Se você quer ver seu empreendimento imobiliário sair na frente, é preciso ficar atento à quais serão as abordagens e manejos no próximo ano. Muito mais que edificar construções modernas e seguras, as tendências para 2023 vão ditar ainda as boas práticas.
Ou seja, como construir para atrair os clientes mais exigentes e ao mesmo tempo promover obras otimizadas e sustentáveis.
Quer saber como? Continue por aqui e leia nosso artigo até o fim com bastante atenção.
Construção civil 2023: o que se espera do mercado
Diferente de outros segmentos, a construção civil é um dos que menos sofre impactos econômicos.
Ou seja, mesmo com instabilidades econômicas, ele não deixa de se movimentar e desenvolver, gerando sempre um saldo positivo em suas operações.
Portanto, não é à toa que as previsões são de 4,5% de crescimento, baseado na expectativa de melhora econômica do país.
Além disso, espera-se também que os custos dos insumos para a construção se mantenha estável, possibilitando assim maiores investimentos e aumento da rentabilidade.
Mesmo com todo o cenário favorável, é importante que os gestores de incorporadoras e construtoras estejam atentos ao que é tendência para a construção civil em 2023.
Principais tendências para a construção civil em 2023
1. Tecnologia em alta
O uso da tecnologia na construção civil em 2023 será potencializado, visto que apresentou resultados favoráveis em 2022.
Veja algumas possibilidades que poderão ser aproveitadas por meio do uso dos recursos tecnológicos modernos:
- operações otimizadas, reduzindo tempo de execução e custos;
- análises precisas em locais de difícil acesso,
- acompanhamento preciso de todas as etapas da obra, corrigindo erros e visualizando com maior exatidão o canteiro de obras, possíveis riscos, bem como melhor organização do espaço.
2. Construções modulares
Em 2022 essa iniciativa já foi bastante utilizada e por apresentar resultados bastante positivos, será uma tendência muito forte em 2023.
Ao optar pelas construções pré-fabricadas modulares, há grandes benefícios, sendo que os principais deles são a agilidade, otimização do tempo e redução considerável de resíduos.
Além disso, há maiores possibilidades de reciclar quaisquer resíduos que possam resultar do uso de modulares para construção. A redução de custos na obra também é um grande atrativo e impulsionador para as construtoras.
Ou seja, é possível promover uma construção personalizada com maior precisão e ainda assim reduzir custos com mão de obra, uso de água e energia elétrica.A segurança dos colaboradores também é potencializada, visto que há menor uso de ferramentas e material de construção no canteiro de obras.
Ademais, há menos oscilação de valores, permitindo que o orçamento previsto não seja estourado e ao mesmo tempo o prazo de entrega da construção é devidamente respeitado.
3. Construções sustentáveis
A sustentabilidade está presente não apenas no uso de tecnologias avançadas e construções modulares.
Pois, as construções verdes estarão em alta como uma das mais fortes tendências para a construção civil em 2023.
Portanto, espera-se que os empreendedores desse segmento optem por ações que contribuam para maior economia de recursos naturais, menor geração de resíduos e a reciclagem.
Um dos destaque é o uso do concreto inteligente. Ele é capaz de gerar bactérias que se tornam responsáveis por produzir calcário.
Com isso, as pequenas fissuras podem ser preenchidas com esses pequenos organismos, reduzindo a decomposição das partes da construção que ficam expostas aos efeitos do tempo.
Certamente ao ler até aqui você ficou por dentro das 3 maiores tendências para a construção civil em 2023.
Saber essas informações é fundamental para sair na frente, impressionar os clientes e fechar as melhores vendas.
Sendo assim, se você quiser obter informações novas e relevantes, volte sempre aqui para conferir nossos conteúdos.
Mas antes de ir embora, leia também: Mercado imobiliário em 2023: saiba quais são as expectativas.