Para refrescar

Verão: veja como é possível construir uma piscina gastando bem pouco

Você pode optar pela piscina de concreto, de fibra de vidro, de vinil e até mesmo de pallets; confira as nossas dicas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/01/2022 13:00


Como construir piscina - Pixabay Como construir piscina

 
O verão brasileiro tem temperaturas acima de 30ºC na maioria das regiões. Como muitas pessoas não gostam de frequentar piscinas coletivas, como nos clubes e nos condomínios, o jeito é fazer a própria para se refrescar neste período. Nesse sentido, confira as dicas deste conteúdo de como construir uma piscina gastando pouco. 

Há muitas opções no mercado, como piscina de concreto, de fibra de vidro (pré-fabricada) e de vinil, mas há quem use materiais alternativos como pallets e lona simples. 
 
O que vale mesmo a pena é se refrescar e proporcionar momentos de diversão com a família e os amigos. Por essa razão, confira neste post dicas de como construir uma piscina no quintal da sua casa. 

Monte um bom cronograma de obras 


Antes de fazer sua piscina, faça um cronograma de obras. Sendo assim, verifique o tipo de material, a mão de obra, o local de instalação e o tamanho. 

Enfim, a definição do local, por exemplo, é muito importante. Isso porque você não pode construir a sua piscina ao lado de árvores grandes, por causa da sujeira, ou muito próximo dos terrenos vizinhos, devido à sombra. 

Assim, se você tem um quintal grande, melhor ainda, pois poderá pensar bem onde colocará a sua piscina. 

Saiba como economizar na hora de fazer sua piscina 


A regra é ter onde se refrescar, mas também não deixar de lado a economia, tanto de material quanto de mão de obra para o seu projeto. Dessa maneira, tome alguns cuidados.

Escolha o revestimento

Alguns revestimentos são mais caros do que outros. Nesse sentido, se você vai construir uma piscina de concreto, escolha revestimentos mais simples e econômicos, como a cerâmica. Afinal, uma piscina de pedra natural ou pastilhas fica mais cara. 

Defina a profundidade

Quanto mais profunda, mais cara será a sua piscina. Isso porque ela exigirá mais material e tempo de construção, aumentando assim o custo da mão de obra. 

Contrate bons profissionais

Não se deixe enganar por pedreiros muito barateiros. Isso porque o retrabalho pode sair mais caro e você abrir mão de um recurso extra. 
 
Como construir piscina - Pexels Como construir piscina
 

Como construir piscina de concreto 


A piscina de concreto ou alvenaria é a mais durável e resistente, porém, poderá ser a opção mais cara da lista. Normalmente, espera-se uma vida útil de mais de 30 anos. 

Porém, é preciso fazer a abertura na terra, erguer as laterais, cuidar da impermeabilização e instalar o revestimento. Nesse sentido, se você não tem conhecimentos em construção civil, o melhor a fazer é contratar uma equipe especializada, tanto na construção em si quanto na impermeabilização. 

Como construir piscina de fibra de vidro 


As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas. Portanto, a instalação é mais rápida e fácil. Mas isso não quer dizer que você não precise fazer uma boa estrutura para recebê-la, principalmente em terrenos mais acidentados e instáveis. 

Ela dura, em média, 10 anos. Embora durem menos, elas apresentam muitas vantagens, como não precisar de revestimento e terem vários formatos (redonda, oval e retangular), larguras e profundidades. 

Como construir piscina de vinil 


Assim como a piscina de alvenaria, a de vinil também precisa de uma boa estrutura. Contudo, basta finalizar a abertura e instalar o vinil. A sua vantagem em relação às demais é que ela não precisa de impermeabilização nem revestimento. 

Além disso, por não ter rejunte, não corre o risco de acumular fungos e bactérias. Entretanto, o material é menos resistente e, dependendo dos produtos químicos usados, pode ficar desgastada com mais facilidade. 

Como construir uma piscina de pallets 


O arquiteto alemão Torben Jung usou pallets e chapas de compensado para construir uma piscina redonda simples e prática. 

Ele precisou apenas de 12 pallets, 12 chapas de compensado, uma lona comum e uma cinta de carga. Primeiramente, Torben dispôs os pallets em círculo, “encapou-os” do lado interno da piscina com as chapas de compensado, prendeu-os e colocou a lona para vedar a passagem da água. 

A produção da piscina ficou em aproximadamente R$ 300,00 e ainda atrai a curiosidade de muitas pessoas que desejam fazer igual. 

Resumindo, construir uma piscina no quintal de casa é mais prático e fácil com os materiais disponíveis e um pequeno espaço. 

Gostou das nossas dicas?


Para saber mais sobre os tipos de piscinas ideais, confira o conteúdo já publicado aqui no portal Lugar Certo. Aproveite para ver também outros conteúdos referentes à decoração, organização, limpeza, jardinagem e faça você mesmo.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023