Jardinagem

Bonsai: entenda o que é e saiba como utilizar a técnica na sua decoração

As árvores anãs são originárias da China, mas fizeram sucesso no Japão, conquistando o mundo nos últimos 20 anos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/09/2021 13:00


Max Pixel
 
Como cuidar de bonsai e como usá-lo na decoração? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que começam a se interessar por esse formato de árvore anã. Mas é importante saber que ela pode ser cultivada em qualquer espaço, mesmo em apartamentos, e confere um charme especial ao ambiente. 
 
Antes de tudo, é bom explicar o que é essa planta e como ela se desenvolveu. Afinal, será que ela é mudada geneticamente? Na verdade, não. 
 
O bonsai, que significa “árvore em bandeja” em japonês, é conhecido há mais de 1000 anos pelos chineses. Eles identificaram mini-árvores que se formavam naturalmente em pequenas áreas de pedras, próximo a riachos, com pouca água e em altitudes elevadas. 
 
A partir daí, as técnicas de cultivo fora da natureza foram se aprimorando. Hoje em dia, o bonsai é uma excelente opção para a decoração de casas e escritórios. 

O que é bonsai?


Essa pequena árvore, que pode inclusive ser frutífera, mede cerca de 60 centímetros e é comercializada em casas de jardinagem. Mas também há menores, que chegam a 15 centímetros de altura. 
 
Como você viu acima, as mini-árvores foram descobertas na natureza pelos chineses, mas foram adotadas pelos japoneses, integrando-se à sua cultura. Mais tarde, ela passou a ser comercializada em todos os países.
 
Em geral, o segredo da planta está na poda. O bonsai tem a sua raiz podada uma vez por ano, quando a árvore é jovem, e uma vez a cada cinco anos, quando ela é velha. 
 
E, por falar em idade, os bonsais bem cuidados podem viver durante séculos. Há registros de árvores desse tipo com até 800 anos no mundo.

Como cuidar de bonsai em casa? 


Como é de se imaginar, o bonsai se adapta bem em ambientes fechados. Nesse sentido, não é preciso muito espaço. Até quem mora em apê pode cultivar um pé de bonsai. 
 
Mas é bom lembrar que manter uma árvore dentro de um vaso por muito tempo requer a técnica certa. 
 
Nesse sentido, veja agora como cuidar de bonsai em casa:  
 

Rega

Ao cuidar de bonsai, a observação é muito importante. Sendo assim, observe se a terra do vaso está seca. Se estiver, regue toda a extensão do vaso até que a água saia pelo buraco da drenagem. 
 
Além disso, é recomendável não usar prato sob o vaso, para evitar que a água acumulada apodreça a raiz da planta. 
 
Outra dica importante: nos dias mais quentes, borrife água nas folhas, evitando assim que elas fiquem ressecadas.
 

Pragas 

O bonsai, infelizmente, não está livre de pragas. Nesse sentido, é importante tomar cuidado com relação à rega, à luminosidade e à adubação da planta, visto que os cuidados adequados impedem que a planta adoeça.
 
Enfim, também é necessário cuidar da adubação. Na primavera e no outono, o indicado é trocar a adubação duas vezes por mês. Enquanto no inverno e no verão, pode-se substituir o adubo apenas uma vez por mês. 
 

Poda 

A pode pode ser realizada durante o crescimento da planta, mas deve ser repetida durante a sua vida, devido aos fins estéticos e de saúde do bonsai. 
 
Não existe, portanto, uma época certa para podar as folhas e galhos. Mais uma vez, o bonsai é uma planta que exige observação. Enfim, sempre que notar partes envelhecidas realize a poda com tesouras ou serrotes apropriados. 

Como usar bonsai na decoração? 


Os vasos de bonsai ficam bonitos em mesas, em cantos especiais da sua casa ou ainda no escritório. 
 
Nesse sentido, procure ficar atento ao ambiente e à luminosidade, já que pelo menos um pouco de sol faz bem à plantinha. 
 
Além disso, evite deixar o bonsai em cômodos com aparelho de ar-condicionado ligado, visto que ele retira a umidade do ar e resseca a terra do vaso. 
 
Para concluir, use sua criatividade para saber como usar bonsai na decoração do imóvel da melhor maneira possível. Além disso, mantenha os cuidados frequentes para o seu bonsai ficar bonito e saudável por muitas décadas. 

Gostou das dicas?


Agora que você acompanhou as dicas sobre bonsai, que tal conhecer outras ideias para acabar com pragas de plantas no seu jardim doméstico? 
 
E não se esqueça de conferir os conteúdos mais recentes do portal Lugar Certo, que está repleto de novidades para você. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de junho de 2023
19 de junho de 2023