Consulte um personal organizer antes de gastar seu dinheiro com um produto que pode até ser lindo, inovador e mega tecnológico, mas que sua casa não precisa ou não vai resolver o seu problema de organização.
Cada projeto é pessoal e intransferível, ou seja, se os espaços são diversos, os objetos que compõem o mesmo e as pessoas que cuidam destes ambientes são diferentes, as soluções também serão.
Quando comecei a atuar no mercado mineiro havia poucos profissionais especializados, quase nenhuma loja oferecia produtos específicos para a área e a consciência da população de maneira geral estava ainda em estágio embrionário.
Quase 10 anos separam essa época dos dias atuais e o que vemos é uma mudança completa no cenário. Cada dia mais pessoas buscam capacitar-se em organização, lojas voltadas unicamente a esse tema disputam espaços em shoppings, ruas e diversos canais on-line e a necessidade de organizar se faz bem mais presente no consciente humano.
Com o saber ativo e a grande oferta de produtos, há uma chance também maior de compra por impulso daquelas peças que normalmente são lindas e parecem oferecer a solução para todos os problemas. Ter o organizador certo pode significar isso e muito mais, mas observe: o organizador deve ser o certo para você.
O que funcionou para sua vizinha, pode não surtir nenhum efeito na sua casa e, pior, vai acabar ocupando espaço sem oferecer a solução que você busca. Isso acontece com frequência quando compramos qualquer coisa sem saber exatamente do que precisamos.
O mercado
Atualmente o mercado oferece vasta gama de produtos e naturalmente, por diversos preços e qualidade. A maneira certa de encarar a aquisição de um organizador é vê-lo como um investimento e não uma despesa recorrente. Se você seguir corretamente as etapas do processo e só comprar depois de analisar o ambiente, você não vai simplesmente comprar caixinhas para sua casa, mas sim otimizar seu espaço, criar soluções inteligentes e deixar sua vida mais fácil e prática. Sendo assim, o investimento é feito pontualmente e, de maneira geral, uma única vez.
Mas para isso é de fundamental importância ter um bom diagnóstico para encontrar com louvor a solução.
Foto: Freepik
Se você sente que tem um problema de organização em casa, já comprou algum organizador que não funcionou ou está namorando há tempos aquela colmeia que viu em um anúncio da internet, veja a seguir o jeito certo para não fazer errado.
Checklist para escolher o organizador ideal
Conheça bem o seu espaço
Meça os vãos das prateleiras, o espaço do cabideiro e as gavetas. Registre as medidas e vá à loja com elas para conferir na hora da compra.
Analise seu acervo item a item
Aproveite para fazer aquela limpa no guarda roupas e gaste sua energia organizando somente aquilo que você usa e faz sentido pra você.
Separe as peças
Separe todas as peças em categorias e junte as peças irmãs. Biquíni fica junto de cangas e chapéus de praia; e aquela luvinha que você só usa na academia deve ser guardada na gaveta das roupas de treino.
Entenda seu estilo de vida
Considere seu estilo de vida, estatura e rotina na hora de escolher o melhor lugar para cada categoria.
Entenda a função de cada organizador
Se tem uma gaveta para guardar os biquínis, vale a pena investir em colmeias. Mas se decidir acomodá-los em prateleiras, invista em caixas e saquinhos de organza. Nesse caso, as colmeias não terão muita serventia.
Defina os tamanhos certos
Defina o tamanho das dobras pela largura da gaveta ou prateleira. Faça todas elas do mesmo tamanho utilizando um molde ou gabarito.
Considere o modelo de cabides para padronizá-los
Se você tem a maioria de acrílico, por exemplo, é só substituir os outros por esse modelo. Mas se todos são diferentes, escolha o que melhor atender à sua necessidade e unifique o seu cabideiro. A vantagem desse investimento vai muito além da questão estética. A padronização permite melhor visibilidade e menos tempo para encontrar o que precisa.
Quanto mais você conhecer sua necessidade e espaço, menos será atraído a soluções mágicas, dobras mirabolantes e produtos caros que não funcionam para você. Tudo para deixar sua colmeia mais linda e aconchegante, como você merece.
Adriana Zoni é graduada em Relações Públicas, especializada em Gestão da Informação, com passagem pelo Design de Interiores, e Personal Organizer dá Bee Organiza (@beeorganiza) desde 2015 em BH e arredores. Casada, mãe de uma criança esperta e um adolescente corajoso, uso a criatividade para entender o mundo, escrever histórias e otimizar espaços. Nascida desorganizada, mas atualmente pronta para ensinar sobre as técnicas que conquistaram meu coração e mudaram a minha vida!