O efeito cimento queimado é o novo queridinho dos decoradores. Isso porque o acabamento dá um ar de modernidade e elegância a qualquer cômodo. Mas como garantir esse mesclado por conta própria, sem contratar mão de obra? Veja neste conteúdo técnicas de como fazer o efeito cimento queimado e deixar a sua casa renovada.
O revestimento combina com vários tipos de decoração, principalmente o industrial. Além disso, ele está super em alta. Enfim, você pode aplicar na parede da sala, cozinha, quarto, home office e até no escritório.
Além disso, o efeito cimento queimado pode ser trabalhado em diferentes cores. Embora o cinza seja clássico e combine muito bem com o restante da decoração. Veja então como fazer efeito cimento queimado você mesmo.
Proteja todos os cantos para evitar manchas
É claro que a pintura gera uma certa sujeira. Mas você pode evitar respingos de massa protegendo todo o espaço. Nesse sentido, lembre-se de proteger o chão com jornal ou lona preta.
Primeiramente, meça as dimensões do piso do cômodo e compre a quantidade ideal do material que cobrirá o espaço. E não se esqueça das bordas, do teto, dos interruptores e tomadas. Portanto, tenha em mãos fitas crepes para evitar manchas em locais indesejados.
Antes de começar, limpe a parede
Certifique-se de que a parede está lisinha e limpa para receber a camada de cimento queimado. Para isso, se a aplicação for na cozinha, lave a paredecom desengordurante para remover resíduos de gordura.Já se a parede for na sala ou quarto, apenas passe um pano úmido com detergente neutro.
Separe os produtos necessários
Embora o nome da técnica seja cimento queimado, não há nada relacionado ao fogo. Afinal, você vai precisar de insumos simples usados na construção civil, como os listados abaixo:
água;
areia;
cimento;
espátula;
esponja ou desempenadeira;
fita crepe;
pincel ou rolo;
recipiente para preparar a massa.
Prepare a massa
Já providenciou o material? Então, agora veja como fazer a mistura. O primeiro passo é preparar a massa usando:
1 medida de cimento;
4 medidas de areia;
água;
A dica é misturar o cimento e a areia primeiro, adicionando água aos poucos até formar uma massa cremosa e homogênea.
No entanto, há outras técnicas, como a que utiliza massa corrida, massa acrílica ou textura pronta para cimento queimado.
Portanto, é possível obter uma cor diferenciada para fugir do cinza característico do cimento queimado. Nesse caso, defina a cor preferida. A dica, nesse cenário, é preparar 1 litro de corante para 3,6 litros de massa corrida ou massa acrílica.
Comece a aplicação
Chegou a hora de aplicar a massa na parede. Então, já que você preparou o local, aplique a massa fazendo movimentos circulares. Portanto, passe a primeira demão e espere secar por, pelo menos, quatro horas.
Após a secagem, com a parede lisinha, passe a segunda demão da mesma maneira.
Um detalhe importante: se você fez a própria massa, é preciso “queimar” o cimento, polvilhando o cimento com a massa ainda úmida na parede. Então, logo após a absorção, é importante alisar a parede com a desempenadeira.
Finalize a aplicação
Se você quer obter o efeito fosco, basta terminar a aplicação. Entretanto, para ganhar um efeito brilhante, sua parede de cimento queimado pode ganhar uma demão de verniz.
Mas também há a possibilidade de lixar a parede em movimentos circulares e bastante suaves com a ajuda de uma lixa grão de número 400. Após esse processo, aplique uma camada fina de cera de carnaúba. Deixe secar e lustre com um pano macio.
Gostou das dicas de como deixar a sua parede com efeito cimento queimado?
Continue acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo. Afinal, você pode aprender outras técnicas de Faça Você Mesmo para deixar a sua casa mais charmosa. Agora, que tal ler sobre como fazer aquela parede de tijolinho.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação