Móveis para piscinas

O mobiliário para áreas externas deve estar integrado com o meio ambiente para garantir bem-estar e conforto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/01/2010 11:27 Joana Gontijo /Lugar Certo
Materiais usados em espreguiçadeiras e cadeiras precisam suportar sol e chuva - Joana Gontijo/Lugar Certo Materiais usados em espreguiçadeiras e cadeiras precisam suportar sol e chuva
Com a chegada do verão, quem quer desfrutar de uma boa leitura ou se reunir com os amigos ao ar livre pode aproveitar as áreas externas que a cada dia estão mais integradas e charmosas em piscinas, jardins, churrasqueiras ou varandas gourmets. Por isso, esses ambientes merecem atenção especial na hora de pensar na decoração, e o mobiliário deve estar em sintonia com a natureza para conferir mais aconchego e bem-estar. "A área de lazer é uma extensão da casa, e a escolha das peças deve ser pensada de acordo com o uso e o tipo de projeto, considerando materiais mais duráveis e tecidos apropriados para resistir às intempéries, já que estão expostos ao sol, chuva, vento", orienta a designer de interiores Luciana Marra.

Veja mais fotos de móveis para piscinas
Veja mais fotos de piscinas

Para os espaços de piscina, além da utilização de móveis em ferro fundido que podem receber pinturas eletrostáticas e são mais ricos em detalhes e formas clássicas, uma grande tendência é o mobiliário em alumínio que o substitui, casado com as fibras sintéticas, em desenhos mais tubulares, cleans, conferindo maior leveza aos ambientes, continua Luciana. "Esses materiais têm alta resistência e durabilidade, e podem vir em diversas opções de cores em mesas, cadeiras, espriguiçadeiras, ombrelones, poltronas e sofás. Outras peças para compor a área da piscina são futtons que se transformam em minicamas para relaxar, e banquetas. Mas você não precisa ter tudo isso junto, depende da preferência", pontua. A designer explica ainda que as linhas de produtos mais comuns compreendem os móveis em PVC, e as fibras de bananeira são outra opção para contrastar as formas modernas com a rusticidade dos materiais ecológicos, sem falar na madeira de demolição, que não é exclusiva de espaços externos, mas pode ser usada em bancadas, mesas e bancos, por exemplo.

Leia mais:
Piscinas para todos os gostos
Confira algumas dicas sobre piscinas

"Em áreas de lazer particulares ou em condomínios, o importante é pensar em móveis que requerem pouca manutenção e estejam a favor da praticidade e conforto. Se você quer uma varanda gourmet junto à piscina, ou uma parte com churrasqueira, um fogão a lenha, sala de jogos ou um bar, o tipo do projeto deve passar pelas necessidades de cada um, considerando o espaço disponível, a estética e o custo. Em locais menores, por exemplo, indico o uso dos móveis em alumínio que não pesam, e nos espaços maiores cabe a madeira de demolição, por exemplo", ressalta Luciana Marra.

Leia mais sobre áreas externas: Conforto e bem-estar ao ar livre

Misturar estilos é uma boa pedida e pode deixar os ambientes mais fluidos, sugere a designer de interiores Regina Campos Magalhães. Para os tecidos, a tecnologia trouxe produtos náuticos, sintéticos que imitam couros e emborrachados, lonas e neopreme, sempre impermeáveis, mais práticos para ficar na beira na piscina, pontua Regina. "Uma tendência é estofar os móveis em cores fortes. Florais, formas geométricas e listras estão em alta". Regina lembra que antes não era comum ter piscina em casa, mas agora as áreas externas seguem a disposição em se voltar para o lar, vir para dentro para se aproximar da família, integrar as pessoas. "Essas áreas são novos e importantes locais de convívio, e a tecnologia trouxe cada vez mais conforto e beleza", diz a designer.
Lider e Dominox/Divulgação

A madeira de reflorestamento e as fibras naturais - como vini, ratã e junco -, tecidos que têm um ar mais natural como o linhão, móveis como sofás em formas orgânicas, não convencionais, e estamparias que remetem ao meio ambiente, deixam as áreas de piscina despojadas e interessantes, conforme a arquiteta da Lider Interiores, Raquel Nogueira. "Uma dica é mesclar as tendências. As fibras trazem aconchego, equanto o vidro e o inox são mais contemporâneos", lembra. Na Lider, a linha de mobiliário para piscinas compreende poltronas, chaises, cadeiras e mesas, com preferência para os materiais naturais em fibras e tecidos.

ACABAMENTO

Pinturas especiais antioxidantes e o investimento pesado em design são alguns dos pontos em que a tecnologia para esses móveis avançou, cita apenas alguns exemplos a proprietária da Dominox, Vivian Scarano. "As áreas externas se tornaram uma segunda sala de visitas, e estão dentro do lar porque as pessoas querem privacidade, o que não tinham nos clubes. Hoje existem projetos em que a piscina entra em casa, e integra espaços multifuncionais, onde você pode escutar música, assistir a um filme, reunir os amigos para uma boa comida, e ainda nadar", continua. Na loja, os produtos vêm em fibra de vidro e alumínio, ou casando inox e acrílico, para cadeiras, mesas e banquetas, citando apenas algumas opções disponíveis, completa Vivian.

Assista a um vídeo de mobiliário externo da Trem de Minas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023