Paredes renovadas

Faça você mesmo: aprenda a fazer o efeito de cimento queimado na sua parede

Paredes de cimento queimado são uma tendência na decoração de salas e outros cômodos, conferindo um ar de modernidade e elegância

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/12/2021 09:20


Como fazer parede de cimento queimado - Freepik Como fazer parede de cimento queimado

 
O efeito cimento queimado é o novo queridinho dos decoradores. Isso porque o acabamento dá um ar de modernidade e elegância a qualquer cômodo. Mas como garantir esse mesclado por conta própria, sem contratar mão de obra? Veja neste conteúdo técnicas de como fazer o efeito cimento queimado e deixar a sua casa renovada. 

O revestimento combina com vários tipos de decoração, principalmente o industrial. Além disso, ele está super em alta. Enfim, você pode aplicar na parede da sala, cozinha, quarto, home office e até no escritório. 

Além disso, o efeito cimento queimado pode ser trabalhado em diferentes cores. Embora o cinza seja clássico e combine muito bem com o restante da decoração. Veja então como fazer efeito cimento queimado você mesmo. 

Proteja todos os cantos para evitar manchas 


É claro que a pintura gera uma certa sujeira. Mas você pode evitar respingos de massa protegendo todo o espaço. Nesse sentido, lembre-se de proteger o chão com jornal ou lona preta. 

Primeiramente, meça as dimensões do piso do cômodo e compre a quantidade ideal do material que cobrirá o espaço. E não se esqueça das bordas, do teto, dos interruptores e tomadas. Portanto, tenha em mãos fitas crepes para evitar manchas em locais indesejados. 
 

Antes de começar, limpe a parede 


Certifique-se de que a parede está lisinha e limpa para receber a camada de cimento queimado. Para isso, se a aplicação for na cozinha, lave a parede com desengordurante para remover resíduos de gordura. Já se a parede for na sala ou quarto, apenas passe um pano úmido com detergente neutro. 

Separe os produtos necessários 


Embora o nome da técnica seja cimento queimado, não há nada relacionado ao fogo. Afinal, você vai precisar de insumos simples usados na construção civil, como os listados abaixo: 

  • água;
  • areia;
  • cimento;
  • espátula;
  • esponja ou desempenadeira;
  • fita crepe;
  • pincel ou rolo;
  • recipiente para preparar a massa.

Prepare a massa 


Já providenciou o material? Então, agora veja como fazer a mistura. O primeiro passo é preparar a massa usando: 

  • 1 medida de cimento; 
  • 4 medidas de areia; 
  • água; 

A dica é misturar o cimento e a areia primeiro, adicionando água aos poucos até formar uma massa cremosa e homogênea. 

No entanto, há outras técnicas, como a que utiliza massa corrida, massa acrílica ou textura pronta para cimento queimado. 

Portanto, é possível obter uma cor diferenciada para fugir do cinza característico do cimento queimado. Nesse caso, defina a cor preferida. A dica, nesse cenário, é preparar 1 litro de corante para 3,6 litros de massa corrida ou massa acrílica. 

Comece a aplicação 


Chegou a hora de aplicar a massa na parede. Então, já que você preparou o local, aplique a massa fazendo movimentos circulares. Portanto, passe a primeira demão e espere secar por, pelo menos, quatro horas. 

Após a secagem, com a parede lisinha, passe a segunda demão da mesma maneira. 

Um detalhe importante: se você fez a própria massa, é preciso “queimar” o cimento, polvilhando o cimento com a massa ainda úmida na parede. Então, logo após a absorção, é importante alisar a parede com a desempenadeira. 

Finalize a aplicação 


Se você quer obter o efeito fosco, basta terminar a aplicação. Entretanto, para ganhar um efeito brilhante, sua parede de cimento queimado pode ganhar uma demão de verniz. 

Mas também há a possibilidade de lixar a parede em movimentos circulares e bastante suaves com a ajuda de uma lixa grão de número 400. Após esse processo, aplique uma camada fina de cera de carnaúba. Deixe secar e lustre com um pano macio. 

Gostou das dicas de como deixar a sua parede com efeito cimento queimado?


Continue acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo. Afinal, você pode aprender outras técnicas de Faça Você Mesmo para deixar a sua casa mais charmosa. Agora, que tal ler sobre como fazer aquela parede de tijolinho.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de maio de 2023
27 de março de 2023