Valorização do imóvel

Reforma de casa: veja dicas do que é essencial investir e não se arrepender

A reforma pode valorizar seu imóvel, no entanto, é bom elencar as prioridades para não comprometer o orçamento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/11/2021 10:30


Reforma de casa - Freepik Reforma de casa

 
Você deseja reformar sua casa ou apartamento? Antes de tudo, é importante frisar que a reforma de casa é necessária, mais cedo ou mais tarde. Afinal, é crucial manter o imóvel em dia para deixá-lo sempre valorizado. 

Portanto, investir em reforma é uma medida que exige atenção. Isso porque há itens que podem ser adiados, outros que devem ser priorizados e outros ainda que valorizam o imóvel diante de uma futura transação. 

Tudo o que diz respeito à preservação da estrutura da alvenaria é muito importante. Enfim, uma simples infiltração pode comprometer uma parede inteira, bem como o revestimento que você pagou caro na época da construção. 

Adiar a reforma devido ao desgaste que ela pode gerar não resolverá o seu problema. Isso porque a ação do tempo, o crescimento da família e o desejo de novas funcionalidades no imóvel pedem uma reforma já! Então, fique atento às dicas especiais que separamos para você. 

Defina seu orçamento antes de começar a reforma 

 
Investir em reforma não sai barato. Por isso, planeje-se com bastante antecedência. O primeiro passo é fazer um orçamento completo da reforma, incluindo mão de obra, materiais, gastos com água e luz, pequenos imprevistos e até a compra da mobília que será necessária após a reforma de casa
 
Neste momento, não se esqueça que você precisará contratar diferentes profissionais, como pedreiro, encanador, eletricista, calheiro, entre outros. 
 

Providencie as autorizações necessárias 

 
Qualquer alteração no projeto original da casa exige a autorização da prefeitura em forma de alvará. Por isso, procure um engenheiro ou arquiteto especializado em documentação imobiliária. 
 
Além disso, se você mora em condomínio, solicite a autorização do síndico, bem como obedeça às normas do Regimento Interno para evitar dores de cabeça. 
 

Invista na contratação de uma boa mão de obra 

 
A mão de obra é um capítulo à parte na reforma de casa. Por isso, pesquise e peça referências a amigos e parentes. Você precisará contratar um mestre de obras, que irá direcionar a demanda de outros profissionais e de insumos para a sua reforma. 
 
Agora, se você for mexer na estrutura da casa, derrubando paredes, por exemplo, o ideal é procurar um escritório de engenharia. Afinal, a obra deve oferecer segurança a todos. 
 

Escolha materiais de qualidade 

 
É interessante que você não se baseie apenas no preço dos produtos. Isso porque eles nem sempre oferecem qualidade. Além disso, saiba diferenciar materiais de primeira qualidade com materiais nobres
 
Isso porque os materiais nobres, como pedras naturais, podem ser substituídos por porcelanato, por exemplo, que é mais barato. Além disso, em vez de investir em madeira, prefira os pisos vinílicos. 
 
Reforma de casa - Freepik Reforma de casa
 
 

Destaque a iluminação 

 
A reforma é o momento ideal de pensar na iluminação. Por essa razão, verifique se é a hora de instalar painéis solares, usar apenas lâmpadas de LED e ainda instalar as luzes em sancas de gesso. Enfim, uma casa com um bom projeto de iluminação valoriza a decoração e transmite aquela sensação de conforto. 
 
Lembre-se que as luzes devem ser condizentes com o cômodo. Desse modo, quartos pedem luminárias do tipo plafon, que abafam mais a luminosidade, ao passo que cozinhas e lavanderias pedem luzes mais diretas. 
 

Prefira os móveis planejados 

 
Certamente, você deve se pautar no orçamento para definir as despesas com a mobília. Mas considere usar móveis planejados após a reforma de casa, pois eles se destacam em durabilidade e estética. 
 
Além disso, vale ressaltar que o retorno é garantido, caso você pretenda deixar o imóvel disponível para locação. Casas mobiliadas custam, em média, 15% a mais para os inquilinos. 
 

Invista em mudanças que valorizam o imóvel 

 
Como falamos no início do artigo, alguns itens da reforma podem ser adiados, ao passo que outros devem ser priorizados para valorizar o imóvel. Entre os elementos que podem ser destacados estão a fachada, as instalações elétricas e hidráulicas, e até mesmo uma repaginada no quartinho da bagunça e ou o porão. Há casos em que o imóvel pode ficar de 15% a 30% mais caro devido à reforma bem-sucedida. 
 
Em síntese, investir na reforma de casa é necessário e inevitável após certo tempo de uso do imóvel. 
 

Gostou das dicas?

 
Agora que você chegou até o fim deste conteúdo, que tal continuar acompanhando o portal Lugar Certo? Temos vários artigos sobre decoração, dicas de reforma, jardinagem e organização. Aproveite para começar pelo conteúdo sobre como escolher o melhor piso para garagem.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023