Diferentemente da astrologia ocidental, que se baseia no calendário solar, a astrologia chinesa se baseia nos ciclos lunares, que variam de ano para ano. Cada chamado ciclo da astrologia chinesa possui 60 anos, formado por cinco períodos de 12 anos. Cada ano possui uma característica distinta, atribuída a um animal. Então, temos 12 animais, cada um regendo um ano distinto, formando um período. Além disso, em cada ciclo anual prevalece um dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. Com isso, cada ano é regido por um signo animal que exerce sua influência sobre as pessoas nascidas naquele ano, agregado ao elemento. O ano novo chinês tem início, sempre, entre janeiro e março, na segunda lua nova após o solstício de inverno.
Assim sendo, em 2010, o ano novo chinês terá início dia 14 de fevereiro. Será o ano do Tigre de Metal. Portanto, 2010 trará consigo as qualidades do Tigre - carismático, sensível, inflamável, generoso, realizador, mas também impetuoso, imprudente, arrogante e desobediente, além da energia do metal, que está associada à justiça e à marcha adiante, tanto do ponto de vista financeiro como espiritual. Será um ano com a energia do metal yang, que é determinado e não volta atrás nas decisões, movendo-se rapidamente.
Na filosofia chinesa, o Tigre é o guardião do Oeste, protetor dos filhos, grande fornecedor de energia. Será um ano onde deveremos estar atentos às forças instintivas que resistem a qualquer controle, portanto perigosas. Deveremos dar mais atenção aos nossos pulmões, à nossa respiração, à nossa cabeça. Também aos ossos.
Até o dia 2 de fevereiro de 2011 o centro de todos os lares estará extremamente favorável. Por outro lado, deveremos evitar a direção Sudoeste, que estará bastante desfavorável. Dormitórios, circulação de vento, motores em funcionamento por 24 horas, não são recomendados para esta direção em 2010. O Nordeste deverá ser olhado com atenção e cautela.
Lembrando que o ano do Boi (2009) foi um ano sujeito a acidentes envolvendo a terra, o ano do Tigre poderá trazer acidentes que envolvam metais.
O período que antecede o ano novo chinês é um bom momento para limpar, organizar e descartar tudo o que não for mais útil. Esta faxina, física e energética, deve ser feita não só nos imóveis como também na própria pessoa, tratando postura, corpo e mente.
Os nascidos no ano do Tigre e do Macaco devem se acautelar mais este ano. Será um ano de grandes flutuações para estes nativos. Os nascidos em Macaco, em especial, poderão ser pegos de surpresa, podendo ter um ano difícil.
Também é um bom momento para uma reavaliação global, a nível de Feng Shui, tendo em vista a mudança de energia ocasionada pelas estrelas anuais que "voam" para determinados palácios (pontos cardeais), reconfigurando todo o espaço.
Desejo a todos um Feliz Ano Novo, com muita saúde, felicidade, prosperidade e sucesso!
Leia outros artigos de Valéria Loureiro no Lugar Certo:Feng Shui: energia para o ano novoFeng Shui: a escola do Chapéu PretoFeng Shui: energia aplicada em casaFeng Shui: a energia da formaFeng Shui: energia para a vidaPara dúvidas ou sugestões para esta coluna, envie e-mail para valerialoureiro@icterapiasholisticas.com.br.*Valéria Loureiro é arquiteta e consultora de Feng Shui. Saiba mais no site da IC Terapias Holísticas, ou pelos telefones (31) 3441-8009 e 3492-2580