20 de setembro de 2010 - Tendência em voga no contexto de casas bem planejadas e que valorizam as atividades de convívio e interação entre os indivíduos, os espaços gourmets são cada vez mais objetos de desejo e de interesse.
De um ponto de vista cultural, ainda podemos considerar que o hábito mineiro, - de receber pessoas em casa e ficar bons espaços de tempo dentro de suas cozinhas -, faz com que essas áreas de convívio, geralmente setorizada externamente a residência, sejam uma outra opção que contribui para essas práticas de convivio entre seus moradores e seu círculo de amizades.
Uma boa churrasqueira, elétricas ou a gás, pré-moldadas ou totalmente artesanais e feitas sob medida. Fornos de pizza, fogões a lenha, uma grande mesa com muitos assentos são, sem dúvida, alguns pontos que raramente são descartados quando pensamos em criar um ambiente de lazer e gastronomia dentro de nossas casas.
Analisando as demandas de cada cliente, é pertinente que se paute quais outros equipamentos são tão importantes como esses tradicionais enumerados anteriormente.
Um bom equipamento de refrigeração, seja um grande e abrigador refrigerador, ou até câmaras frigorificas, é um elemento de extrema importancia, quando pensamos em desenvolver esses espaços.
Pensar no sistema de sucção de fumaça é outro elemento construtivo do ambientes a ser considerado, se o ambiente demanda de saídas externas dessas impurezas, se existirá um sistemas de exaustão ou purificação de ar, e não simplemente se a melhor opção é utilizar uma coifa ou uma chaminé tradicional.
Máquinas de gelo eletricas, adegas climatizadas, fornos eletricos, micro-ondas , maquinas de café, chopeiras, cooktops de apoio e até os tradicionais e conhecidos eltrodomésticos de cozinha , devem ser pensados na hora da montagem de um ambiente desses.
Dentro da gama de revestimentos e acabamentos para embelezar e que funcione dentro desses ambientes, o mercado está saturado de novas ideias e produtos que conferem a esses espaços originalidade e total qualidade. Madeirados, pastilhas, cimento queimado, ladrilhos hidraulicos, porcelanatos, pedras industrializadas, vidros temperados e coloridos, texturatos, tintas especiais, tijolos aparentes, pedras ornamentais, enfim, muitos produtos super conhecidos do publico e que sempre voltam atualizados, melhores tecnologicamente e com cara nova.
Pense! Estruture seu ambiente e analise o que você realmente precisa para o seu espaço. Por tratar-se de um ambiente de integração de pessoas e gastronomia, devemos atentar para o que realemente precisamos que estajam nesses espaços e o que é dispensavel e/ou pode limitar-se a ficar apenas na cozinha doméstica da casa.
Leia outros artigos de Carlos Loyo no Lugar Certo:Piso de PVC: uma novidade que veio para ficarRevitalizando os móveis antigos!Organizando os armáriosA magia dos tecidosAcessórios para banheirosCarlos Henrique Loyo é designer de ambientes formado pela Escola de
Design - Universidade do Estado de Minas Gerais, com habilitação em
projetos para ambientes internos e externos, residenciais e
empresariais, urbanos e rurais. Tem capacitação em Educação Patrimonial pela Unifil (Universidade da Filadélfia), e habilidade em projetos paisagísticos e luminotécnicos
Emails para esta coluna pelo chloyodesign@yahoo.com.br, ou contato pelos telefones (31) 8418-7127 e 3582-7935