O final do
verão é sempre igual. O céu claro dá lugar às nuvens pesadas, vento forte e raios. A partir daí, as chuvas intensas se tornam constantes. Portanto, o risco é evidente, principalmente nas regiões serranas. Por isso, confira agora como proceder antes e durante os temporais.
Cuidados básicos: o que fazer antes das chuvas intensas
O clima é diferente em cada região brasileira. Dessa maneira, a época de chuvas intensas tem algumas variações. Mas, de modo geral, as semanas finais do verão, entre fevereiro e março, costumam ser marcadas por temporais.
Sendo assim, não é preciso ter uma bola de cristal para saber que os dias terminarão com vendavais neste período. Por conta disso, é bom se prevenir antes que eles aconteçam. Mas como? Veja a seguir dicas de cuidados antes das
chuvas.
Faça a manutenção de janelas e portas
Afinal, a força do vento e dos pingos d’água podem danificar janelas e portas que estão quebradas ou enferrujadas.
Limpe as calhas e ralos
De modo geral, quando esses itens estão com acúmulo de sujeira, a água da chuva fica parada e pode causar desabamento do telhado ou alagamento na casa.
Providencie um seguro residencial
O seguro pode ser mais barato do que imaginamos e, além de ressarcir danos no imóvel, pode conter serviços de reparos.
Realize a poda das árvores
Se a sua casa tem árvores próximas, providencie a poda para evitar quedas de galhos com ventos fortes.
Invista em impermeabilização e drenagem
A água da chuva pode danificar a estrutura do imóvel. Portanto, antes de construir ou reformar contrate um profissional para fazer o sistema de impermeabilização. Além disso, conte com um sistema de drenagem pluvial com a instalação de tubos para drenar a água do solo.
Acima de tudo, lembre-se que jardins e hortas na área externa da sua casa são ótimos sistemas de drenagem natural, além de deixarem o imóvel mais bonito.
Cuidados básicos: o que fazer durante as chuvas intensas
Mas se a temporada de chuvas intensas já começou, não tem jeito: você deve tomar alguns cuidados para evitar danos. Confira algumas dicas importantes:
- ao sair de casa, certifique-se de que fechou bem as janelas;
- não deixe o carro estacionado perto de grandes árvores, pois pode haver o risco de quedas de galhos;
- no momento dos raios, tire os aparelhos eletrônicos das tomadas;
- feche os registros de gás e água, pois os canos podem se romper com chuvas fortes;
- se morar perto de um rio, verifique o nível e fique atento aos alertas da Defesa Civil, deixando a casa se for necessário.
Simplicidade
Por último, a dica de prevenção em dias de chuvas intensas é primar pela simplicidade. Sendo assim, faça coisas simples, como fechar bem as janelas e portas ao sair de casa.
Além disso, ficar atento ao noticiário para não usar trajetos que incluem ruas que alagam com mais facilidade. Em suma, o mais importante é preservar a vida e, logo depois, os bens materiais.
Concluindo, tome atitudes preventivas e não se esqueça de consultar a previsão do tempo não apenas para não se molhar, mas para chegar em casa depois de um temporal e encontrar tudo no lugar.