Pintura

Renovando as paredes: aprenda como aplicar textura de maneira prática

Existem vários tipos de textura que deixam sua parede ou fachada mais elegante; mas é preciso tomar cuidado com a técnica certa de aplicação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/02/2022 13:00


Textura de parede - Freepik Textura de parede

 
Quer renovar suas paredes ou a fachada da sua casa ou empresa? A textura é uma boa opção. Além do mais, você mesmo pode fazer, sem precisar gastar com mão de obra. 

Muitas vezes, uma parede sem vida pode receber a textura e deixar o ambiente mais bonito. Sendo assim, nem é preciso investir numa reforma para renovar o imóvel. 

Acima de tudo, a técnica é de baixo custo. Mas é preciso ter cuidado para fazer a aplicação correta, com um bom acabamento e pintura. Isso porque você não quer receber críticas nem ficar desapontado. 

Portanto, veja agora algumas dicas de como aplicar textura de parede para deixar o ambiente mais bonito. 

Confira os tipos de textura para parede 


É incrível, mas existem tipos de textura para parede que nem imaginamos. Por isso, a recomendação é pesquisar os modelos existentes e escolher aquele mais alinhado com o seu estilo. Além disso, lembre-se de combinar a textura das paredes com a decoração. Então, conheça agora alguns tipos de textura.

Grafiato

É a textura mais conhecida. Ela lembra ranhuras na parede, sendo que o efeito pode ser obtido com uma mistura de cristais minerais e grânulos de quartzo. 

Chapiscado

Também é bastante conhecido, principalmente nas áreas externas. Para conseguir este efeito, use um rolo específico e massa granulada mais fina. 

Ranhura

A parede com este efeito lembra muito o grafiato, contudo, é um pouco mais delicada. Além disso, você pode escolher o sentido, podendo ser em forma de onda ou listas, por exemplo. 
 

Riscado

Basta fazer movimentos com uma vassoura ou escova na massa ainda fresca na parede. Depois disso, é só finalizar a pintura com a cor da sua preferência
 

Quadriculado

Esse estilo pode ser obtido utilizando a mesma técnica do grafiato ou da ranhura, porém, deixando vãos que ajudam a dar a aparência de pequenos quadrados. Portanto, o estilo é um pouco mais trabalhoso, mas vale a pena o esforço. 
 

Veja o passo a passo de como aplicar textura de parede 


Portanto, se você deseja renovar as paredes da sua casa, ou dar destaque a uma delas em algum cômodo, é hora de separar os materiais necessários e saber o passo a passo de como aplicar textura de parede. 

Você vai precisar de: 

  • desempenadeira;
  • espátula; 
  • mexedor;
  • jornais; 
  • rolos de pintura; 
  • produtos para texturização. 

Primeiramente, escolha o tipo de textura para parede que você deseja aplicar. Depois disso, prepare o ambiente, afastando os móveis, removendo tapetes e cortinas e forrando o chão com jornal. 

Depois disso, o segundo passo é lixar a parede e nivelá-la, passando um pano úmido na sequência para remover o excesso de pó. 

Enfim, passe o fundo preparador e comece a aplicação. Portanto, aplique a massa da textura usando a desempenadeira. Agora, defina o estilo da textura usando uma espátula ou um rolo específico para textura que você encontra em lojas de material de construção e acabamento. 

Por fim, espere secar e passe a demão de tinta da sua preferência. Lembre-se de manter a textura, renovando a pintura sempre que ela estiver gasta. 

Entenda em quais ambientes usar a textura para parede 


Pode-se dizer que não há muitas regras quando o assunto é como aplicar textura de parede. Isso porque você pode usar textura no quarto, cozinha, sala, lavanderia ou área externa, embelezando a fachada ou o jardim. 

Enfim, a textura chega até a promover uma proteção extra no imóvel, pois é mais resistente à água e umidade

Mas lembre-se de escolher um estilo de textura que combine com a sua decoração. Desse modo, a textura com aspecto mais pesado não cai bem com uma decoração mais delicada. 

Já escolheu o seu tipo preferido e já sabe como aplicar textura de parede? 


Então, tenha mais inspirações no conteúdo sobre como fazer parede de cimento queimado, que é uma forte tendência no mundo décor. Além disso, confira nossos conteúdos do portal Lugar Certo e saiba como deixar a sua casa ainda mais sofisticada e elegante.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023