O mundo das estamparias se inspira na moda para trazer à decoração tecidos tecnológicos, sustentáveis e sofisticados, sem abrir mão da beleza e praticidade
Na Amém Casa, em BH, os clientes podem encontrar uma diversidade de estampas e produtos
Os tecidos estão em alta dentro do universo do design de ambientes. Há algum tempo, o que era usado basicamente em cortinas, almofadas e produtos de cama, mesa e banho, era o que estava disponível em termos de tecidos para decoração. O setor agora acertou, visto o fato de já existirem no mercado produtos desenvolvidos a partir de tecidos anteriormente exclusivos da moda, incorporando as tendências, como é o caso das sedas e shantungs, o couro, o linho e o algodão, entre tantos outros de conhecimento do público.
Com a demanda em criar e desenvolver novas ideias para a decoração, os tecidos se sofisticaram em função dessa necessidade de viabilização e modernização, e muitos evoluíram tecnologicamente com o objetivo de se adaptar aos novos usos e resistir ao cotidiano e às intempéries - como as freqüentes exposições ao sol nas áreas externas, e à água, sob espreguiçadeiras em decks de piscina.
A tendência de tecidos e revestimentos mais artesanais, como os crochês, pontos de tricô e bordados são uma vertente positiva quando o assunto é arte decorativa. Esse tipo de trabalho, por ser muito específico, confere ao projeto uma exclusividade surpreendente, já que normalmente sua confecção depende de profissionais especializados. Dentro dos produtos naturais, a seda, o veludo bambu (um produto belíssimo com um brilho singular), o algodão e a camurça são usados em grande escala nas mais variadas cores e texturas.
Considerando a linha dos tecidos eco-sustentáveis, que são reaproveitados, é possível encontrar no mercado os tecidos desenvolvidos a partir de lonas de caminhão. Um exemplo com inúmeras cores e com uma textura incrível.
Outra grande novidade no mundo dos tecidos e estamparias são os chamados tecidos digitais. Existe, por exemplo, um pantone com 128 cores que pode ser desenvolvido em vários fundos de tecidos (gorgorão, voil, seda, entre outros). Essa linha de produtos permite inclusive que o cliente traga a imagem que quiser para ser impressa em suas almofadas, cortinas e estofados, tudo nas cores que achar mais interessante.
Ambiente com tecidos da Camengo
A escolha assertiva dos produtos certos no design depende muito de uma boa análise do uso, da demanda e do perfil de cada cliente. Os tramados e linhos são exemplos de tecidos mais recomendados para um uso ameno. Já o neopreme, tecido usado em macacões que conferem impermeabilidade durante as práticas de mergulho, as lonas e os mais rústicos são muito indicados para locais de uso constante, por não aparentarem tanta sujeira, além de serem muito confortáveis.
O que revoluciona um bom projeto de decoração de interiores é, sem dúvida, a capacidade de "misturar" estampas e diferentes tecidos num contexto único. A sensação de que usar tudo igual, discreto, ou "branco" é mais difícil de errar é uma mentira. Esse tipo de referência pode deixar o projeto sem vigor e não imprimir a personalidade dos clientes e usuários no ambiente.
SOB MEDIDA
Ana Lúcia Cabral, proprietária da Amém Casa, na Rua Domingos Vieira, 197, em Belo Horizonte, e apresentadora do programa Viver com Estilo (voltado ao design, decoração, arquitetura e gastronomia), tem em sua loja belíssimos produtos nacionais, importados e super exclusivos para atender a qualquer perfil de cliente e todas as suas necessidades quando o assunto é tecidos, papéis de parede, cortinas e tapetes. Tudo com muita arte, qualidade e bom gosto oferecidos por ela e toda sua equipe de profissionais.
* Carlos Henrique Loyo é designer de ambientes formado pela Escola de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais, com habilitação em projetos para ambientes internos e externos, residenciais e empresariais, urbanos e rurais. Tem capacitação em Educação Patrimonial pela Unifil (Universidade da Filadélfia), e habilidade em projetos paisagísticos e luminotécnicos
Emails para esta coluna pelo chloyodesign@yahoo.com.br, ou contato pelos telefones (31) 8418-7127 e 3582-7935