Comentários
600
Hora de desapegar

Saiba a importância de organizar com frequência seu guarda-roupa

A etapa inicial de um projeto de organização é o descarte das peças que não são mais utilizadas; confira as dicas da Adriana Zoni para realizar esse processo melhor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/11/2022 15:04


Você só vai conseguir manter seu espaço organizado quando se habituar a tirar os excessos. / Foto: Freepik - Você só vai conseguir manter seu espaço organizado quando se habituar a tirar os excessos. / Foto: Freepik
 
Apenas depois que me tornei Organizadora Profissional foi que entendi o quanto o processo do descarte rotineiro é fundamental para o sucesso de qualquer organização. 

Seja no guarda roupas, cozinha, despensa ou escritório, você só vai conseguir manter seu espaço organizado quando se habituar a tirar os excessos que acaba juntando no dia a dia.

Sempre que iniciamos um projeto de organização, começamos por esta etapa: descarte. E por que isso é tão importante? 

Primeiro porque você tira do espaço as peças que não usa mais e com isso, tem menos objetos para dobrar, pendurar, arquivar. Ou seja, tem menos trabalho na hora de guardar.

E segundo, porque ao eliminar um volume de objetos sem uso, você acaba liberando espaço que pode facilitar e muito a sua rotina.

Por isso, com frequência analiso meus espaços de armazenamento e assim garanto um processo de manutenção simples e descomplicado.

E mesmo tendo o hábito regular de fazer descarte, sempre acabo tirando alguma coisa dos armários. Se você está há muito tempo sem confrontar suas roupas e seus costumes, pensa no tanto de coisa parada aí que pode estar boicotando sua organização? Reserve um tempo para encarar seus armários e tire o que não faz mais sentido pra você. 

Muitas vezes encontramos peças que são valiosas (quer pelo valor sentimental ou pelo bolso), mas que não são usadas. Essas peças não têm então outra serventia além de ocupar espaço e deixar seu dia a dia mais difícil. 

E em outras, por não saberem o que fazer, as pessoas acabam juntando tudo isso numa sacola e colocando de volta no armário. Essa é a pior armadilha que podemos fazer para nós mesmos porque a chance de pegarmos alguma peça dessa sacola é mínima, mas ela fica ali ocupando um espaço significativo.

Então, arregace as mangas, encare seu armário e tire de lá o que não usa mais. Separe os objetos dentro dos quatro grandes grupos que falaremos mais abaixo, logo após o final do descarte, e evite trocar “seis por meia dúzia”, tirando uma roupa do cabide e deixando dentro da sacola sem prazo para ser recolhida.

Mãos à obra! Separe as suas peças 4 grupos:

1- Venda

Coloque à venda o que achar relevante. Brechós estão mais do que na moda. Não vai ser difícil encontrar alguém que tenha o seu estilo e te ajude no processo de liberação de espaço de forma eficiente.
 
Coloque à venda o que achar relevante. / Foto: Freepik - Coloque à venda o que achar relevante. / Foto: Freepik
 

2- Conserto

Leve para o conserto aquelas roupas que estão encostadas porque o fecho estragou, a bainha solta ou você teve a ideia de trocar os botões por modelos mais modernos. Além de liberar espaço, você vai ganhar algumas roupas que vão te parecer novas!

3- Devolva

Hora de devolver para sua irmã o suéter que pegou emprestado para ir àquela festa no inverno do ano passado. Para não esquecer de devolver, você colocou a peça numa sacola grande bem na frente do armário. Enquanto as estações passaram e você nem percebeu, seu armário foi ficando cada vez mais cheio e a organização, mais difícil.

4- Doe

O que você não usa mais, mas não se encaixa em nenhuma das opções acima, doe. Tem muita gente sem o essencial que pode se beneficiar por esse excesso. 

Algumas peças que você não usa e não se encaixam em nenhum desses grupos acabam se confundindo? Normalmente essas são as peças de valor sentimental. 

Uma roupa que usava na gravidez ou outra que remete a uma memória qualquer. Para esses objetos há que ser criado um lugarzinho muito especial que costumamos dar o carinhoso nome de Caixa de Lembranças. Assim mesmo, com letra maiúscula e tudo! 

Cuidar da organização é tão importante, quanto ter as recordações bem guardadas. Então crie esse espaço e junte todos os elementos que te trazem boas memórias. Só não deixe uma coisa ali e outra acolá, senão além de não conseguir organizar, vai acabar perdendo sua memória na bagunça.

Prepare-se para as sensações que poderá sentir ao final desse processo: paz e leveza! Além de um guarda roupas mais espaçoso você vai conseguir enxergar tudo o que tem com muito mais facilidade. Experimente o descarte, você não vai se arrepender!

Gostou das dicas da Adriana Zoni?

Nossa colunista de organização tem vários textos que podem te ajudar na hora de organizar sua vida com facilidade! Acesse a coluna da Adriana Zoni e veja mais conteúdos como este.
 
 
 
Adriana Zoni é graduada em Relações Públicas, especializada em Gestão da Informação, com passagem pelo Design de Interiores, e Personal Organizer dá Bee Organiza (@beeorganiza) desde 2015 em BH e arredores. Casada, mãe de uma criança esperta e um adolescente corajoso, uso a criatividade para entender o mundo, escrever histórias e otimizar espaços. Nascida desorganizada, mas atualmente pronta para ensinar sobre as técnicas que conquistaram meu coração e mudaram a minha vida!

Outros Artigos

ver todas
29 de novembro de 2022
14 de novembro de 2022
18 de outubro de 2022
03 de outubro de 2022
19 de setembro de 2022