Saiba como o seu estilo pode influenciar na organização do seu armário
Saber sobre seu estilo de vestir é fundamental para manter a organização em dia, te economiza dinheiro, espaço e tempo; veja as dicas da colunista Adriana Zoni
postado em 14/11/2022 14:11
/ atualizado em 14/11/2022 14:38
Quanto mais cheio o espaço, mais difícil será para organizar. / Foto: Freepik
Conhecer o seu estilo pode facilitar a organização do seu guarda-roupas e você ainda pode ganhar roupas novas sem gastar nenhum centavo. Não está acreditando? Veja o que aconteceu comigo.
Eu não sabia que a consultoria de imagem poderia fazer tanta diferença no meu guarda-roupas. Por conhecer bastante sobre organização, achei que já tinha conhecimento suficiente e que pouca coisa me acrescentaria com relação a isto.
Mas depois de conhecer mais profundamente sobre meu próprio estilo, percebi o quanto esse saber me fazia falta.
Durante o desenrolar da minha análise de cores eu aprendi tanto, mas tanto, que mesmo longe do meu closet, já conseguia identificar aquelas peças que eu nunca usava e que ficavam dentro do armário ocupando cabide e dificultando a organização.
Quanto mais cheio o espaço, mais difícil será para organizar. Primeiro, porque um maior volume de peças levará, logicamente, mais tempo.
E também, quanto mais objetos para disputar o lugar nobre do armário, mais hercúleo será o hábito de voltar às coisas aos seus lugares, uma vez que os espaços livres e de melhor acesso, serão escassos. Então, uma peça parada dentro do guarda-roupas, além de significar dinheiro mal gasto, pode ser o gatilho que faz com que a bagunça apareça com mais facilidade.
É muito importante conhecer o próprio estilo
Desconhecer o nosso estilo tem impactos que eu nunca havia pensado antes. Acabamos por comprar roupas que não combinam com a gente ou com o acervo que temos no armário. Aí a roupa pode ser legal, e às vezes pode até ser um alto investimento para o nosso bolso, mas ela fica lá guardada sem que a gente consiga se sentir bem dentro dela.
O processo de consultoria, à medida que vai trazendo à tona informações sobre o tom da sua pele, olhos e cabelo, e os efeitos que as cores quentes e frias trazem a sua aparência, provocam questionamentos que, quando orientados por um bom profissional, ajudam bastante na hora de encarar o armário e fazer aquele descarte poderoso.
Desconhecer o nosso estilo tem impactos que eu nunca havia pensado antes. / Foto: Freepik
E o que achei melhor de tudo: apesar de ter feito um grande descarte, meu armário parecia que tinha mais roupas do que antes. Na verdade o que fiz foi tirar as peças que não usava e assim enxerguei melhor as que eu gosto e combinam mais comigo.
Uma experiência esclarecedora e que ainda me ajudou a reformular meu corte de cabelo, usar maquiagens e acessórios que mais me favorecem e, o melhor, não gastar dinheiro com coisas que eu acabava comprando por impulso ou porque estavam na moda, mas nunca usava.
Conhecer seu estilo e organizar o guarda-roupas com as peças que você realmente se sente bem usando, vai te ajudar a encontrar as roupas “novas” que estão escondidas no seu armário. É ou não é uma boa ideia?
Adriana Zoni é graduada em Relações Públicas, especializada em Gestão da Informação, com passagem pelo Design de Interiores, e Personal Organizer dá Bee Organiza (@beeorganiza) desde 2015 em BH e arredores. Casada, mãe de uma criança esperta e um adolescente corajoso, uso a criatividade para entender o mundo, escrever histórias e otimizar espaços. Nascida desorganizada, mas atualmente pronta para ensinar sobre as técnicas que conquistaram meu coração e mudaram a minha vida!