Os
erros na construção civil podem gerar muito estresse. Por isso, se você comprou um terreno e vai
realizar o sonho da casa própria ou de abrir seu próprio negócio, acompanhe as sete dicas que separamos para você.
Nunca é demais lembrar que você estará lidando com pessoas. Nesse sentido, é fundamental manter uma boa comunicação para que não restem dúvidas do que você quer.
Continua depois da publicidade
Além disso, os erros na construção civil podem trazer prejuízos financeiros. Sendo assim, antes de colocar a mão na massa, literalmente, faça um bom orçamento com teto de gastos e reserva financeira.
7 erros que você deve evitar na sua construção
Para não passar nenhum perrengue na hora de construir, veja as dicas que selecionamos para você evitar erros na construção civil.
1. Não fazer um bom planejamento
Na ânsia de vermos tudo pronto, queremos começar a construção o quanto antes. O problema é que, muitas vezes, pulamos a etapa do planejamento.
Somente a planta e o orçamento não representam um bom planejamento. Sobretudo, você deve colocar no papel ou num programa de computador detalhes como: cronograma previsto de obras, entrega de materiais, número de mão de obra, valores máximos por fase da obra, entre outros. Não se esqueça também dos imprevistos, como uma semana com chuvas, perda de insumos ou falta de profissionais.
2. Não fazer um orçamento realista
Não se engane, de nada adianta fazer orçamentos muito superficiais. Sendo assim, a melhor atitude é colocar na ponta do lápis tudo o que você deverá gastar: desde um parafuso até o projeto na prefeitura.
Sendo assim, a boa e velha pesquisa é fundamental. Isso porque você pode economizar e ainda não correr o risco de pagar mais apenas pela facilidade de comprar de um só fornecedor.
3. Ignorar as normas de segurança
O setor de
construção civil é permeado de Normas Regulamentadoras.
Elas são uma obrigação por parte do responsável pela obra. Além disso, os trabalhadores devem segui-las.
Entre as normas estão o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como a NR-06, e de trabalho em altura, como a NR-35. Evite acidentes e multas seguindo a legislação.
4. Adquirir materiais de baixa qualidade
Não adianta guiar-se apenas pelo preço baixo na hora de comprar insumos e ferramentas para a construção do seu imóvel.
Afinal de contas, eles não vão durar o suficiente, e você gastará em dobro. Por isso, ouça os especialistas, converse com o arquiteto e o engenheiro, bem como o mestre de obras para obter indicações e não se deixar enganar.
Continua depois da publicidade 5. Dispensar a contratação de um profissional
Embalado pelo desejo de cortar custos, você pode querer tocar sua construção sem contratar um profissional especializado, como o arquiteto.
Contudo, você pode acabar se prejudicando, pois é necessário haver um responsável técnico pela obra e ainda apresentar os devidos projetos aos órgãos competentes.
Ademais, você não deseja ver seu imóvel com erros bizarros devido à falta de supervisão de um profissional, não é mesmo?
6. Não fazer uma reserva financeira
Como falamos inicialmente, a obra tem imprevistos.
É claro que ninguém quer pensar neles quando está iniciando a construção. Porém, se ocorrer algum problema de nivelamento de solo, de
infiltração ou de queda de muro de arrimo, por exemplo, você precisa ter uma reserva financeira para evitar fazer empréstimos ou paralisar a obra.
7. Ter pressa para ver a obra acabada
Há vários motivos para querer apressar a conclusão de uma obra, como a necessidade de mudança, parar de pagar aluguel ou a ansiedade. Entretanto, a pressa é inimiga, neste caso, do seu bolso. Isso porque você pode acabar gastando mais do que o previsto com materiais e mão de obra. Por isso, lembre-se que a qualidade da obra e a manutenção do seu planejamento são essenciais.
Curtiu as dicas?
Você conhece alguém que já praticou esses erros na construção civil? Aproveite para conferir outros conteúdos relacionados à construção da casa própria aqui no portal Lugar Certo. Acompanhe, por exemplo, a leitura do post sobre
como investir na reforma da casa.