Riscos

Chuvas intensas: atenção e cuidados que você precisa ter com a sua casa

Confira as precauções que devem ser tomadas antes e durante os temporais de fim de verão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/02/2021 13:00 / atualizado em 26/02/2021 13:07


 
Freepik
O final do verão é sempre igual. O céu claro dá lugar às nuvens pesadas, vento forte e raios. A partir daí, as chuvas intensas se tornam constantes. Portanto, o risco é evidente, principalmente nas regiões serranas. Por isso, confira agora como proceder antes e durante os temporais. 

Afinal de contas, as fortes chuvas que atingiram a cidade durante o mês de fevereiro podem trazer prejuízos com destelhamentos, quedas de árvores sobre os carros e alagamentos. Nesse sentido, a prevenção é o melhor caminho. 

Cuidados básicos: o que fazer antes das chuvas intensas 


O clima é diferente em cada região brasileira. Dessa maneira, a época de chuvas intensas tem algumas variações. Mas, de modo geral, as semanas finais do verão, entre fevereiro e março, costumam ser marcadas por temporais. 

Sendo assim, não é preciso ter uma bola de cristal para saber que os dias terminarão com vendavais neste período. Por conta disso, é bom se prevenir antes que eles aconteçam. Mas como? Veja a seguir dicas de cuidados antes das chuvas

Faça a manutenção de janelas e portas


Afinal, a força do vento e dos pingos d’água podem danificar janelas e portas que estão quebradas ou enferrujadas.

Limpe as calhas e ralos


De modo geral, quando esses itens estão com acúmulo de sujeira, a água da chuva fica parada e pode causar desabamento do telhado ou alagamento na casa.

Providencie um seguro residencial


O seguro pode ser mais barato do que imaginamos e, além de ressarcir danos no imóvel, pode conter serviços de reparos

Realize a poda das árvores


Se a sua casa tem árvores próximas, providencie a poda para evitar quedas de galhos com ventos fortes.

Invista em impermeabilização e drenagem


A água da chuva pode danificar a estrutura do imóvel. Portanto, antes de construir ou reformar contrate um profissional para fazer o sistema de impermeabilização. Além disso, conte com um sistema de drenagem pluvial com a instalação de tubos para drenar a água do solo.  

Acima de tudo, lembre-se que jardins e hortas na área externa da sua casa são ótimos sistemas de drenagem natural, além de deixarem o imóvel mais bonito. 

Cuidados básicos: o que fazer durante as chuvas intensas 


Mas se a temporada de chuvas intensas já começou, não tem jeito: você deve tomar alguns cuidados para evitar danos. Confira algumas dicas importantes:

  • ao sair de casa, certifique-se de que fechou bem as janelas; 
  • não deixe o carro estacionado perto de grandes árvores, pois pode haver o risco de quedas de galhos; 
  • no momento dos raios, tire os aparelhos eletrônicos das tomadas; 
  • feche os registros de gás e água, pois os canos podem se romper com chuvas fortes; 
  • se morar perto de um rio, verifique o nível e fique atento aos alertas da Defesa Civil, deixando a casa se for necessário.

Simplicidade 


Por último, a dica de prevenção em dias de chuvas intensas é primar pela simplicidade. Sendo assim, faça coisas simples, como fechar bem as janelas e portas ao sair de casa. 

Além disso, ficar atento ao noticiário para não usar trajetos que incluem ruas que alagam com mais facilidade. Em suma, o mais importante é preservar a vida e, logo depois, os bens materiais. 

Concluindo, tome atitudes preventivas e não se esqueça de consultar a previsão do tempo não apenas para não se molhar, mas para chegar em casa depois de um temporal e encontrar tudo no lugar. 

Aproveite agora para conferir quais cuidados são necessários para não queimar eletrodomésticos na temporada de chuvas intensas. Continue acompanhando o portal Lugar Certo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023