Comentários
600
Homens organizados

Veja os segredos para manter um guarda-roupa masculino sempre organizado

Engana-se quem pensa que é impossível manter um guarda-roupa masculino organizado; Marina Almeida compartilhou algumas dicas que vão te ajudar com esse desafio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/08/2022 14:03 / atualizado em 04/08/2022 14:28


Foto: Freepik - Foto: Freepik
 
Quem disse que os homens são todos iguais e bagunceiros, mentiu! Na minha experiência como organizer já vi muitos maridos organizados, que se preocupavam igualmente com a organização do armário e da casa, pois entendem que um espaço ordenado contribui para uma rotina mais prática, escolhas mais rápidas e uso inteligente do tempo.

É verdade que, em geral, o armário masculino já possui uma quantidade de itens bem menor que o feminino, o que contribui bastante para a organização. 
 
As peças padronizadas também ajudam muito para um efeito visual mais harmônico, já que não possuem muitas variações, a não ser pelo comprimento das mangas. 
 
O fato é que não importa o nível de organização do seu pai, sempre é possível melhorar! Por isso, separei para esse artigo algumas informações úteis que vão dar um verdadeiro ‘’glow up’’ em qualquer armário masculino.

5 dicas para manter um armário masculino organizado

1- Padronizar os cabides

Cabide de madeira, de acrílico, de inox e de plástico, juntos e misturados, são um verdadeiro pesadelo quando queremos harmonia e ordem. O que acontece é que a poluição visual gerada por essa variedade de cores e formas chama mais a atenção do olhar para os cabides e não para as peças. Isso gera estresse e ansiedade para o cérebro, atrapalhando o foco que deveria ser nas roupas e consequentemente na escolha dessas peças.

Daí padronizar os cabides e ter todos iguaizinhos não é só frescura, é uma mudança inteligente e muito importante para quem busca um armário ordenado. O cabide de madeira costuma ser uma boa escolha para o closet masculino, pois são resistentes, duráveis e muito elegantes, além de preservarem bem as costuras das roupas.Importante se atentar que, eles são grossos e ocupam mais espaço no varão do que os cabides de acrílico ou veludo, por exemplo, mas se espaço não for um problema, é um cabide muito interessante.
 
Crédito: Canvas Stock media - Crédito: Canvas Stock media
 

2- Gaveta íntima 

Se as gavetas do armário forem muito estreitas é aconselhável que as meias sejam separadas das cuecas. Inclusive, bolinhas de meias devem ser abolidas da rotina se você deseja que as meias se preservem por mais tempo. Isso porque ao fazer as famosas bolinhas, os elásticos vão se desgastando rapidamente e com o tempo, ficam relaxados, perdendo o ajuste na canela. 

Por isso, o correto é que elas sejam apenas dobradas ao meio e colocadas nas colmeias, que são esses nichos plásticos com divisórias. Dessa forma tudo é visualizado, conservado e a dobra ao meio é ainda mais prática de se fazer em comparação a bolinha.  
 
Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
 

3 - O que dobrar e o que pendurar

Blusas de malha e algodão podem ser dobradas, para abrir mais espaço no varão de cabides. Camisas polo são de um tecido que suportam ser dobradas ou penduradas sem gerar danos. Já as camisas sociais devem sempre ser penduradas, pois são de tecido plano, que amassam facilmente.

4-  Clube do coração

É aqui que até os homens mais resistentes à ideia de uma personal organizer se convencem que realmente vale a penar. As camisas de futebol merecem um cuidado diferenciado no armário, pois têm um significado sentimental para muitas pessoas. Também podem ser penduradas ou dobradas, mas nesse caso, é importante que as dobras respeitem o limite dos escudos, para que sejam preservados da melhor maneira possível, sem marcas e prejuízos ao bordado e silks dos patrocinadores.

Crédito: drywash.com.br - Crédito: drywash.com.br

5- Ternos e Blazers

Ternos e blazers jamais devem ser acondicionados em embalagens plásticas, como às que vêm das lavanderias. O plástico não permite a ventilação o que pode ocasionar mofo, amarelamento ou, no mínimo, aquele cheiro terrível de coisa guardada, principalmente quando não é usado com frequência. Portanto, troque o plástico pelas capas de TNT ou Organza, que permitem que as peças respirem.

Crédito: organizecomvocê - Crédito: organizecomvocê

6- Perfumes

Já ouviu aquela expressão: ‘’para quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve?‘’ Pois é, ela também se aplica aos objetos da nossa casa. Se não tiverem um lugar certo para onde voltar, desodorantes, perfumes e cosméticos em geral, provavelmente vão  começar a ‘’passear’’ pelos 4 cantos de todo o quarto: mesas, cadeiras, escrivaninhas e mesas de cabeceira. 

Por isso, sugiro o uso de uma bandeja minimalista para acomodar os perfumes e produtos de higiene. Além de elegante, não fica ‘’brigando’’ com os frascos, e o olhar vai direto para eles, assim como no caso dos cabides. 

Crédito: Canvas Stock Media - Crédito: Canvas Stock Media

7- Gravatas

O que não falta por aí são cabides intitulados como ‘’próprios para pendurar gravatas’’, que, na prática, não são nada funcionais. Ou fazem muito volume no cabideiro, ou as gravatas vão sendo amontoadas de qualquer jeito, e acabam sendo esquecidas. E, minhas dicas são justamente para livrar vocês dessas armadilhas.

Sugiro que as gravatas sejam guardadas enroladas em caixas com divisórias. Assim evita que elas marquem, se embolem e   que fique  possível visualizar todas com agilidade, facilitando a escolha.
  
Crédito: moda.culturamix - Crédito: moda.culturamix

8- Sapatos

A base da organização é a categorização. Então agrupar os sapatos da mesma categoria, irá facilitar muito o dia a dia de qualquer pessoa. Ao invés de tênis ao lado dos sapatos sociais, misturados com chinelos e mocassins, defina uma prateleira para cada categoria. 

Se o espaço for apertado, colocar um pé na frente do outro otimiza o espaço da sapateira e ajuda na visualização, já que você saberá que o pé que está ao fundo corresponde ao pé que está na frente, evitando que somente os da frente sejam usados e os do fundo sejam esquecidos.
 
Crédito: Canvas Stock Media - Crédito: Canvas Stock Media
 

Invista em uma profissional para organizar seu armário masculino

Que tal nesse dia dos pais você inovar e deixar os presentes clichês de lado e presenteá-lo com a experiência de ter o armário organizado por uma profissional?

Com isso você estará oferecendo a ele não somente um serviço exclusivo e personalizado, mas também mais praticidade no dia a dia, menos estresse, economia, já que suas peças durarão mais tempo e serão melhor conservadas, mais qualidade de vida e o mais precioso: tempo. Assim,  ele pode investir no que mais gosta e passar mais tempo junto com você.

Gostou deste conteúdo? Continue navegando pelo Lugar Certo e aprenda a organizar os brinquedos das crianças com a colunista Marina Almeida. 

Para ver mais projetos como este, siga @marina_organiza no Instagram.


Marina Almeida

Formada em Medicina Veterinária pela UFMG e pós graduada em Marketing Digital pela PUC Minas, encontrou na organização de ambientes sua paixão profissional. Nascida em Belo Horizonte, iniciou como Personal Organizer em 2019 e já transformou mais de 250 lares através da organização. Especialista em minimalismo, acredita que a mudança que queremos ver no mundo começa em casa. Conheça seu trabalho no Instagram 
@marina_organiza

Outros Artigos

ver todas
25 de novembro de 2022
10 de novembro de 2022
28 de outubro de 2022
14 de outubro de 2022
30 de setembro de 2022