As plantas caíram nas graças de muita gente no quesito decoração de casa. Os cactos estão entre as plantinhas mais populares. Mas ainda que sejam plantas fáceis de cultivar, nem todo mundo sabe como cuidar de cactos e acabam deixando-os morrer. Nesse sentido, hoje vamos lhe ensinar como cuidar dos cactos e, ainda, como utilizar na decoração da sua casa.
Basicamente, os cactos são plantas conhecidas por sua resistência e adaptação a climas mais secos, entretanto, assim como todas as plantas, eles também precisam de água e cuidados.
Cuidados básicos com cactos
Siga, portanto, algumas dicas básicas de como cuidar de cactos e de como utilizar na decoração.
Solo e vaso
A terra é um dos itens essenciais para a saúde dos cactos, pois ela deve ser preparada para que a planta tire todas as vitaminas e nutrientes que precisam para se manterem saudáveis e bonitas. Como todos nós sabemos, os cactos gostam de climas mais secos, por isso, sua terra não deve nunca ficar encharcada. O ideal, por essa razão, é misturar uma parte de terra para uma parte de areia para que a água seja drenada e não se acumule.
Nesse contexto, na hora de escolher os vasos, você vai perceber que existe uma grande variedade. Sendo assim, cada planta se adapta melhor a um tipo. Por esse motivo, os cactos costumam gostar mais de vasos de cimento, cerâmica ou barro, isso porque neles a água não se acumula com facilidade e os mantêm úmidos na medida certa. Outro detalhe: esses vasos também costumam combinar com a aparência exótica desta planta.
Sol
Os cactos são plantas resistentes e adaptáveis, assim, é comum vê-los tanto em ambientes internos quanto externos. Mas estas também são plantas desérticas e gostam de receber a luz do sol. Sendo assim, se você quer aprender a como cuidar de cactos, precisa saber que eles amam receber a luz do sol.
Rega
É comum que pessoas que não sabem como cuidar de cactos acabem matando suas plantas “afogadas”. Sendo assim, com o excesso de água os cactos apodrecem e morrem, por isso, o indicado é regar uma vez por semana e não exagerar na quantidade de água. Uma boa dica é observar o tamanho do vaso e a aparência da terra.
Como usá-los na decoração
Agora que você já aprendeu a como cuidar de cactos e mantê-los bonitos e saudáveis, vamos lhe dar dicas de como utilizá-los na sua decoração.
Como cuidar de cactos
Decoração de mesas
Você pode escolher cactos pequenos ou médios em diferentes vasos e colocá-los em sua mesa de centro ou em mesinhas de canto. Desse modo, escolha os cactos que tenham mais a ver com o ambiente e a sua personalidade. Porém, não se esqueça de prestar atenção na funcionalidade da mesa para que as plantas não atrapalhem.
Entrada
Os cactos são resistentes e gostam de calor, então são ótimas alternativas para fazer parte da decoração da entrada da sua casa. Dessa maneira, escolha cactos maiores e plante-os em vasos ou até mesmo direto no seu jardim.
Estantes
As espécies menores são ótimas para compor a decoração de estantes. Nesse sentido, escolha vasos bonitos e charmosos e coloque suas plantinhas nos espaços entre outros objetos.
Hall de entrada
Neste espaço, você pode mesclar cactos maiores e menores em vasos de diferentes tamanhos. As plantas podem decorar seu aparador, degraus da escada ou até mesmo ficar no chão, perto da porta.
Então, como podemos perceber, além de bonitos e resistentes, os cactos são versáteis e compõem a decoração lindamente. Portanto, se você tinha dúvidas sobre como cuidar de cactos ou como utilizar cactos na sua decoração, elas foram esclarecidas e seu lar está pronto para ganhar uma cara nova.
Gostou das dicas?
Aqui no Lugar Certo é assim, tudo o que você procura sobre dicas de decoração, DIY, tendências e organização você encontra! Leia também nosso conteúdo sobre como cuidar de plantas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação