Decoração

Carpete: confira quais são as vantagens de usar o material em sua sala

O revestimento do piso era muito usado antigamente, mas acabou sendo substituído por outros materiais, embora apresente muitas vantagens

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/10/2021 13:00 / atualizado em 11/10/2021 14:13


Carpete para sala - Freepik Carpete para sala

O carpete é um tipo de tapete fino que reveste todo o piso do cômodo. Antigamente, ele era o queridinho dos decoradores nos apartamentos, casas e escritórios, mas acabou sendo substituído por outros materiais. Hoje em dia é possível pensar quais os benefícios e vantagens do uso de carpete na sala e em outros ambientes. 
 
Então, confira neste conteúdo quais são as razões de quem utiliza carpete na decoração da sala para ter uma casa mais aconchegante e elegante. Veja também os principais tipos de materiais usados na produção do carpete. 

Afinal, o que é carpete? 


Embora o carpete seja muito parecido com o tapete, ele não é a mesma coisa. Isso porque o tapete pode apresentar-se com diversos tamanhos, cores e estampas. 
 
Já os carpetes são feitos com um material mais fino e resistente e geralmente de uma cor só. Além disso, eles são feitos especialmente para serem fixados no rodapé. 
 
Na maioria das vezes, eles revestem o piso da casa inteira, com exceção da cozinha e banheiro, que são áreas úmidas. 
 
Dessa forma, se você está construindo ou reformando, e ainda não decidiu qual piso usar, confira a seguir as vantagens desse revestimento. 

Quais são as principais vantagens do uso do carpete?


Quem opta pela instalação do carpete, especialmente na sala, pode ter a certeza de que ele terá algumas vantagens.
 

Aconchegante

O revestimento dá mais elegância ao ambiente, combinando com os acessórios e mobília.

Aparência

Esse revestimento também tem a vantagem de disfarçar pequenos defeitos no piso. Portanto, quanto mais grosso ele for, mais problemas irá camuflar.

Baixo custo

Os benefícios do uso do carpete na sala estão, inclusive, no custo-benefício, já que se trata de um piso mais barato que o porcelanato ou a madeira.

Conforto térmico

Se você precisa de um ambiente aquecido, principalmente se morar em regiões frias, o carpete é uma excelente opção.
 

Fácil de limpar

Embora o porcelanato, por exemplo, seja mais fácil de limpar, a limpeza do carpete não é tão complicada como se imagina. Basta usar um aspirador de pó e um pano úmido que o piso ficará limpo.

Garantia

Uma prática comum entre as empresas instaladoras de carpetes é a garantia, que pode ser bastante longa conforme a empresa. 
 

Isolamento acústico

Diferentemente da madeira, o carpete não faz barulho ao pisar. Dessa maneira, ele é ideal para apartamentos, pois filtra o barulho dos calçados nos demais andares.

Resistência

Quando tomados os devidos cuidados, o carpete pode durar até 30 anos. Mas é importante atentar-se ao arrastar os móveis, com animais de estimação e crianças que podem danificar o revestimento.

Segurança

O carpete, por si só, é antiderrapante. Por isso, é ideal para casas com pessoas idosas ou crianças.  

Várias aplicações

De modo geral, além do piso, o carpete poderá ser instalado em escadas e até paredes.
 
Carpete para sala - Freepik Carpete para sala
 
 

Quais os tipos de carpetes? 


Na prática, sabemos que há uma ampla gama de materiais usados na fabricação de carpetes para salas e outros cômodos. Sendo assim, atente-se para as características de onde ele será utilizado. 
 
Além disso, pense na rotina do uso do cômodo, já que um ambiente com maior circulação de pessoas, como um espaço corporativo, precisa de um material mais resistente. Saiba quais são os tipos principais.
 

Nylon

O carpete de nylon está entre os mais populares do mundo. Ele garante resistência ao desgaste e ao mofo. É possível ir além: o produto pode ser tingido e receber novas estampas. 

Polipropileno

O carpete de polipropileno é indicado para áreas de tráfego intenso, como em escritórios, e espaços suscetíveis a manchas, como quartos de crianças. Isso porque o material é o mais resistente e fácil de limpar. 

Poliéster

O carpete de poliéster tem propriedades antialérgicas, combatendo a formação de mofo. E mais: ele é sustentável, pois muitos deles são feitos com garrafas PET recicladas. 
 
Concluindo, os benefícios do uso de carpetes na sala ou em outros cômodos são atrativos devido ao preço, manutenção e beleza dos ambientes. 
 

Curtiu as informações? 

 
O portal Lugar Certo tem mais dicas sobre decoração, jardinagem, DIY, organização e bem-estar no lar. 
 
Agora, que tal conferir dicas para escolher o melhor porcelanato para cada ambiente da casa? 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
14 de outubro de 2021
13 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura