É uma flor que tem diversas cores para escolha, mas deve ser regada com regularidade e receber luz direta do sol para manter sua saúde e desenvolvimento.
Begônia
Quando se trata de flores em apartamento, a begônia é uma ótima opção. Não precisa de luz solar direta, e sua rega deve ser realizada três ou quatro vezes na semana. Pode ser cultivada em vasos, pois é adaptável e deixará sua casa mais colorida.
Gérbera
Possui flores coloridas ideais para decorar ambientes internos.
Se adapta facilmente a climas secos e pouca umidade, mas deve ser regada três vezes na semana para se manter saudável.
Hibisco
Esta flor é popular pelo seu chá. Está disponível em cores vivas e vibrantes, como vermelho e amarelo. O hibisco é uma flor que se dá bem em apartamentos, mas não gosta de climas frios, além de precisar de rega diária.
Hortênsia
Esta flor prefere ambientes úmidos e com temperaturas amenas, não se dá bem em climas quentes e secos. Tem cores vivas e fortes que permitem seu uso como enfeite de salas e quartos.
Jacinto
São flores de cor intensa e também servem para decorar ambientes internos. Tem um aroma específico que remete à natureza. Podem atingir até 50 centímetros de altura.
Kalanchoe
Também é uma flor charmosa e delicada, além disso, pode ser conhecida como flor da fortuna. Pode ser cultivada dentro de casa e levada ao sol algumas vezes por semana. Sua rega deve acontecer quando a terra do vaso estiver ressecada.
Mini margarida
Comumente encontrada com miolos amarelos e flores brancas, também pode ser encontrada em outras tonalidades. Se adapta facilmente em ambientes mais secos e tem vida longa, quando bem cultivada.
Onze horas
Quando se fala de flores em apartamento, ela é bem adaptável ao ambiente. Estas flores precisam de sol para se desenvolverem saudáveis. Durante as estações mais frias, recomenda-se que as janelas e portas fiquem abertas. Suas flores e folhas são delicadas e coloridas, trazendo graça ao ambiente.
Orquídea
Uma flor delicada e charmosa, gosta de meia sombra e se dá bem com pouca luz. As flores da orquídea podem ser brancas, rosadas, amareladas ou até azuis.
Caso as folhas estejam verde-escuras, troque-as de lugar.
Violeta
Esta flor não precisa de sol para se manter saudável, por isso pode ficar dentro de casa e servir de decoração dos ambientes. Tem variedade de cores e pode ser regada três vezes por semana.
Observe a luz solar
Agora que você já conhece algumas espécies de flores que podem ser cultivadas em apartamentos, é preciso se atentar à luz solar. Como vimos anteriormente, algumas plantas gostam mais da luz solar do que outras, por isso é preciso observar seu apartamento e identificar os pontos onde mais batem sol. Assim, ficará mais fácil escolher as flores ideais para o seu tipo de apartamento.
Reserve espaço para as flores
Mesmo flores em apartamento precisam de um espaço adequado para se desenvolver. Elas podem ser cultivadas em vasos, pequenos canteiros, jardins verticais etc. O importante é se atentar à adaptação da espécie escolhida e às suas particularidades.
Mantenha-as limpas e protegidas
Ao contrário do que muita gente pensa, as plantas também precisam de limpeza. Em ambientes internos, as flores e folhas podem pegar poeira ou acumular outras sujeiras, por isso precisam de limpeza.
Use um pano umedecido para retirar as sujeiras acumuladas nas folhas. Para finalizar, use um inseticida apropriado para mantê-las livres de pragas e insetos.
Regue na medida certa
Água demais pode matar suas flores e a falta de água também, portanto, encontre um equilíbrio.
E o mais importante: regue de acordo com as necessidades da espécie escolhida. A terra em torno da planta não pode estar seca ou encharcada demais, mas deve estar sempre úmida.
Tendo em vista a variedade de flores e as dicas que passamos, não será difícil encontrar algumas flores para cultivar no seu apartamento.
Gostou das dicas?
Ainda falando sobre plantas em apartamentos, leia também quais são as melhores para cultivar. Para quem gosta de plantas, decoração, organização e tendências, o portal Lugar Certo tem tudo o que você precisa. Continue lendo nossos conteúdos.
.