Comentários
600

Decore sua casa para o Natal e ouse!

A mesmice dos adornos natalinos pode estar com os dias contados. Melhorar os elementos antigos e abusar das novidades traz novo luxo à casa que está se preparando para as festas de fim de ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Reprodução/Internet/Sonho Lilás
Árvores de natal com bolas coloridas, laços enormes de veludo, sapatinhos pendurados, uma guirlanda meio empoeirada na porta, velas decorativas, e claro, um grande Papai Noel que se movimenta e canta musiquinhas. Adornos que encontramos em qualquer lugar todo final de ano, se não reciclados, podem estar com seus dias contados.

Conseguimos uma decoração atual melhorando os elementos antigos e inventando novos para a decoração. Ter uma árvore de Natal em casa é sempre muito bom, mesmo que ela tenha centímetros de altura. Enfeitá-la com anjos de cristal, estrelas e laços prateados é inusitado e muito elegante. Os elementos de vidro e cristais são uma boa ideia para a decoração de Natal. O cristal capta as boas energias dessa época, sem contar que revigora o espírito. Com as luzes, as peças transparentes dão um efeito incrível.

Veja fotos de enfeites natalinos mais modernos

Piscar ou não piscar, eis a questão?! Algumas pessoas pecam pelo excesso de luz e acabam por mostrar aquilo que não teria importância se ficasse no escuro. Se você não participa daquelas ruas em que o bairro todo tem suas casas iluminadas com mega-watts de luzes não há porque você fazer o mesmo. Um jardim bem cuidado pode ficar incrível com uma iluminação de destaque para as espécies mais bonitas ou, até mesmo, para iluminar caminhos e degraus principalmente se a sua ceia de Natal acontecer na parte externa da casa.

Retirar as bolinhas natalinas da árvore e montar cachepôs de vidro é uma alternativa para lindos adornos. Optar pelo uso de elementos secos e naturais é uma boa opção para deixar os ambientes luxuosos, sem cair na obviedade. Mesas e aparadores decorados com velas brancas de diversos tamanhos e trabalhados com condimentos, pinhas e sementes, enobrecem o ambiente e trazem sofisticação.

O recurso aroma é considerado, pois imprime sensações - pode relaxar, reduzir o estresse, estimular, energizar, ou até ser afrodisíaco. E quem disse que guirlanda precisa ser aquela coisa esférica com todos os enfeites possíveis colados quase que simetricamente na borda? A impressão normalmente é que a porta está 20 kg mais pesada e que se aquilo cair poderá fazer um estrago. Aguçar o talento para o artesanato diferenciado é a melhor coisa. Que tal um escultura feita com frutas desidratadas, fios de metal trançados ou flores? Com certeza vai chamar muito a atenção dos seus convidados.

Uma boa maneira de setorizar os papais-noéis pela casa é colocá-los próximos à mesa de guloseimas, já que trazem a alegria, assim como os doces às crianças. Senão, colocá-los em cima de mesas, e enfeitá-los com plantas naturais e velas decorativas. Comprar bons velhinhos daqueles que cantam, dançam e sapateiam, além de não ser barato, pode ser desperdício. Não vai ser possível deixá-los fazer todos esses malabarismos na hora da ceia, com crianças correndo pela casa, convidados chegando para a festa, familiares conversando e tudo ao mesmo tempo.

Os arranjos florais são uma boa forma de alegrar a casa nessa época, sem contar que enobrecem a decoração. Espalhar pela casa bicos-de-papagaio não quer dizer que você acertou. Por que não optar por rosas champanhe e brancas, ou até mesmo lírios, orquídeas, narcisos ou inclusive tulipas e a flor do açafrão, se quiser impressionar?

Para quem quiser modificar ainda mais a casa para o Natal, uma dica é apostar em almofadas, cobre-leitos, toalhas de mesa e jogos americanos (sousplat), um conjunto de baixelas e um belo aparelho de jantar. Cuidado com as cores, estampas e desenhos. Tudo enjoa.

* Carlos Henrique Loyo é designer de ambientes formado pela Escola de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais, com habilitação em projetos para ambientes internos e externos, residenciais e empresariais, urbanos e rurais. Tem capacitação em Educação Patrimonial pela Unifil (Universidade da Filadélfia), e habilidade em projetos paisagísticos e luminotécnicos

Emails para esta coluna pelo chloyodesign@yahoo.com.br, ou contato pelos telefones (31) 8418-7127 e 3582-7935

Outros Artigos

ver todas
08 de julho de 2011
20 de setembro de 2010
14 de março de 2010
21 de janeiro de 2010
04 de janeiro de 2010