Dicas

Decoração com plantas: aprenda como cuidar de orquídeas em vasos

As orquídeas são belíssimas, mas precisam de cuidados com relação à rega, adubação e proteção contra correntes de ar e luz solar direta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/06/2021 13:00 / atualizado em 16/06/2021 14:15


Como cuidar de orquídeas - Freepik Como cuidar de orquídeas

 
As orquídeas são plantas belíssimas que possuem diversas espécies, tamanhos e formatos de flores. Além disso, podem ser utilizadas na decoração da sua casa . Muitas vezes, queremos ter plantas em casa e nos vemos impedidos por achar que isso só é possível em grandes áreas, quintais enormes ou jardins em tamanho razoável. 
 
Mas se você é um amante de orquídeas e quer cultivá-las onde mora, saiba que é totalmente possível. Por isso, preparamos este artigo para te dar dicas de como cuidar de orquídeas em vasos e como manter estas flores em apartamento. 
 
A primeira coisa a se dizer é que: orquídeas podem ser cultivadas em apartamentos ou casas, sem distinção. Basta atentar-se aos cuidados necessários. 

Tenha cuidado no manejo


Para aprender como cuidar de orquídeas em vasos, o primeiro passo é a escolha do recipiente. Não coloque suas orquídeas em vasos de plástico, dê preferência aos de barro, pois eles favorecem a drenagem da água. Assim, as chances de as raízes apodrecerem são menores. 
 
Após a escolha do vaso, outros pontos devem receber atenção. Portanto, veja algumas dicas para que sua planta cresça bonita e saudável:
 
  • coloque cascalhos no fundo do vaso, isso ajuda na drenagem da água;
  • não coloque plantas grandes em vasos pequenos, não deixe que a planta ultrapasse o limite do recipiente;
  • mantenha as tesouras esterilizadas para não passar bactérias para a planta na hora de podá-la;
  • após a poda, coloque canela em pó no local do corte para ajudar na cicatrização da planta;
  • para acabar com as pragas, dilua algumas gotas de detergente na água e borrife na orquídea; 
  • caso as folhas da planta comecem a ficar escuras, é sinal de que ela precisa de mais luz. Mude-a de posição.

Conheça alguns tipos de vaso 


Para cultivar orquídeas em apartamento, o vaso é um dos principais aliados. Assim, como dissemos anteriormente, o vaso de barro é o mais indicado, porém a orquídea pode se dar bem com outros tipos. Vale lembrar que o tipo de vaso deve ser escolhido de acordo com a espécie da planta e o clima da região. 
 
Sendo assim, algumas espécies gostam de mais umidade. Desse modo, o vaso de plástico pode ser uma boa opção, visto que retém mais líquido. Mas, se você escolheu uma espécie que não gosta tanto de umidade e você mora numa região onde o clima úmido é recorrente, opte pelos vasos de cerâmica.
 
Como cuidar de orquídeas - Freepik Como cuidar de orquídeas
 

Atente-se à rega e adubação


Assim como outras plantas, para cultivar uma orquídea saudável em apartamento ou em casa, é preciso se preocupar com a adubação e a rega. 
 
A maioria das orquídeas não se adapta bem à água em abundância. Por isso, na hora de montar o vaso onde a planta ficará, atente-se à drenagem. Para não exagerar na hora de regar, prefira um pulverizador para umedecer a flor. Assim, ela receberá água apenas o suficiente para se manter saudável. 
 
Uma boa dica para manter a vitalidade das plantas cultivadas em vasos é apostar na adubação a cada 3 meses. Para as orquídeas cultivadas em apartamentos, dê prioridade aos adubos químicos, pois os adubos orgânicos podem atrair insetos. 

Preste atenção à luminosidade e tenha cuidado com o excesso de vento


Procure por espaços em que haja incidência de sol na sua casa ou apartamento. Por essa razão, locais onde o sol bate pela manhã são ótimos para as orquídeas. Mas fique atento quanto aos locais onde o sol permanece durante quase todo o dia, pois isso pode prejudicar suas flores. Caso não tenha outro local para alojar as plantas, opte por uma cortina, assim, o sol não atinge diretamente as orquídeas. 
 
O ideal é um local onde haja luz, mas com parcimônia. Nesse sentido, outra dica é mudar os vasos de orquídeas de local de acordo com as estações do ano.
 
Já quando se trata de ventos, é preciso tomar cuidado. Principalmente para quem mora nos andares mais altos dos prédios, pois os ventos tendem a ser mais fortes.
 
Desse modo, mantenha as janelas com pouca abertura e, se suas plantas ficarem na varanda, planeje alguma estrutura que as proteja dos ventos fortes. As orquídeas precisam de proteção contra as rajadas de vento, principalmente quando estão florescendo. Neste caso, é melhor colocá-las dentro de casa, já que, além de protegê-las, você ainda decora seu apê. 
 
Como cuidar de orquídeas - Freepik Como cuidar de orquídeas
 

Gostou das dicas?

 
Em suma, as flores e as plantas têm o poder de melhorar o clima e a energia do nosso lar. Portanto, se você gostou desse artigo sobre como cuidar de orquídeas em vasos, saiba quais são as plantas mais indicadas para cultivar na sua casa.
 
Se você gosta de dicas de decoração, organização e limpeza, o portal Lugar Certo é o lugar perfeito para você. Continue navegando, pois temos muitas dicas para você!
 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023