Comentários
600

Organizando os armários

Manter tudo em ordem gera bons fluidos nos ambientes e facilita a circulação das pessoas. Comece pelo guarda-roupa!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Anteprojeto da Suíte do Casal, no Cidade Nova, em BH, de Carlos Henrique Loyo - Divulgação Anteprojeto da Suíte do Casal, no Cidade Nova, em BH, de Carlos Henrique Loyo
Malas, caixas, vestidos de festa, meias, gravatas, sapatos e uma imensidão de itens se aglomeram num guarda-roupa quando não organizado. Na era do consumismo acelerado, muitas peças do vestuário se dividem nos espaços com os mais variados acessórios.

Para uma organização mais precisa e fácil dos armários, é interessante primeiro que se faça uma limpeza e se retire tudo o que não tem mais valor ou importância para ser descartado, ou melhor, doado.

É necessário que se defina também as separações das roupas por temporada. Normalmente as peças de tricô, lã, veludo e couro são usadas no outono e inverno. Com isso, elas podem ser alocadas de forma que sua posição no armário não fique tanto em evidência, cedendo espaço às roupas da estação atual.

Veja fotos de acessórios que ajudam a organizar a casa

Separar as roupas de baixo em gavetas distintas é uma boa dica. Cuecas, calcinhas, sutiãs e meias ficam separados por gavetas. Caso você não tenha espaço para tantos gaveteiros, a melhor forma é setorizar as peças em cada uma das gavetas. Pijamas, camisolas e outras peças de dormir também ficam mais agradáveis se acondicionadas em uma repartição exclusiva.

Leia mais sobre organização dos espaços:
Casa bonita, limpa e funcional
Energia renovada para o ano novo
Acessórios ajudam a colocar ordem em casa

Os trajes de banho são um aparte dentro dos armários. Sungas, maiôs, biquínis, saídas de praia, entre outras, merecem atenção especial. O ideal é que essas peças sejam reservadas em um espaço exclusivo dentro do guarda roupa. Por serem muitas vezes de tecidos leves, não amassam, portanto não há problema em permanecerem dobradas por temporadas.

Os sapatos não devem permanecer dentro das caixas em hipótese alguma. Esse tipo de situação pode conferir odores aos calçados e inclusive estragá-los por ficar muito tempo fechados e espremidos dentro das embalagens.

A melhor sugestão para acondicionar os trajes de festa que são usados ocasionalmente é embalá-los por uma capa protetora, já que podem perdurar em anos de uso. Essa capa contribui para que as peças não sejam danificadas, haja visto que muitas delas possuem pregas, pastilhas, paetês e miçangas, bordados ou até um corte especial.

As gravatas podem ser enroladas sem que estejam dobradas, para não danificá-las, caso o problema seja a falta de espaço. O ideal é que elas fiquem abertas, o que facilita a visualização.

Jóias devem ficar num cofre. Caso você não possa ter esse luxo, procure uma caixa discreta para que seu conteúdo não fique evidente. Bijuterias podem ser setorizadas por cor, modelo e usos. Esses tipos de acessórios rapidamente saem de moda, então doe os que não te interessarem mais.

Gavetas com chave, prateleiras, aramados e corrediças, espaço para os maleiros, gavetas estreitas para roupas de baixo e de banho, calceiros e gavetas médias para camisetas e camisas de uso diário são elementos que não devem ficar de fora num projeto de guarda- roupa.

O DESIGN DE MÓVEIS

Dentro da organização geral no closet ou guarda roupa, uma sugestão bem interessante é usar o degradê das cores. Esse recurso facilita a escolha das peças, e é mais eficiente se as roupas estiverem separadas por uso, freqüência e ocasião.

Para armários altos, encontramos no mercado cabideiros retráteis, o que evita o uso de banquetas e escadas. Cabideiros com 1,50m, aproximadamente, são indicados para vestidos e trajes de festa. Aramados e prateleiras móveis facilitam a organização de sapatos. Gavetas com tampos ou frentes transparentes contribuem para uma rápida identificação do que está acondicionado no interior.

Existem luminárias próprias para armários, o que também facilita a escolha das peças.

Cada móvel se planejado e pensado previamente reduz as chances de erro e são capazes de atender todas as demandas dos seus usuários. Aproveite!

Leia outros artigos do designer no Lugar Certo:
A magia dos tecidos
Acessórios para banheiro

* Carlos Henrique Loyo é designer de ambientes formado pela Escola
de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais, com habilitação em projetos para ambientes internos e externos, residenciais e
empresariais, urbanos e rurais. Tem capacitação em Educação Patrimonial pela Unifil (Universidade da Filadélfia), e habilidade em projetos paisagísticos e luminotécnicos

Emails para esta coluna pelo chloyodesign@yahoo.com.br, ou contato pelos telefones (31) 8418-7127 e 3582-7935!

Outros Artigos

ver todas
08 de julho de 2011
20 de setembro de 2010
14 de março de 2010
21 de janeiro de 2010
04 de janeiro de 2010