Será que a grama do vizinho é sempre a mais verdinha? Você também pode ter um lindo gramado em sua casa ou empresa. Entretanto, é preciso decidir-se sobre a melhor opção. Afinal, qual a melhor grama para o seu jardim?
Sem dúvidas, o revestimento tem uma função estética. Mas, acima de tudo, ele pode ser usado para a permeabilização do solo. Assim, evita-se alagamento com a penetração da água da chuva na terra. Além disso, o gramado é um convite ao descanso, à brincadeira das crianças e a um belo piquenique, já que o espaço fica mais agradável.
Neste conteúdo, vamos lhe apresentar as principais diferenças, vantagens e desvantagens ao escolher grama natural ou sintética para jardim. Confira!
Quais são as principais diferenças entre grama natural e sintética?
Como foi dito, o verdinho do gramado é realmente encantador. Ele valoriza o imóvel e fornece mais uma opção de lazer e bem-estar aos moradores. Contudo, é preciso saber identificar as diferenças antes de optar por um ou por outro.
Grama natural
Vamos começar pela grama natural para jardim. Ela permite o escoamento da água da chuva, tem baixo custo de instalação e deixa o ar mais fresco. Isso porque a sua temperatura é até 15.ºC mais baixa que a temperatura ambiente.
No entanto, ela tem um alto custo com irrigação e manutenção do decorrer do ano. Outro ponto desfavorável é que a grama natural atrai mais insetos e tende a secar nos tempos de estiagem, perdendo aquela aparência verdinha que é tão requisitada.
Grama sintética
Enquanto isso, a grama sintética para jardim tem um custo de instalação mais alto no seu início. Entretanto, com o passar do tempo, os custos de manutenção são menores, visto que não exigem poda ou fertilizantes.
Em contrapartida, elas são mais quentes que a grama natural, além de também atrair insetos se não receberem a limpeza correta.
O que levar em consideração na hora de adquirir o gramado?
Mas a dúvida que ainda paira no ar é: qual é a melhor grama para o seu jardim? Sendo assim, trouxemos alguns pontos a serem considerados antes da escolha.
Tempo
Se você não tem paciência para esperar a grama plantada crescer, a melhor solução é a grama sintética, pois ela estará verdinha logo após a instalação.
Utilidade
Como você utilizará o gramado? Se for criar bichinhos de estimação, como cachorro, gato ou coelho, é melhor contar com a grama natural, que permite até a construção de uma horta no local.
Manutenção
A grama natural é mais indicada para pessoas que têm tempo de fazer a manutenção, com a devida rega, adubação, controle de pragas e podas. Já se o seu estilo de vida é corrido e se você não tem condições de ficar contratando um jardineiro, o mais adequado é a grama sintética.
Limpeza
Em termos de limpeza, a grama sintética é a mais recomendada. Afinal, basta varrer ou aspirar para deixar o ambiente limpo. Já a grama natural pode ficar danificada numa limpeza mais rigorosa.
Durabilidade
A grama natural pode durar para sempre quando é feita a manutenção corretamente. Entretanto, a grama sintética dura, em média, de 10 a 15 anos até que seja preciso trocar as placas de grama.
Visual
Quem ama a natureza, certamente irá preferir o visual da grama natural para jardim. Porém, quem gosta do verdinho sempre em evidência, pode escolher a grama sintética para jardim. Hoje em dia, há gramas sintéticas que imitam muito bem a natural. Mas, ambas têm uma estética bem agradável.
Custo-benefício
Tudo vai depender do seu ponto de vista. Afinal de contas, a grama natural fica mais barata no início, mas exige mais gastos ao longo do tempo. Enquanto isso, a grama sintética exige maior investimento inicial, porém, necessita de poucos gastos de manutenção.
E agora, você já sabe qual é a melhor grama para o seu jardim ou área externa?
Leve em consideração todos os aspectos levantados e tome a sua decisão. De qualquer forma, o espaço certamente irá valorizar o seu imóvel, seja ele residencial ou comercial.
E se a sua decisão for pela grama natural, leia este conteúdo sobre os tipos de grama para jardim. Aproveite para continuar acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo. Falamos sobre decoração, limpeza, organização, jardinagem e DIY.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação