Comentários
600

Os bancos : um olhar sobre a decoração indígena

Peças diferentes, exclusivas e cheias de simbolismos são um plus na decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/07/2011 12:05 / atualizado em 25/04/2013 15:44 Carlos Henrique Loyo /Especial para o Lugar Certo
Divulgação
As peças de arte indígenas, além de serem objetos cobiçados por arquitetos e decoradores que querem singularidade e  brasilidade para os seus projetos, têm uma função ritualística para os povos que os criam. Podem referenciar ritos de passagem e servir de instrumentos cerimoniais. Essas tradições ancestrais são mantidas até os dias atuais mesmo com as várias transformações pela qual passaram a sociedade indígena.

Existem uma diversidade de formas, grafismos e conteúdo simbólico por trás dos bancos indígenas. Cada grafia tem um significado, normalmente com técnicas e simbologias que identificam sua tribo.

Algumas peças são esculpidas em toras de madeira sem quaisquer tipos de colagem e emendas, o que confere uma maior credibilidade a essas peças, bancos e assentos em sua maioria, uma técnica incomparável e que vem sendo cada vez mais valiosa e importante para a identidade cultural. Os bancos são a principal atração decorativa nas moradias indígenas.

Além da arte e do artesanato tão imponentes e marcantes da cultura brasileira, as peças de origem indígena devem ser consideradas quando queremos remeter aos nossos ambientes toques de personalidade, ousadia e comprometimento.

Sob medida

Na M’Boitatá Arte & Antiguidade, no bairro Santo Antonio em Belo Horizonte, sobre curadoria de Germana Moro, é possível encontrar peças de mobiliário incríveis de diversos grupos indígenas brasileiros, além de adornos, obras e peças da arte brasileira.

Tags: decoração

Outros Artigos

ver todas
08 de julho de 2011
20 de setembro de 2010
14 de março de 2010
21 de janeiro de 2010
04 de janeiro de 2010