Aconchego para receber os pequenos

Montar o quarto do bebê exige planejamento e organização

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/01/2010 13:13 Da Redação /Correio Braziliense
Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press
Para os pais de primeira viagem, às voltas com a montagem do quarto do bebê, dicas são sempre muito bem-vindas. Isso porque nem todos sabem como organizar os móveis, escolher a cor ideal ou a iluminação certa para o ambiente. Juntos, no entanto, esses detalhes podem dar um charme especial ao quartinho.

Alguns arquitetos mostram que harmonizar esses elementos não é tarefa tão simples quanto parece, já que o bebê precisa de conforto e, ao mesmo tempo, de tranquilidade para descansar. O designer de interiores Arnaldo Pinho explica que é comum os pais se empolgarem com a compra de carrinhos e outros acessórios que podem esperar pelo nascimento da criança e esquecerem do mais importante: o projeto e a reforma do quarto. "Eles esquecem que existem os prazos do projeto e ainda que as lojas precisam de tempo para entregar o material", explica.

Veja mais fotos de quartos de bebê

É preciso, portanto, organizar o calendário das obras logo no início da gravidez, uma vez que o processo de elaboração do projeto, aprovação e eventual correção dos detalhes pode levar até dois meses. Depois, o mais importante é providenciar os móveis, como berço e poltrona de amamentação, objetos que não podem ser improvisados com a chegada do bebê.

Leia mais:
Segurança para os pequenos
Acidentes

Segurança, aliás, é item fundamental em um ambiente projetado para abrigar um bebê. Móveis com quinas, por exemplo, devem ser evitados e, para prevenir acidentes, o trocador não pode ficar perto da janela. O chão do quartinho pode ser revestido com materiais de borracha macia - que são laváveis e amortecem quedas - ou PVC. "Dá elegância e não tem farpas para machucar ninguém. É bem melhor que carpete, pois não acumula poeira", detalha o designer.
Ambiente deve oferecer conforto e tranquilidade - Sidney Lopes/EM/D.A.Press Ambiente deve oferecer conforto e tranquilidade

A composição harmoniosa dos móveis e objetos é fundamental para garantir um ambiente aconchegante. "As cores neutras, além de elegantes, são mais relaxantes para o neném. É importante que as luzes sejam reguláveis. Na hora da amamentação, por exemplo, é melhor usar uma luz mais clara", indica.

A mamãe Solange Alfinito, professora da Universidade de Brasília, usou a própria criatividade para criar o cantinho da filha Rebeca, que nasceu em dezembro. "Procurei dicas em revista e livros, porque sozinha é muito difícil organizar o quarto. Me preocupei com a disposição dos móveis e do berço, principalmente", conta.

Ela também esbarrou nos preços altos dos móveis que, segundo Arnaldo Pinho, estão relacionados ao acabamento das peças. As feitas de madeira maciça são mais caras, no entanto, duram mais tempo e são mais aconselháveis para quem pretende aproveitar o quarto para o próximo filho. Já os móveis em MDF - chapa de madeira de média intensidade - são mais baratos, mas duram menos.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023