Como fazer

Jardim em casa: aprenda o passo a passo de como plantar babosa

A Aloe vera é conhecida por seus efeitos medicinais e estéticos, mas também serve como planta ornamental devido à sua beleza rústica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/10/2021 13:15


Como plantar babosa - Pexels Como plantar babosa

 
Aloe vera, mais conhecida como babosa, é uma planta que tem mil e uma aplicações. Típica das regiões tropicais, a planta se dá bem em vasos e em jardins. Então, descubra agora como plantar babosa em sua casa ou apartamento. 

Primeiramente, é bom lembrar que a planta é um tipo de suculenta bastante popular no Brasil. Ela cresce naturalmente em florestas tropicais e pode oscilar entre 60 centímetros e dois metros de altura. 

O nome “babosa” vem da sua baba interna, que é conhecida por seus poderes curativos, como o alívio de queimaduras e a cicatrização de feridas. Dessa forma, a indústria farmacêutica e estética vê na babosa a matéria-prima para shampoos, cremes e pomadas analgésicas. 

Mas, quando falamos em decoração, a planta ganha um destaque a mais. Afinal, suas folhas duras e compridas, com pequenos espinhos nas laterais, deixam o ambiente mais bonito. Além disso, ela atravessa gerações, pois é conhecida desde o tempo das nossas avós e, ainda assim, permanece em alta nos projetos de jardinagem. 

Como plantar babosa no jardim 


Se você tem uma casa com quintal, a dica é plantar uma muda de babosa diretamente na terra. 

Para isso, avalie primeiramente o espaço do jardim, já que a planta costuma crescer bastante. 

Então, prepare o solo com adubo e um pouco de areia. Certifique-se que a terra é sadia para o desenvolvimento da Aloe vera. 

Com a muda disponível, faça um pequeno buraco na terra suficiente para caber a muda. Depois disso, acomode a muda no buraco e vá preenchendo com a terra, apalpando com as mãos. Para finalizar, regue a mudinha e vá fazendo a manutenção. 

Como plantar babosa em vaso 


Mas se você tem pouco espaço e quer garantir seu vasinho de babosa em casa, a dica é plantá-la em um vaso

Nesse sentido, selecione o broto, mantendo as raízes. Escolha um vaso de tamanho médio que tenha furos para a drenagem da água e coloque terra adubada, juntamente com esterco ou húmus de minhoca. 

Agora, faça a operação semelhante ao plantio na terra, ou seja, faça um buraco e coloque o broto de babosa. 

Em seguida, regue com um pouco de água e coloque o vaso na sombra. Procure não mexer a planta por cerca de uma semana para garantir que a raiz se fixou na terra. 
 
Como plantar babosa - Freepik Como plantar babosa
 
 

Como plantar babosa através da folha 


Mas e se você não tem o broto da planta? É possível plantar babosa através da folha. 

O primeiro passo é escolher uma folha grande, com cerca de 10 centímetros de comprimento. Na sequência, corte a folha em pedaços pequenos. 

Pegue um vaso com terra enriquecida, com um pouco de areia, e faça vários buracos para plantar os pedaços da folha cortada. 

Para finalizar o plantio, apalpe a terra e deixe as folhas bem firmes para crescerem. 

Quais cuidados devem ser tomados com a planta 


Embora a Aloe vera seja uma planta bastante resistente, é fundamental tomar alguns cuidados para mantê-la forte e saudável. 

A rega, por exemplo, é uma etapa importante. Você não poderá encharcar as raízes, mas também não deve deixá-la sem água. 

Sendo assim, coloque água pelo menos uma vez por semana. Uma dica é usar um pulverizador para não prejudicar as raízes. Além disso, sempre se atente às pragas e à adubação. 

Gostou das dicas?

 
Para concluir, lembre-se sempre de deixar suas plantas saudáveis. Depois de saber sobre como plantar babosa, confira quais são as plantas mais indicadas para apartamento.

Você também pode aproveitar e relaxar lendo todos os conteúdos sobre jardinagem, decoração, mercado imobiliário e dicas em geral do portal Lugar Certo. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de junho de 2023
19 de junho de 2023