postado em 28/12/2022 16:17
/ atualizado em 09/01/2023 16:58
O excesso de água nas plantas pode apodrecer as raízes e possibilitar o aparecimento de fungos. / Foto: Freepik
Época de calor e muitas chuvas estão chegando por aí. E se você tem um jardim em casa, e deseja mantê-lo perfeito, assim como nos outros períodos do ano, é essencial aplicar alguns cuidados.
As chuvas são sempre bem-vindas, pois a água é necessária para dissolver nutrientes nas plantas e hidratá-las.
Porém, quando há chuvas excessivas, por vários dias seguidos,o jardim sente esse excesso de água.
3 dicas de cuidados com o jardim em época de chuvas de verão
As plantas gostam da água da chuva, e algumas ficam lindas nessa época, como o sunpatiens, a jabuticabeira e o manjericão.
Confira 3 dicas de cuidados com o jardim em época de chuvas de verão!
1- Prepare o solo antes das chuvas
A raiz é responsável por captar nutrientes da terra para a planta, e pode sofrer a consequência de dias chuvosos. O solo fica muito úmido, por conta dessa condição climática, e se torna vulnerável à perda de nutrientes.
Durante os períodos chuvosos, é ideal proporcionar uma drenagem nos vasos, canteiros ou terrenos, para que a água escoe de forma correta. Isso pode ser feito com tubos de PVC apropriados.
Uma boa dica é usar a vermiculita, um mineral que ajuda a equilibrar o ar e a água dentro da terra. Também é válido utilizar casca de arroz carbonizada ou carvão triturado.
Se a planta já estiver no jardim ou vaso, você pode colocar os ingredientes por cima da terra, pois quando a chuva vem, eles se misturam com ela, deixando-a mais porosa.
Dessa forma, a água da chuva passará com maior facilidade.
A raiz é responsável por captar nutrientes da terra para a planta, e pode sofrer a consequência de dias chuvosos. / Foto: Freepik
2- Regue moderadamente
Em regiões onde as chuvas são mais espaçadas, tendo períodos secos, o ideal é complementar a necessidade de água com irrigação, porém, atente-se bem no caso de chuvas longas.
O excesso de água nas plantas pode apodrecer as raízes e possibilitar o aparecimento de fungos. As regas podem ser bem espaçadas em regiões ou épocas em que as chuvas são frequentes.
Grandes indicativos de que o jardim necessita de água é o calor e a secura do solo. Apalpe o solo e perceba: se estiver úmido, evite regar. Nesse caso, elas já estarão perfeitamente hidratadas.
3- Adube o solo
Como já vimos por aqui, o solo úmido promove a perda de nutrientes. Sendo assim, o ideal é repor, dando atenção à adubação.
Antes da temporada de chuvas, é imprescindível preparar o solo com fertilizantes, e incluir adubo em volta das plantas. Caso sejam árvores ou grandes arbustos, afofe a terra ao redor e reforce com o material orgânico.
O afofamento do solo é necessário, pois faz a terra respirar. Aproveite para retirar ervas daninhas e torrões de terra seca, isso deixa a planta 100% preparada para receber adubo ou fertilizantes.
Para que as plantas não fiquem desnutridas durante esse período chuvoso, utilize húmus e estrume, que são ótimos para utilizá-las.
Gostou do conteúdo?
Então continue acompanhando o Portal Lugar Certo, aqui você encontra outras dicas valiosas de jardinagem.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação