Novos ares

Organização: conquiste mais espaço na sua casa mudando os móveis de lugar

A simples mudança de lugar dos móveis já é responsável por renovar os ambientes. Mas é importante fazer isso com o devido planejamento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/06/2022 13:33


Com algumas mudanças simples de layout, você conquista mais espaço de circulação. / Foto: Freepik - Com algumas mudanças simples de layout, você conquista mais espaço de circulação. / Foto: Freepik

 

Você está cansado da disposição dos móveis da sua casa? Ou vai se mudar e quer aproveitar o espaço da melhor forma possível? Com algumas mudanças simples de layout, você conquista mais espaço de circulação. Confira as dicas deste conteúdo. 

Basicamente, é preciso investir muito para dar aquela repaginada em casa. Mas o que poucas pessoas fazem é mudar o layout dos ambientes, trocando um móvel e outro de lugar. 

No entanto, é preciso fazer um planejamento prévio e ainda tomar o devido cuidado no deslocamento dos móveis para evitar danos na mobília e riscos no piso. Além disso, cuidar da coluna para não levantar muito peso. 

Portanto, se você tem alguém para lhe ajudar, tanto na hora de planejar quanto no momento de mudar a mobília, sorte a sua, pois o resultado poderá ser incrível. 

A importância de planejar a disposição dos móveis 

Por mais que a casa ou apartamento seja pequeno, é possível organizar a mobília de maneira que ainda sobre espaço. Mas como? 

Comece com um bom planejamento. Portanto, antes de qualquer coisa, tire as medidas com uma trena ou fita métrica. 

Além disso, inicie sua mudança de layout com os móveis maiores. Na sala, por exemplo, comece definindo o local do sofá. Já no quarto, escolha primeiro onde colocar o guarda-roupa. 

De preferência, desenhe a planta baixa em uma folha, imaginando como ficará a disposição dos móveis, juntamente com as medidas das paredes e dos móveis. 

E não se esqueça de um detalhe importante: considere onde começam e onde terminam as janelas e portas dos cômodos, já que é preciso reservar esses espaços. 
 
 É preciso fazer um planejamento prévio e ainda tomar o devido cuidado no deslocamento dos móveis. / Foto: Freepik - É preciso fazer um planejamento prévio e ainda tomar o devido cuidado no deslocamento dos móveis. / Foto: Freepik
 

A funcionalidade dos móveis 

Você já parou para pensar se todos os móveis da sua casa são realmente necessários? Além disso, já notou que muitos móveis funcionais são mais práticos e eficientes que os convencionais? 

Na verdade, os móveis funcionais são aqueles que podem ser usados para mais de uma função. Uma cômoda que também pode ser usada como penteadeira. Um armário que também tem espaço para uma 
mesa de home office. 
 

Enfim, com móveis funcionais fica muito mais fácil organizar os ambientes da sua casa ou apartamento, além de otimizar melhor o espaço. 

Os testes que ajudam a organizar a casa 

Nem sempre ficamos satisfeitos com a primeira disposição dos móveis. Portanto, é natural que tentemos arrastar os móveis para encontrar a melhor solução. 
 
Nesse sentido, fique atento a alguns detalhes importantes. Entre eles estão: 
 
  1. respeite as áreas de circulação, deixando o devido espaço para se mover sem dar cotoveladas nos móveis; 
  2. tire a mesa do centro da sala, por exemplo, pois ela pode ocupar espaço demais; 
  3. aproxime os assentos, assim você terá mais espaço de sobra.
 
O mais importante, no entanto, é planejar previamente onde irá cada móvel, como uma poltrona ou um armário. 
 
Além do mais, ao planejar a disposição dos móveis antes de arrastá-lo, você poupa esforço físico e preserva mais a sua mobília. 
 

O poder das cores claras para “aumentar” o espaço 

 Você já ouviu dizer que as cores claras ajudam a dar a sensação de que os espaços são mais amplos? 
 
E isso é realmente adotado pelos decoradores, que apostam em cores claras, combinadas com cores mais vivas, em espaços pequenos. 
 
Sendo assim, invista nesse truque e deixe a sua casa ou apartamento com mais sensação de amplitude. 
 
Além disso, com as paredes e a mobília mais claras, é possível trabalhar melhor o projeto de iluminação dos cômodos, valorizando mais a composição dos itens presentes. 
 
E, então, você curtiu as dicas de como alterar a disposição dos móveis para deixar sua casa ou apartamento mais amplos e confortáveis? 
 
Aprenda mais dicas de organização e decoração aqui no portal Lugar Certo. Você pode aproveitar para ler também o conteúdo sobre a rotina de organização de casa e os seus benefícios.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
04 de julho de 2022
20 de junho de 2022

No Lugar Certo você encontra o que procura