Que tal um banho de espuma?

Após um longo dia de trabalho, nada mais relaxante do que mergulhar na água quentinha de uma banheira ou spa. Saiba que cuidados tomar na hora de aderir a esse pequeno luxo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Nada melhor do que relaxar depois de um dia de trabalho - Zuleika de Souza/CB/D.A Press Nada melhor do que relaxar depois de um dia de trabalho
Elas moram no sonho de casa perfeita de muita gente e são sinônimo de momento íntimo e relaxante. Uma bela banheira, repleta de espuma branquinha, pode mesmo apagar da memória qualquer tipo de estresse e preocupação. Se você tem planos de ter uma dessas, saiba que as opções de modelo - e preço - são as mais variadas. Das modernas às vitorianas, dignas de um filme de época, elas embelezam o ambiente e proporcionam efeitos terapêuticos graças à hidromassagem. Algumas têm até lâmpadas subaquáticas, que dão um toque de cromoterapia.

Veja fotos de banheiras para relaxar

Espaço não é desculpa. Arredondadas, retangulares, gigantes ou pequeninas - sempre há alguma compatível com o projeto. Os ofurôs, por exemplo, podem ter só um metro de diâmetro. Mas, atenção, eles dão mais trabalho na hora da manutenção. "Como são de madeira, precisam estar sempre cheios de água e essa água precisa ser trocada regularmente, claro", orienta a arquiteta Fátima Alvim.

Banheiras e spas demandam ainda a troca do filtro de água com regularidade, o que garante a qualidade do banho. A estrutura hidráulica do cômodo também deve ser compatível. "O melhor momento para instalar uma banheira ou um spa é, com certeza, durante uma reforma, caso o encanamento adequado não faça parte do projeto original", explica a arquiteta Eliane Victor. Se essa parte estiver resolvida, a instalação do aparelho - que deve ser feita por um especialista - não demora mais que um dia. Além disso, há sistemas de aquecimento disponíveis: a gás, a energia elétrica ou a energia solar - ecologicamente mais correto.

Leia mais:
Puro relaxamento
Pequenos luxos na hora do banho
Opções para ter um banho relaxante
Algumas banheiras são ideais para áreas externas

O material também deve ser levado em conta. No casos dos spas, existem dois tipos principais de acabamento: em fibra de vibro ou em acrílico. Quando for escolher o seu, tenha em mente onde ele será instalado. Os de fibra de vidro costumam ser mais baratos, mas ficam feios rapidamente quando expostos a intempéries. Por isso, são usados em áreas internas. Os de acrílico, em contrapartida, resistem bem ao sol e são fáceis de limpar. Essas vantagens, é claro, têm seu preço.

Cuidados especiais

A instalação e a manutenção da peça e dos equipamentos exigem alguma atenção. Veja alguns pontos fundamentais:

- Confie o trabalho de instalação a especialistas. Segundo as arquitetas Fátima Lima e Eliane Victor, não é qualquer pessoa que dá conta do recado. "Dê preferência a alguém que seja credenciado pelo fornecedor", recomenda Eliane. A maioria das lojas indica profissionais na hora da compra.

- Se você procura praticidade na instalação, uma banheira vitoriana talvez seja uma boa alternativa, pois não demanda acabamento externo de mármore. O encanamento, no entanto, precisa ser preparado para recebê-la.

- A parte elétrica precisa ficar acessível para manutenção. Se o acabamento externo da sua banheira ou do seu spa for em mármore, o instalador pode deixar uma porta de pedra parafusável, de modo a proteger e disfarçar o acesso ao motor e ao filtro de água.

- Os filtros de água retêm as impurezas e controlam a qualidade da água. Limpe o filtro regularmente e faça a troca no prazo recomendado pelo fabricante, que pode variar de três meses a um ano.

- Na limpeza do aparelho, evite produtos à base de cloro, que podem ser agressivos ao material de revestimento. No caso do spa, você pode optar por mantê-lo sempre cheio e fazer o tratamento da água com produtos químicos, que vão manter micro-organismos afastados e equilibrar o pH da água, como nas piscinas.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023