Quem não sonha com árvores frutíferas no
quintal de casa? Mas não é preciso morar no interior nem ter uma chácara para realizar esse desejo. Muitas casas com quintais nos grandes centros urbanos também comportam o plantio de frutas.
No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais espécies plantar e como cuidar. Para ajudar quem deseja colher a fruta no pé, trouxemos este conteúdo com 15 dicas de espécies para começar o plantio do pomar. Confira!
Por que ter árvores frutíferas em casa?
Como falamos anteriormente, ter árvores frutíferas em casa traz muitas vantagens. Isso porque é possível ter acesso a frutas fresquinhas e da estação.
Além disso, sua casa ficará mais fresca devido à sombra das árvores. Para quem tem filhos, as árvores são um convite à brincadeira.
Outro detalhe interessante é que o pomar atrai passarinhos e borboletas, aumentando assim o seu contato com a natureza fazendo-o sentir-se no campo. Nesse sentido, você e sua família ganham mais qualidade de vida e bem-estar.
15 árvores frutíferas para ter no quintal de casa
Mas, afinal de contas, quais espécies são mais indicadas? Trouxemos uma seleção para você pesquisar e optar pelas melhores espécies que caiam no gosto dos moradores da sua casa.
Aceroleira
Natural da Amazônia, a acerola é fácil de cultivar, embora goste bastante de raios solares diretos. Sua árvore chega a 6 metros de altura.
Amoreira
A amoreira se adapta muito bem em solos bem drenados e com matéria orgânica farta. Além disso, sua copa faz bastante sombra.
Caju
Que tal fazer um suco de caju fresquinho? Com essa espécie você garante fruta saborosa e muita sombra, pois a árvore bem cuidada chega à altura de 20 metros.
Caramboleira
Seu fruto é a carambola, uma fruta adocicada quando madura. A sua árvore cresce melhor em terrenos férteis e com boa incidência de raios solares. Além disso, pode ser plantada próximo a outras árvores.
Goiaba
É uma árvore que se adapta bem em regiões quentes. Portanto, se for bem cuidada, pode produzir goiaba o ano inteiro, garantindo deliciosas geleias caseiras.
Guaraná
A árvore de guaraná garante um fruto com uma aparência única. Enfim, ele pode ser usado para remédios caseiros e bebidas.
Jabuticabeira
A jabuticabeira pode atingir 12 metros de altura e é uma árvore bastante frondosa. Sem contar nos frutos abundantes durante a colheita.
Laranjeira
É uma das árvores mais fáceis de ser cultivadas. Inclusive em árvores frutíferas de vaso, pois a espécie Kinka é bastante pequena e produz frutos saborosos. Além disso, a laranja é uma das frutas mais populares no Brasil, indicada para sucos e doces.
Lichia
A fruta é consumida geladinha e fica bastante saborosa. Outra vantagem é que a árvore se adapta bem em vários espaços, inclusive nos quintais pequenos.
Limoeiro siciliano
Essa também é uma espécie compacta, mas que gera um fruto bastante indicado para bebidas e temperos. O limoeiro pode chegar a 3 metros quando bem cuidado e pode dar frutos várias vezes ao ano.
Mangueira
Apesar de vermos mangueiras majestosas nos sítios, também é possível cultivar mangueiras em vasos. A árvore pode atingir 3 metros e precisa de solo bem drenado, com exposição ao sol de, pelo menos, 6 horas diárias.
Maracujá
O maracujá também é uma fruta indicada para ser cultivada no
quintal de sua casa devido ao poder medicinal. Afinal, da árvore se aproveita o fruto e as folhas para chás calmantes e bebidas refrescantes.
Pessegueiro
O pêssego também é uma fruta recomendada para se plantar em casa. A fruta é ótima para ser consumida in natura, mas também para a produção de doces caseiros.
Pitangueira
Originária da Mata Atlântica, a pitanga se adapta a várias partes do Brasil. Mas é bom lembrar que ela precisa de solo bem drenado e cuidados com as podas.
Romãzeira
A árvore que dá o fruto típico do Réveillon, devido à tradição de se comer sementes de romã, gosta de solos bem drenados e ampla exposição ao sol. Ademais, ela chega a 5 metros de altura quando é bem cultivada.
Como cuidar das árvores?
Enfim, as árvores podem atingir a sua altura plena e produzir belos frutos quando são bem cuidadas. Mas como se garantir esses cuidados?
Seja em solo ou em vaso, as frutíferas precisam de poda, adubação e controle de pragas.
Por isso, a dica final é se inteirar sobre os cuidados específicos com a espécie escolhida e tratar bem sua árvore.
Gostou das dicas de cultivo de árvores frutíferas no quintal?
Além disso, continue acompanhando as últimas atualizações do portal Lugar Certo para ter acesso ao melhor conteúdo sobre plantas, decoração, organização e muito mais.