Dicas de verão

Como deixar o seu apartamento ou sua casa pequena mais ventilados no verão

Os dias quentes são gostosos para serem aproveitados no parque e na praia, mas o que fazer dentro de casa? Invista na umidificação e circulação do ar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/12/2021 13:12


Como deixar o seu apartamento ou sua casa pequena mais ventilados no verão - Freepik Como deixar o seu apartamento ou sua casa pequena mais ventilados no verão

 
O verão chegou e, com ele, os dias mais quentes e abafados. Embora a estação permita aproveitar melhor o dia nas caminhadas de final de tarde, ela se torna um pesadelo para as pessoas que moram em imóveis compactos. Afinal, como deixar apartamento e casa pequena mais frescos no verão? 

Muita gente conta os dias para a chegada do verão para aproveitar os passeios noturnos e as tardes na piscina. No entanto, ficar dentro de casa é quase impossível sem um ventilador, ar-condicionado ou, pelo menos, um leque. Enfim, ninguém gosta de ficar em lugares abafados. 

Desse modo, para conquistar mais frescor dentro de casa, veja algumas dicas que separamos para você. 
 

Permita a circulação de ar dentro de casa  


Para saber como deixar apartamento e casa pequena mais frescos no verão, a principal dica é promover a circulação cruzada, ou seja, deixar janelas e portas dos quartos abertas para que o ar circule por todos os cômodos. 

Aproveite os momentos em que você está em casa, principalmente pela manhã e ao entardecer para possibilitar uma noite bem fresca e tranquila. Não adianta, por exemplo, deixar janelas abertas, mas portas fechadas. 

Promova a umidificação do ar 


O ar fica mais seco neste período com a falta de chuvas. Sendo assim, o ar dentro de casa também pode ficar mais escasso. Nesse sentido, você pode umidificar os cômodos, especialmente o quarto das crianças, com baldes de água e toalhas úmidas próximas à cabeceira da cama. 

Se possível, adquira umidificadores prontos, daqueles vendidos em farmácias. E não se esqueça que o ar úmido é mais importante que o ar refrigerado. Por isso, atenção para os ambientes com aparelhos de ar-condicionado, que também deixam o ar mais seco. 

Prefira os tecidos mais frescos 


Nesta estação, é importante dar preferência para cortinas com tecidos mais finos. Afinal, elas permitem a melhor circulação do ar, pois não funcionam como barreiras, assim como as que possuem tecidos mais grossos e pesados. 

Para quem tem piso de porcelanato e cerâmica em casa ou apartamento, a dica é guardar os tapetes, especialmente aqueles mais fofos e grossos. Isso porque o material do piso pode aumentar a sensação de frescor, juntamente com as janelas abertas. 

Troque as cortinas por aquelas de materiais mais apropriados 


Em apartamentos e casas pequenas que recebem muita luz solar, principalmente no período da tarde, a dica é deixar as cortinas fechadas, mas as janelas abertas para deixar o ar entrar. 

Sendo assim, prefira as cortinas certas, como as de tecidos que impedem a entrada dos raios solares, sem deixar o ambiente abafado. Além disso, nesta época, não é bom escolher tecidos escuros ou com muitas estampas, pois eles aumentam a sensação de calor. Prefira, portanto, os tons pastel. 
 
 
Como deixar o seu apartamento ou sua casa pequena mais ventilados no verão - Freepik Como deixar o seu apartamento ou sua casa pequena mais ventilados no verão

Invista na decoração com plantas 


As plantas são aliadas nos dias mais quentes. Isso porque elas aumentam a sensação de frescor, ainda mais quando são regadas com regularidade. 
 
Dessa forma, você pode fazer um jardim vertical para aproveitar as paredes ou, simplesmente, usar mais vasos de flores. Ao levar a natureza para dentro de casa, você purifica o ar e dá um toque especial à decoração

Prefira as lâmpadas de LED


As lâmpadas incandescentes liberam mais calor no ambiente. Por esse motivo, elas devem ser evitadas no verão. 

A dica de como deixar apartamento e casa pequena mais frescos no verão é investir em lâmpadas de LED, que não liberam calor quando são usadas. Além do mais, elas são mais econômicas. 

Evite excessos na decoração 


Um apartamento ou casa pequena com uma decoração cheia de detalhes e cores aumenta a sensação de calor, não é mesmo? Ao passo que um imóvel com pouca mobília, com predominância de cores claras, deixa o ambiente mais fresco e confortável nos dias quentes. 

Portanto, prefira somente o necessário. Assim, você também ganha mais espaço de circulação livre nos cômodos, evitando aquela sensação de abafamento. 

Tire os aparelhos eletrônicos das tomadas 


Você já reparou que muitos itens eletrônicos liberam calor quando estão ligados na tomada? 

Portanto, ao retirar os aparelhos que não estão em uso das tomadas, você economiza na conta de luz no final do mês e ainda tem uma casa mais bem ventilada. 

Viu como deixar apartamento e casa pequena mais frescos no verão é fácil? 


Você pode acompanhar outras dicas de organização e decoração no portal Lugar Certo.  E se você já tem plantas dentro ou fora de casa, aproveite para ler também como cuidar de plantas nos dias mais quentes.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023