Terrários: o que são, como cultivá-los e os principais cuidados
Os terrários são mini jardins cultivados em potes abertos ou fechados e, além de decorativos, são terapêuticos; conheça mais sobre com a colunista Nathália Cavalcante
Já parou para pensar que podemos criar um ecossistema inteiro dentro de um potinho? Assim são os terrários, mini jardins cultivados em potes abertos ou fechados, dependendo da espécie escolhida.
Além de decorativos, os terrários são terapêuticos e a opção ideal para quem não tem muito tempo para cuidar das plantas. Pois a maior parte deles são autossustentáveis.
É impossível olhar para um terrário e não se perder nos detalhes mágicos, esses pequenos potinhos são uma explosão de vida e criatividade.
As principais dicas para seu cultivo
Terrários são locais onde as plantas realizam fotossíntese dentro de um recipiente fechado. Mas existe uma variedade de terrários abertos que podemos cultivar outras espécies de plantas.
Nos terrários fechados o ideal é cultivar plantas que gostam de calor e umidade como as:
pileas
peperômias
musgos
pequenas samambaias
hera Inglesa
planta confete dentre outras;
Nos terrários abertos as plantas recomendadas são:
cactos
suculentas
mini palmeira Chamaedoria
mini Antúrios
jiboia dentre outras;
Foto: Campograndenews
A História dos Terrários
O grande inventor dos terrários foi o Dr. Ward, 2 séculos atrás. Tudo começou com uma experiência para acompanhar a metamorfose da crisálida em borboleta, para isso o Dr. Ward criou um ambiente dentro de um pote de vidro a fim de observar esse processo.
O que ele não imaginava é que ele estava criando o que chamamos hoje de terrário. Os botânicos e caçadores de plantas logo começaram a criar também as "Wardian Case", como foram chamadas, e passaram a transportar espécies valiosas do “Novo Mundo” para o velho continente.
Passo a passo para montar um Terrário
1- Escolha o recipiente
O primeiro passo para montar um terrário é a escolha do recipiente, muitos optam por recipientes de vidro para que as camadas fiquem visíveis.
2- Limpe bem o recipiente e comece a montagem
Após ter escolhido o recipiente, limpe-o bem para começar a montagem, a primeira camada é feita com pedriscos da sua preferência. A segunda camada é feita com terra e assim por diante dependendo da altura do pote.
3- Use e abuse de criatividade para a decoração
O último passo é a disposição das plantas e elementos decorativos da sua preferência. A regra dos terrários é a sua imaginação, aproveite para se distrair ouvindo uma boa música.
Foto: Carlos Piratininga
Atenção aos cuidados
Para os esquecidos eis aqui a solução, terrários fechados podem passar meses sem rega e os terrários abertos precisam apenas de algumas borrifadas de água de 15 a 20 dias. Simples e sem estresse, aproveite essa dica e espalhe terrários pela casa.
Lembrem-se que os terrários são ecossistemas vivos sempre em transformação.