Comentários
600

Como ganhar com a sustentabillidade

Processos construtivos que respeitam o meio ambiente e minimizam impactos se tornam cada vez mais um bom negócio para empreendedores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
SXC.hu/Banco de Imagens
Desenvolvimento sustentável é a forma de conceber um empreendimento atendendo às necessidades atuais desta geração, sem prejudicar a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. A concepção de sustentabilidade traz um tom no mínimo altruísta em sua definição; porém a sustentabilidade é mais que um ato altruísta. Tampouco é um ato de caridade. Sustentabilidade saiu do discurso ecológico para se tornar um negócio.

Com esta visão, precisamos abrir nossa mente e começar a pensar em como ganhar sendo sustentável. Alcançar um bom nível de sustentabilidade em um empreendimento com um custo elevado não fará com que empreendedores se interessem por este tipo de negócio - muito pelo contrário, os afastará de "pensar e conceber verde".

Aprendi que a melhor relação que há num negócio para que ele se torne duradouro é quando as duas partes saem ganhando, a chamada "relação ganha-ganha". Desta forma, o empreendedor também deve ter benefícios sendo sustentável. Então chegamos ao questionamento que será fator decisivo na escolha de empreendedores: como ganhar com a sustentabilidade?

É preciso entender que o resultado do custo-benefício de uma construção sustentável começa a se tornar positivo ao trazer para o empreendedor um diferencial competitivo. A imagem de uma construção sustentável perante os potenciais compradores de uma edificação e toda sociedade é altamente relevante e a busca por estes empreendimentos tem tido uma alta demanda no mercado atualmente.

Leia o outro artigo da Green Gold no Lugar Certo
Por um "leed" brasileiro

Além disso, a postura das normas e legislações dos governos, quer em nível municipal, estadual ou federal é exigir, cada vez mais de forma rigorosa, soluções e práticas sustentáveis na construção. Adaptar-se a esta tendência então será uma questão de tempo, e já temos empresas no ramo da construção como exemplos de sucesso nesta empreitada ao alcançar um percentual de elevação de custos na construção de apenas 2% em seus empreendimentos sustentáveis, se comparados aos processos convencionais de construção.

Também já é constatado que os custos da manutenção de um empreendimento verde está na faixa de até 50% mais baixo do que um convencional. Óbvio que este benefício, numa visão simplificada, aparenta atender apenas ao usuário final, porém, este fato influenciará fortemente na taxa de condomínio dos edifícios, algo hoje muito avaliado pelos compradores de apartamentos residenciais, por exemplo, na escolha do imóvel que irão adquirir.

Ser sustentável também traz algo muito valorizado por empreendedores: a otimização e controle dos processos beneficiam a diminuição do desperdício de recursos e a busca por insumos regionais diminui o custo e o tempo no transporte destes para o empreendimento. Isto já é algo sedimentado na cadeia de processos com os sistemas de gestão de qualidade já consolidados nas empresas do ramo da construção civil. Basta apenas redirecionar o foco pela busca de insumos reciclados para a utilização nos empreendimentos.

Vale a pena também considerar a questão do investimento estrangeiro, que com certeza irá buscar empreendedores com visão sustentável para se associar, devido à exigência e postura da sociedade de seus países de origem.

Como podemos perceber, há várias vantagens e diferenciais que beneficiam empresas a pensarem e conceberem seus empreendimentos de forma sustentável. Sendo assim, podemos concluir que a sustentabilidade é um negócio, ou melhor, um bom negócio.

Júlio César Fonseca é graduado em Engenharia Civil e na área Elétrica, MBA em Gestão de Projetos, Diretor de Engenharia da Green Gold Engenharia e Projetos, empresa-membro do Green Building Council Brasil. Visite o site da Green Gold

Outros Artigos

ver todas
13 de setembro de 2010
11 de agosto de 2010
02 de junho de 2010
20 de abril de 2010