Mesmo com pouco espaço é possível cultivar uma horta. / Foto: ISTOCK
Hoje não se tem mais dúvidas que a alimentação saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida e para isso muitas pessoas optam por cultivar em casa seus próprios temperos, ervas e frutas.
A certeza que temos é que esses alimentos cultivados em casa são livres de agrotóxicos e podem ser ingeridos sem nenhuma preocupação.
O primeiro ponto para quem quer ter espécies comestíveis em casa é observar onde há maior incidência solar (direta ou indiretamente), pois a exposição ao sol é fundamental.
Mesmo com pouco espaço é possível cultivar uma horta. Escolha um local com um mínimo de 2 horas de sol diárias e distribua os vasinhos.
Dicas para começar sua mini-horta
Você precisa decidir se vai plantar sementes ou mudas pequenas. As sementes precisam de um tempo maior para germinar em contrapartida, o plantio é simples e você só irá precisar de uma terra fofa em uma jardineira ou um canteiro.
Caso opte pelas mudas pequenas é necessário observar se essas mudas foram cultivadas em estufa ou ambiente com sol direto para que a mudança não seja brusca. Para plantar mudas cultivadas em estufas o ideal é que a transição para um ambiente com sol direto seja gradual.
Outro ponto importante, diz respeito às particularidades de cada espécie. Não se deve misturar espécies totalmente contrárias em relação às regas e incidência solar. O ideal é fazer o agrupamento de espécies que tenham necessidades parecidas.
Por exemplo, a Sálvia e o Orégano precisam da mesma quantidade de água. Já a Hortelã e o Alecrim, não combinam juntos pois demandam cuidados distintos e são espaçosas, podendo prejudicar o crescimento uma da outra.
A alimentação saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida. / Foto: minhasplantas
O Que Plantar?
As melhores ervas/temperos para se ter em casa certamente são as mais úteis para a cozinha e recomendadas para o nosso clima, são elas:
alecrim
manjericão
orégano
hortelã
tomilho
sálvia
pimenta
salsão
Cuidados que deve se atentar
Os temperos devem ser regados todos os dias sempre na primeira hora da manhã, devemos evitar a rega a tarde quando o sol é mais forte.
A quantidade de água dependerá do tamanho dos vasos, mas nunca os encharque. Quando for preciso fazer uma adubação para correção do solo, optar sempre por adubos orgânicos. Para o combate às pragas utilize métodos caseiros e orgânicos, evitando químicos.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre hortas e temperos, já podemos começar o plantio e parar de adiar o início de uma vida mais saudável e com qualidade.
Gostou das dicas da Nathália Cavalcante?
No Lugar Certo você encontra vários textos da paisagista que podem te ajudar na hora de aderir às plantas na decoração da sua casa ou escritório. Acesse a coluna da Nathália Cavalcante e veja as dicas disponíveis.