Comentários
600

Por dentro do concreto - Parte I

Utilização do material, considerado uma das grandes descobertas da civilização humana, remonta à antiguidade, e foi difundida com o fim da Segunda Guerra Mundial. A custo baixo e disponível em abundância, o concreto revolucionou a construção civil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Reprodução/Arcoweb
O uso do concreto como material de construção remonta ao antigo Império Romano. É considerado o mais importante material de todas as épocas da civilização humana. Nos tempos modernos, a utilização do concreto difundiu-se rapidamente, principalmente com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando foi importante para a reconstrução dos países devastados pelo conflito.

Suas principais vantagens são: custo relativamente baixo das matérias-primas; disponibilidade abundante na maioria dos locais onde é empregado; facilidade de moldagem; sistema estrutural monolítico; boa durabilidade e resistência a agentes agressivos; utilização de mão de obra não especializada; baixo consumo de energia; contribuição para o desenvolvimento sustentável e possibilidade de adição de resíduos industriais em sua composição. Ou seja, nenhum outro material oferece tão boas propriedades a um custo tão competitivo.

O concreto é constituído por uma mistura homogênea de cimento, agregado graúdo (brita), agregado miúdo (areia), aditivos, adições, e claro, água. As características de cada um desses materiais e suas propriedades influem direta ou indiretamente nas propriedades do concreto, seja no estado fresco ou endurecido.

As propriedades do concreto no estado fresco são a trabalhabilidade e a coesão dos materiais. Já no estado endurecido, são a resistência mecânica e a durabilidade.

A proporção entre os constituintes do concreto define qual será sua resistência final à compressão, seu módulo de deformação e sua durabilidade frente às agressões a que estará sujeito. Normalmente, este traço é definido pela quantidade de agregado por unidade de cimento, em massa ou volume. A quantidade de água a ser utilizada no emassamento também é fundamental para a obtenção das propriedades finais do concreto, sendo definida em função da quantidade de cimento. Em excesso, a água provoca o aumento da porosidade e diminuição da resistência mecânica e durabilidade do concreto. Em falta, provoca a diminuição da trabalhabilidade e dificuldade de aplicação e adensamento.

O cimento é o principal componente do concreto. É o grande responsável pelo endurecimento e pela resistência mecânica adquirida. Existem vários tipos de cimento indicados para casos diversos. Alguns cimentos possuem endurecimento rápido com altas resistências iniciais, outros possuem maior resistência à agressividade ambiental. Esta escolha deve ser feita por profissional capacitado.

Os agregados compõem o maior volume do concreto. As principais propriedades que influenciam em suas propriedades são: granulometria e curva granulométrica, tipo de material e formato dos grãos.

Os aditivos e adições são utilizados para conferir ao concreto propriedades especiais, tais como: maior plasticidade; maior retenção de água; maior tempo para início de pega; pega mais rápida; maior compacidade; durabilidade e impermeabilidade, entre outras.

Para ficar claro para o leitor, este e os próximos artigos não têm o objetivo de formar especialistas em concreto, mas antes ajudar o cidadão comum a entender um pouco melhor sobre este material tão utilizado no dia a dia. Nas próximas semanas, serão abordados maiores detalhes sobre a produção, transporte, aplicação, adensamento, cura e recuperação de concreto.

Dúvidas e sugestões de matérias poderão ser enviadas para o email: giulliano.polito@gmail.com

Outros Artigos

ver todas
28 de setembro de 2010
14 de julho de 2010
19 de maio de 2010
02 de abril de 2009
25 de janeiro de 2009