Comentários
600
Jardim

Jardinagem: a importância de fazer uma boa manutenção

O jardim tornou-se parte integrante das residências e dos empreendimentos corporativos; veja dicas de manutenção listadas por nossa colunista Nathália Cavalcante

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/09/2022 14:54


Foto: branco.com - Foto: branco.com

 

Hoje em dia é difícil encontrar espaços sem um cantinho verde. Você possui um jardim planejado e projetado por um profissional? Então já sabe que para mantê-lo bonito é preciso alguns cuidados periódicos imprescindíveis.
 
Se você está se perguntando o porquê de fazer essas manutenções mensais no seu jardim, a resposta é clara: para manter o que foi projetado e para saúde das mudas plantadas. É impossível manter um jardim bonito sem os cuidados necessários que vamos citar nesse texto. Por isso fique atento a todas as dicas e detalhes que vamos abordar.

As vantagens da manutenção de jardim 

Já pensou contratar o serviço de um escritório de paisagismo, pagar caro por um projeto e pela execução do serviço e depois de 2 meses as plantas morrerem ou o jardim perder o seu formato original por falta de cuidados? Para isso serve a manutenção mensal, para manter o espaço projetado sempre bonito, bem cuidado e charmoso. 

As vantagens da manutenção periódica do jardim são:

  • manter o ambiente agradável;
  • garantir que as plantas fiquem saudáveis;
  • evitar prejuízos;
  • reduzir gastos hídricos;
  • manter o que foi planejado a longo prazo no projeto paisagístico;
 
Foto: Estúdio Paisagismo - Foto: Estúdio Paisagismo
 

Como deve ser feita a manutenção do jardim

São diversos cuidados que se devem ter no momento da manutenção mensal do seu jardim. Nós do escritório Estúdio Paisagismo sempre damos para os nossos clientes um caderno de manutenção com todas as espécies plantadas. Nesse caderno ensinamos a forma correta de poda, irrigação e adubação, seguindo essas dicas fica fácil manter o que foi projetado.  

Abaixo algumas medidas importantes:

- Em se tratando do gramado, é importante podá-lo uma vez ao mês nos meses quente e chuvosos, mantendo sempre uma altura padrão. Nos períodos secos, a periodicidade pode ser aumentada, respeitando o crescimento reduzido do gramado;
 
- Os arbustos devem ser limpos e podados;
 
- As forrações devem ser limpas retirando as folhas secas e mantendo o formato original do projeto;
 
- Afofamento do solo em canteiros, melhorando a aeração e capacidade de infiltração da água no solo;
 
- Verificar o aparecimento de pragas;
 
- Analisar se deverá ser feito o replantio de algumas mudas;
 
Como podem observar, são diversas ações para manter o jardim sempre bonito. Mesmo que o seu espaço seja apenas para lazer, ele também precisa da sua atenção.

Serviço Profissional

Na correria do dia a dia às vezes não sobra tempo para tais cuidados, ou mesmo não possuímos conhecimento técnico suficiente para tomar a melhor decisão no melhor momento. Por isso é sempre bom se precaver e solicitar a ajuda de uma empresa ou jardineiro capacitado para realizar essas ações. 

Profissionais especializados em manutenção conhecem a forma certa de poda, adubação e irrigação de cada espécie. É muito comum passear pela cidade nos depararmos com uma poda mal feita ou drástica de uma planta. A condução errada das plantas gera muito prejuízo para o cliente.
 
Por isso é fundamental pensar no seu jardim a longo prazo, é impossível manter a beleza do seu espaço verde sem os cuidados necessários. Investir em manutenção é garantir qualidade de vida!

Gostou das dicas? 

Navegue pela página da nossa colunista e veja mais conteúdos como este para facilitar sua vida na hora da decoração da casa.
 
Para ver mais projetos como este, siga @estudiopaisagismo no Instagram e acesse estudiopaisagismo.com.br
 

Nathália Cavalcante 

Nathália se formou em 2012 pela Faculdade Santo Agostinho e é responsável pelo setor de Projetos do escritório Estúdio Paisagismo.

Outros Artigos

ver todas
18 de novembro de 2022
04 de novembro de 2022
21 de outubro de 2022
07 de outubro de 2022
23 de setembro de 2022